Prémios GPS 2012 - rescaldo

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #181 a quinta 19 set 2013, 15:07 

Re: Prémios GPS 2012 - rescaldo

paragrama Escreveu:Posso discordar ? :)
O que passas a ter é um conjunto de Nomeadas que é composto por caches escolhidas por um algoritmo, e caches escolhidas por geocachers que as fizeram. Se o objectivo dos prémios GPS é premiar as caches escolhidas pelos geocachers como melhores, então este é um passo (de entre outros possíveis) para democratizar ainda mais o processo.

Não só, deixas de ter um conjunto de caches Nomeadas com critérios objectivos de qualidade, para um conjunto de caches Nomeadas com critérios subjectivos de qualidade, entre os quais: Porque posso; porque a cache é minha; porque me dá um certo gozo sádico abandalhar a lista; porque a minha é maior do que a tua; porque sim, e por mais uma série de razões que agora não me ocorrem, mas que seguramente alguém pensará nelas :)
paragrama Escreveu:Claro que o processo 100% democrático é aquele em que qualquer geocacher pudesse escolher livremente de TODAS as caches que fez (publicadas no ano em causa, evidentemente) independentemente de ter sido escolhida por um algoritmo, mas esse processo não é compatível com a elaboração da lista das melhores tal como existe actualmente.

Sublinho a parte: mas esse processo não é compatível com a elaboração da lista das melhores
paragrama Escreveu:- a eleição pelos geocachers da melhor geocache publicada num ano

Neste momento, e na minha opinião, o GeoPT implementa o primeiro. Para o processo actual ser parecido com o segundo, se calhar a lista de nomeadas não poderia existir, e os geocachers poderiam votar em qualquer cache (que fizeram) publicada no ano em concurso.

Achas que o processo de selecção excluíu em alguma parte do processo a melhor cache do ano? Ou mesmo a melhor cache de cada um dos distritos? Ou de alguma das categorias?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #182 a quinta 19 set 2013, 15:09 

clcortez Escreveu:
joom Escreveu:
paragrama Escreveu:
jasafara Escreveu:Uma ideia lançada para o ar sem ser muito pensada.
E se cada votante pudesse acrescentar no momento da votação às caches nomeadas (e que lhe definiriam a quota de numero de votos) as caches que por bem entendesse...
Assim à partida não veria grandes possibilidades de isso deturpar as votações e cada um poderia atribuir os votos às caches do seu coração...

IMHO, isso seria o ideal: escolher de todas as caches que eu fiz no ano, a que achei melhor. Independentemente de nomeações, fórmulas, ou opiniões terceiras. Tenho ideia de já ter lido algures que não era praticável fazer isto (poder votar em qualquer cache que se fez) mas ainda bem que há uma possibilidade de isso vir a acontecer.

Isso foi o que eu pensei nestes dois últimos anos ao contrário das da década. As caches que me satisfizeram mais a encontrar nem sequer estavam nas nomeadas. Escrevi isso hoje e já em 2011 quando das nomeações e discussão dos critérios. O sentimento não é novo.

Óptimo. Excelente.
É a melhor proposta, vai de encontro ao que tinha sugerido de forma alargada (aumentar as nomeadas para "baixo", criando uma listagem de pré-nomeadas) e deixa de fazer sentido essa proposta, e deixa de fazer sentido pensar em maneiras de mudar a fórmula. Assim, deixa de haver necessidade sequer de haver nomeadas, embora admita que é uma mais valia e o grande "empurrão" e o incentivo para que haja adesão a fazer as caches que serão as melhores. Sem haver nomeadas a iniciativa GPS fica esbatida. Mas sim, é a melhor sugestão, cada um votar nas que quiser, desde que as tenha encontrado. As nomeadas devem continuar a existir ainda assim, mas servem de linhas orientadoras das que podem ser as melhores para a maioria. Eu também encontrei boas caches que provavelmente votaria e que não foram sequer nomeadas.

Para que a minha proposta tenha viabilidade é essencial que continuem a haver nomeadas e o que o número de votos a atribuir por cada um continue a ser feito por aí, senão qualquer pessoa teria o número máximo de votos o que não faz nenhum sentido.
Refira-se que esta proposta para mim mantem-se válida mesmo que se avance para um prémio para as gourmet com o período de selecção pluri-anual.

E que também fique claro que sou frontalmente contra a introduzirem-se caches a pedido nas nomeadas.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #183 a quinta 19 set 2013, 15:17 

joom Escreveu:
prodrive Escreveu:Defendes que se acabe com as Nomeadas e cada um vote livremente nas caches que quiser? Na minha opinião, a Badge das Nomeadas é a melhor virtude de toda a iniciativa :?

Se calhar era mais justo, mas corremos o risco de todas as caches desse ano estarem nomeadas. Mas acho que seguramente se conseguirá afinar a(s) fórmula(s) para incluir caches que têm poucas visitas.

Pois, acho que o número não pode ser estanque, é definido pelo número de caches que chegam a determinada fasquia segundo a fórmula, e que actualmente peca pela não inclusão das caches com poucas visitas.

Se houver o sentimento de necessidade e alguém tiver a solução para afinar melhor as fórmulas das Nomeadas, acho que a solução passará sobretudo por aí.
joom Escreveu:Como está já é manipulável. Basta olhar com atenção.

O primeiro passo é tratar da lista das nomeadas para incluir algumas das caches que ficam no limbo. O passo a seguir, a a sua classificação já é da responsabilidade dos eleitores. Mas poderá ser repensado o número de votos, para que não haja uma discrepancia tão grande nas caches com mais visitas. Ser por exemplo a posição dela na lista votada e depois ver o número de votos que essa cache teve em cada posição. Ou seja a cache A, com 100 visitas foi votada 70 vezes para 1, 24 para 2, 6 para 3. A cache B, com 10 visitas foi votada 9 vezes para 1, e 1 vez para 2. Em vez de comparar 30*70= 2100 com 270. Isto considerando que a primeira posição vale 30 pontos. É uma sugestão, não finalizada, e que poderá servir como base de discussão.

É facilmente manipunável o resultado final das votações em caches com poucas visitas. Não será difícil conseguir que uma cache com 10 visitas em Bragança ou numa ilha mais pequena dos Açores, consiga um rácio de 100%. É muito fácil baixar o rácio de uma cache com 50 ou mais visitas. Bastará criar três ou quatro nicks fantasma e fazer votações baixas nas caches a abater. Não tenho quaisquer dúvidas que esse seria o destino das votações dos Prémios GPS se uma media baseada no rácio viesse a ser implementada :)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #184 a quinta 19 set 2013, 15:20 

Reformulando, quando penso na escolha das melhores caches de um determinado ano, penso que quero escolher por entre as que EU fiz, e não as que já foram feitas por outros, pois só posso votar nas que eu faço.
Não me choca que se possa escolher entre todas as que saem num determinado ano, afinal isso sim é democrático a 100%.
Deve se manter tal como está, a lista de nomeadas com 300 e tal caches, repescagem, etc, mas cada geocacher deve poder votar nas que fez. Deve poder continuar a escolher apenas 20 do total que fez, deve poder continuar a ter 30 votos, e as finalistas apanham as mais votadas. Há contras nesta solução mas penso que há mais vantagens que contras.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #185 a quinta 19 set 2013, 15:22 

clcortez Escreveu:Reformulando, quando penso na escolha das melhores caches de um determinado ano, penso que quero escolher por entre as que EU fiz, e não as que já foram feitas por outros, pois só posso votar nas que eu faço.
Não me choca que se possa escolher entre todas as que saem num determinado ano, afinal isso sim é democrático a 100%.
Deve se manter tal como está, a lista de nomeadas com 300 e tal caches, repescagem, etc, mas cada geocacher deve poder votar nas que fez. Deve poder continuar a escolher apenas 20 do total que fez, deve poder continuar a ter 30 votos, e as finalistas apanham as mais votadas. Há contras nesta solução mas penso que há mais vantagens que contras.

disto estou a gostar, nestes termos de votaçao a votaçao até poderia ser dividida por tipos de cache.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #186 a quinta 19 set 2013, 15:26 

joom Escreveu:Isto por acaso já acontece: caches que estão incluídas na lista de nomeadas e que não o deveriam, de todo, e repito de todo, o ser.

Creio que este ano houve 9 caches com zero votos. Num universo de quase 400 caches é uma margem de erro de menos de 3%. Por si só, é uma percentagem tão baixa que no meu entender não justifica grandes afinações. Aliás, acredito que uma afinação para excluír estas provocaria a exclusão de algumas caches de excelência muitíssimo bem votadas.
joom Escreveu:A Fenda da Calcedónia, publicada em setembro, não teve nenhuma visita esse ano. No ano a seguir teve 6 visitas (mais uma com o MAntunes) Por curiosidade em 2006 teve 24 visitas e a maior parte em excursão (que faz parte e muito bem das idas às caches).

Actualmente não era nomeada.

Os tempos são outros, sim. Havia menos caches e menos geocachers, sim, e este exemplo é para mostrar que uma cache excepcional precisa de tempo ou se calhar visibilidade inicial.

Ainda só estou a falar na fase das nomeações.

Reforço a ideia que os tempos são outros, e hoje em dia, serão raras senão nulas as caches que passam um ano sem o FTF, excepto se forem challenges que tenham requisitos prévios antes de se poder procurar a cache.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #187 a quinta 19 set 2013, 15:27 

clcortez Escreveu:Reformulando, quando penso na escolha das melhores caches de um determinado ano, penso que quero escolher por entre as que EU fiz, e não as que já foram feitas por outros, pois só posso votar nas que eu faço.

Já pensaste que assim toda a gente que tivesse feito 20 caches teria os votos todos. Isso iria baixar MUITO o nível das finalistas mesmo que aumentasse significativamente o dos votantes.
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #188 a quinta 19 set 2013, 15:42 

prodrive Escreveu:
joom Escreveu:Isto por acaso já acontece: caches que estão incluídas na lista de nomeadas e que não o deveriam, de todo, e repito de todo, o ser.

Creio que este ano houve 9 caches com zero votos. Num universo de quase 400 caches é uma margem de erro de menos de 3%. Por si só, é uma percentagem tão baixa que no meu entender não justifica grandes afinações. Aliás, acredito que uma afinação para excluír estas provocaria a exclusão de algumas caches de excelência muitíssimo bem votadas..

O alvo não eram essas com zero votos. Eram as outras. (found)

prodrive Escreveu:
joom Escreveu:A Fenda da Calcedónia, publicada em setembro, não teve nenhuma visita esse ano. No ano a seguir teve 6 visitas (mais uma com o MAntunes) Por curiosidade em 2006 teve 24 visitas e a maior parte em excursão (que faz parte e muito bem das idas às caches).

Actualmente não era nomeada.

Os tempos são outros, sim. Havia menos caches e menos geocachers, sim, e este exemplo é para mostrar que uma cache excepcional precisa de tempo ou se calhar visibilidade inicial.

Ainda só estou a falar na fase das nomeações.

Reforço a ideia que os tempos são outros, e hoje em dia, serão raras senão nulas as caches que passam um ano sem o FTF, excepto se forem challenges que tenham requisitos prévios antes de se poder procurar a cache.

Vou então exemplificar melhor, a cache foi publicada em Setembro, e teve uns DNS, só teve visitar no início do ano a seguir. Nas mesmas condições e nos dias de hoje dou como exemplo, e outra vez, a Valley of Darkness [Gerês], uma cache de 2011 e que não foi nomeada: uma visita no primeiro ano, sete em 2012, e duas este ano. Não é uma cache inacessível, não é preciso andar 30 ou mais quilómetros e não é de partir o pescoço. Tem 88% de favoritos traduzidos na extraordinária quantidade de 7.

Se a cache fosse de 2012 se calhar não era nomeada e consequentemente não aparecia em nenhuma lista e ia para o limbo.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #189 a quinta 19 set 2013, 16:06 

joom Escreveu:O alvo não eram essas com zero votos. Eram as outras. (found)

As outras ficaram por ali no fundo da tabela. São inócuas. Terão tido algum mérito em estar nas Nomeadas, senão não recebiam votos nenhuns.
joom Escreveu:Vou então exemplificar melhor, a cache foi publicada em Setembro, e teve uns DNS, só teve visitar no início do ano a seguir. Nas mesmas condições e nos dias de hoje dou como exemplo, e outra vez, a Valley of Darkness [Gerês], uma cache de 2011 e que não foi nomeada: uma visita no primeiro ano, sete em 2012, e duas este ano. Não é uma cache inacessível, não é preciso andar 30 ou mais quilómetros e não é de partir o pescoço. Tem 88% de favoritos traduzidos na extraordinária quantidade de 7.

Se a cache fosse de 2012 se calhar não era nomeada e consequentemente não aparecia em nenhuma lista e ia para o limbo.

Não me choca abrir as Nomeações a caches com 1 Found e o rácio de Favoritos de 100%. Se acharem que essa é uma condição de trará mais benefícios que desvantagens, óptimo, siga para a frente :)

Large
Large

Registado: domingo 26 fev 2012, 23:18

Mensagem Post: #190 a quinta 19 set 2013, 17:27 

prodrive Escreveu:
paragrama Escreveu:Posso discordar ? :)
O que passas a ter é um conjunto de Nomeadas que é composto por caches escolhidas por um algoritmo, e caches escolhidas por geocachers que as fizeram. Se o objectivo dos prémios GPS é premiar as caches escolhidas pelos geocachers como melhores, então este é um passo (de entre outros possíveis) para democratizar ainda mais o processo.

Não só, deixas de ter um conjunto de caches Nomeadas com critérios objectivos de qualidade, para um conjunto de caches Nomeadas com critérios subjectivos de qualidade, entre os quais: Porque posso; porque a cache é minha; porque me dá um certo gozo sádico abandalhar a lista; porque a minha é maior do que a tua; porque sim, e por mais uma série de razões que agora não me ocorrem, mas que seguramente alguém pensará nelas :)

Sim, são objectivos, podem não ser é objectivos para mim :)
Mas mesmo que eu concordasse a 100% com a selecção, ao permitir a inclusão manual de caches dá-se pelo menos a hipotese à comunidade de indicar explicitamente "olha, esta também é muito boa, e talvez até melhor que uma ou duas das que foram nomeadas". Neste momento a lista de nomeadas sai e é um bocado tipo as 3 tábuas dos 15 mandamentos. É um bocado redutor.
Mas para deixar claro, este processo para mim é uma 2ª escolha. O cenário óptimo já foi sugerido: a votação em qualquer cache do ano.

prodrive Escreveu:
paragrama Escreveu:Claro que o processo 100% democrático é aquele em que qualquer geocacher pudesse escolher livremente de TODAS as caches que fez (publicadas no ano em causa, evidentemente) independentemente de ter sido escolhida por um algoritmo, mas esse processo não é compatível com a elaboração da lista das melhores tal como existe actualmente.

Sublinho a parte: mas esse processo não é compatível com a elaboração da lista das melhores

Eu sublinho 100% democrático.
Mas vendo bem, se calhar estou enganado: pode ser criada uma lista, e a votação pode ser feita em todas... porque não ? Até se pode fazer lobby na lista, tal como surgiram os lobbies distritais existiria um para a tal lista.

prodrive Escreveu:
paragrama Escreveu:- a eleição pelos geocachers da melhor geocache publicada num ano

Neste momento, e na minha opinião, o GeoPT implementa o primeiro. Para o processo actual ser parecido com o segundo, se calhar a lista de nomeadas não poderia existir, e os geocachers poderiam votar em qualquer cache (que fizeram) publicada no ano em concurso.

Achas que o processo de selecção excluíu em alguma parte do processo a melhor cache do ano? Ou mesmo a melhor cache de cada um dos distritos? Ou de alguma das categorias?

Não sei. Mas tu tens 100% de certeza que a melhor do ano está na lista ?
ImagemImagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes