Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07
Re: Ranking de KMS PERCORRIDOS - A reposição da verdade
paragrama Escreveu:O GeoPT é rei e senhor sobre o IAAN, faz o que bem entender. Eu não discuto a remoção ou inclusão de nicknames (queiram considerá-los geocachers ou não geocachers) nas estatísticas, apenas acho que a visão de que estas são 100% fieis ao geocaching.com não é correcta.
Ao filtrar/alterar/influenciar/whatever a forma como os logs são usados para fazer rankings o GeoPT pode conseguir uma visão melhor ou pior da "verdade", mas não estou a debater se a "verdade" do GeoPT é mais correcta que a "verdade" do project-gc.com ou que qualquer outra "verdade".
O geocaching.com não devolve a localização dos geocachers (nem isso quer dizer grande coisa...). Assim a dedução do país tem de ser sempre calculada por um algoritmo (que é tão robusto quanto possível) mas que se não fosse ajustado manualmente poderia nunca considerar alguns geocachers como portugueses. Basta referir o nosso "pai" o racr, que só o foi quando eu solicitei a sua inclusão manual
Ou seja nem sempre o manual é para excluir, também o é para incluir.
E mais. O "(exclui virtuais)" é uma exclusão automática, baseada numa avaliação (mais que correcta, mas bastante empírica) feita de forma manual de que a sua inclusão deturparia fortemente o ranking.
edit: Ou então não foi uma avaliação empírica mas sim resultado de uma simulação que validada de forma manual concluiu isso mesmo.