Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07
Re: STATS (ou falta delas...)
Neste momento temos duas abordagens:
A do RANKING PORTUGAL FTF's mantida por informação manual de quem estiver para isso (já agora a última notícia do MONHO é que está com #397 FTF e se prepara para fazer os #400 em conjunto com os #3500 founds).
A das Geostats penso que sem ranking e que procura detectar automaticamente os FTF com as seguinte metodologia:
1) Só um
2) Mais de um. FTF possível. Pode ser ou pode ser apenas um FDF (First day found)
Parece-me uma abordagem muito válida especialmente se com alguns melhoramentos para tentar passar os FDF para FTF confirmados.
De forma automática será complicado pois nem a ordem de publicação do log, nem a existência da expressão FTF são seguras. Assim o que proponho é um processo misto entre o automatismo da Geostats e uma componente manual por parte dos geocachers que quisessem confirmar os FTF e com automatismo de tratamento.
Assim existem várias hipóteses:
1) Haver uma página parecida com a da Geostats, mas com a possibilidade de cada um marcar se foi FTF ou não, caso em que será incluído numa para mim muito mais interessante STATS de FDF (especialmente porque nessa posso aparecer concerteza muito mais vezes
2) Em alternativa, cada um poderia enviar um GPX com as caches em que quisesse reivindicar o FTF. Neste caso deveria haver a validação de que a reivindicação é passível de ser feita para a cache em causa (FDF).
3)...
Obviamente esta componente seria baseada na boa fé dos declarantes, mas não me parece que houvesse um grande risco de falsas declarações, pelo menos maior do que o actual processo do Groundspeak Forums.
O que acham?