[IAAN] Mapas Dinamicos

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Nano
Nano

Registado: terça 19 nov 2013, 12:37

Mensagem Post: #1 a segunda 30 dez 2013, 17:21 

[IAAN] Mapas Dinamicos

Bom Dia,

Gostava de uma ajuda para perceber melhor os Mapas do IAAN.

Como sei quais são as caches estão a ser contabilizadas? É que número de caches não bate certo.
Outra coisa que não estou a perceber é a diferença dos mapas c/arquivadas para s/arquivadas. É que pela minha logica, os mapas c/arquivadas devia
ter sempre um número maior de caches, mas eu tenho mais caches no mapa s/arquivadas do que no mapa c/arquivadas.

Cumprimentos,
Fábio Santos

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #2 a segunda 30 dez 2013, 18:40 

Re: [IAAN] Mapas Dinamicos

fabiodanielsantos Escreveu:Bom Dia,

Gostava de uma ajuda para perceber melhor os Mapas do IAAN.

Como sei quais são as caches estão a ser contabilizadas? É que número de caches não bate certo.
Outra coisa que não estou a perceber é a diferença dos mapas c/arquivadas para s/arquivadas. É que pela minha logica, os mapas c/arquivadas devia
ter sempre um número maior de caches, mas eu tenho mais caches no mapa s/arquivadas do que no mapa c/arquivadas.

Cumprimentos,
Fábio Santos

As caches contabilizadas serão todas as que cumprem o critério do referido mapa, sendo excluídos eventos e as caches escondidas pelo próprio.
Seria interessante apresentares um exemplo em concreto para vermos o que se passa. Algumas alterações recentes provocaram alguns bugs nas estatísticas, mas sem vermos um caso concreto será difícil detectar... [B)]
Imagem Imagem Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #3 a terça 31 dez 2013, 02:05 

Tens Razão IDILIO49. Devia Ter colocado exemplos.
Antes de Mais, eu nao digo que há algo errado, apenas estou a tentar perceber os estatísticas :). O meu user é FabioSantos. Neste momento tenho 82 caches, mas o mapa mantém igual a quando tinha 79 (Normal, pois acabei de logar as outras 3). Por isso usando o meu Mapa, vejo por exemplo, que no Mapa Mundo dá-me 66 caches em Portugal e 9 em Espanha. Estando as 9 em Espanha certas, faltam-me 4 caches em Portugal. Não sei se tem alguma coisa haver com o que vou dizer, mas eu fiz 4 caches no passado, que recentemente passaram para caches "premium only" e eu não sou user premium.

No Mapa por concelhos com Arquivadas, da-me 13 em Almada. No mapa sem arquivadas dá-me 12. O que significa cache arquivada? Desaparece do mapa? Deixa de estar ativa? É que as 13 caches que tenho em Almada aparecem-me no mapa e estão todas ativas. Existe apenas uma que tem um log "Need Archived", mas a cache está boa e eu fiz ela após esse log. Se calhar a cache está arquivada e eu não sei (Não sei se compreendi bem o conceito de cache Arquivada), sou novo nisto,pode ser possível que esteja a ver isto mal. Apesar de já ter nick registado a quase 3 anos, só comecei mesmo a fazer geocaching a coisa de um mês.

Ainda não analisei mais. Queria primeiro compreender o real significado de cache arquivada, pois a minha confusão poderá vir deste conceito.

Obrigado pela ajuda :)

Nano
Nano

Mensagem Post: #4 a terça 31 dez 2013, 02:17 

Acrescento outro dado : Somando as caches do Mapa com arquivadas e juntando mais as 9 de Espanha, faz-me um total de 76, ficando a faltar 3 caches. Eu tenho algumas caches do Enigma LISBOA que esta presente no Mapa se encontra no rio Tejo. Poderá ser alguma destas que o IAAN não identifica a zona? Tenho 10 deste conjunto de caches.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #5 a terça 31 dez 2013, 02:26 

Cache arquivada é uma coisa assim (http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=670a33ba-ebc0-4764-8aa5-b4a8b49b4328)
Isso explica a diferença entre as 12 e as 13 (com arquivadas será sempre maior ou igual ao sem arquivadas).

E tens de começar a escrever um pouco mais nos logs... TFTC é muito curto ;)
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #6 a terça 31 dez 2013, 04:41 

fabiodanielsantos Escreveu:Tens Razão IDILIO49. Devia Ter colocado exemplos.
Antes de Mais, eu nao digo que há algo errado, apenas estou a tentar perceber os estatísticas :). O meu user é FabioSantos. Neste momento tenho 82 caches, mas o mapa mantém igual a quando tinha 79 (Normal, pois acabei de logar as outras 3). Por isso usando o meu Mapa, vejo por exemplo, que no Mapa Mundo dá-me 66 caches em Portugal e 9 em Espanha. Estando as 9 em Espanha certas, faltam-me 4 caches em Portugal. Não sei se tem alguma coisa haver com o que vou dizer, mas eu fiz 4 caches no passado, que recentemente passaram para caches "premium only" e eu não sou user premium.

No Mapa por concelhos com Arquivadas, da-me 13 em Almada. No mapa sem arquivadas dá-me 12. O que significa cache arquivada? Desaparece do mapa? Deixa de estar ativa? É que as 13 caches que tenho em Almada aparecem-me no mapa e estão todas ativas. Existe apenas uma que tem um log "Need Archived", mas a cache está boa e eu fiz ela após esse log. Se calhar a cache está arquivada e eu não sei (Não sei se compreendi bem o conceito de cache Arquivada), sou novo nisto,pode ser possível que esteja a ver isto mal. Apesar de já ter nick registado a quase 3 anos, só comecei mesmo a fazer geocaching a coisa de um mês.

Ainda não analisei mais. Queria primeiro compreender o real significado de cache arquivada, pois a minha confusão poderá vir deste conceito.

Obrigado pela ajuda :)

Uma cache arquivada é uma cache que já "não existe" disponível no site geocaching.com (não a vês no mapa do gc.com).

Depois não podes olhar para as estatísticas do IAAN como uma coisa instantânea, tem sempre algum atraso em relação ao gc.com, como fizeste logs muito recentemente é normal teres algumas discrepâncias (que nem sempre são fáceis de entender).
No teu caso o IAAN falhou a detecção de 2 logs teus (e não, não foram os últimos) que foi o #1 do PT calhariz e a Fernão Mendes Pinto (esta situação é normal, infelizmente, mas não tens que te preocupar pois a situação será recuperada mais cedo ou mais tarde pois o IAAN tem mecanismos para isso).
Adicionalmente os mapas (imagens dos mapas) não são geradas sempre, têm uma imagem que fica guardada em "memória" por 42horas, ou seja depois de veres um mapa, não vais ver nenhuma alteração nesse mesmo mapa nas próximas 42horas, mesmo com logs novos.
Portanto no caso de Almada o que estás vendo são 13 caches quando deveriam ser 16 (a diferença deve-se à Fernão Mendes Pinto não detectada e às duas da costa logadas hoje e portanto ainda não mostradas no mapa). Para o caso do mapa sem arquivadas o caso é igual retirando a Rich Cape que está arquivada, daí 12 (quando deveriam ser 15).
No caso do Mapa mundo se juntares as 66 em Portugal + 9 em Espanha + 2 não detectadas + 3 logadas hoje + 2 logadas ontem = 82 ;)

As caches premium only não interferem em nada. E os enigmas de "LISBOA" todos têm concelho atribuído.
Imagem Imagem Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #7 a terça 31 dez 2013, 12:25 

Obrigado pela ajuda a tentar compreender melhor todo o mundo em redor ao GeoCaching :)
Quanto aos curtos logs, é algo que já tinha pensado em mudar. É algo a melhorar :)

Deixo tambem os parabens aos responsáveis pela criação e manutenção do IAAN. Isto é realmente muito fixe :D .

Voltar para IAAN, BADGES, BANNERS, MAPAS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes