STATS (ou falta delas...)

Estatísticas... It's All About Numbers!

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #141 a domingo 07 nov 2010, 02:45 

Re: STATS (ou falta delas...)

Não sei se estão a pensar fazer alguma coisa em relação aos FTF, mas deixo algumas reflexões...

Neste momento temos duas abordagens:

A do RANKING PORTUGAL FTF's mantida por informação manual de quem estiver para isso (já agora a última notícia do MONHO é que está com #397 FTF e se prepara para fazer os #400 em conjunto com os #3500 founds).

A das Geostats penso que sem ranking e que procura detectar automaticamente os FTF com as seguinte metodologia:
1) Só um Imagem no dia? FTF confirmado!
2) Mais de um. FTF possível. Pode ser ou pode ser apenas um FDF (First day found)

Parece-me uma abordagem muito válida especialmente se com alguns melhoramentos para tentar passar os FDF para FTF confirmados.

De forma automática será complicado pois nem a ordem de publicação do log, nem a existência da expressão FTF são seguras. Assim o que proponho é um processo misto entre o automatismo da Geostats e uma componente manual por parte dos geocachers que quisessem confirmar os FTF e com automatismo de tratamento.

Assim existem várias hipóteses:

1) Haver uma página parecida com a da Geostats, mas com a possibilidade de cada um marcar se foi FTF ou não, caso em que será incluído numa para mim muito mais interessante STATS de FDF (especialmente porque nessa posso aparecer concerteza muito mais vezes :mrgreen: ).
2) Em alternativa, cada um poderia enviar um GPX com as caches em que quisesse reivindicar o FTF. Neste caso deveria haver a validação de que a reivindicação é passível de ser feita para a cache em causa (FDF).
3)...

Obviamente esta componente seria baseada na boa fé dos declarantes, mas não me parece que houvesse um grande risco de falsas declarações, pelo menos maior do que o actual processo do Groundspeak Forums.

O que acham?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #142 a domingo 07 nov 2010, 02:53 

Poe exemplo o Monho só tem 23 FTF inequívocos contra 380 FDF. Só tinha de marcar/fornecer as caches que deveriam ser FTF para ficar com esse ranking que lhe dá tanto gosto certinho...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #143 a domingo 07 nov 2010, 10:33 

jasafara Escreveu:Poe exemplo o Monho só tem 23 FTF inequívocos contra 380 FDF

Isto dá que pensar... pelo menos a mim que sou um fervoroso anti-ftf

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #144 a domingo 07 nov 2010, 11:42 

Pache Escreveu:
jasafara Escreveu:Poe exemplo o Monho só tem 23 FTF inequívocos contra 380 FDF

Isto dá que pensar... pelo menos a mim que sou um fervoroso anti-ftf

Ou seja exactamente os mesmos que tu :D
E pelo menos o ainda te mereceu um "!" de alguma satisfação ;).

Honra te seja feita em relação ao teu manifesto "anti-ftf" que nos últimos já nem fazes referência ao facto. Este teu log levou-me a verificar que o algoritmo das Geostats tem uma falha ao considerar founds anteriores à data de publicação da cache, o que faz detectar como FTF ou FDF, situações de Beta-Tester.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #145 a segunda 08 nov 2010, 11:11 

já me debrucei sobre o assunto, mas não há forma automática de fazer um ranking de FTFs... se fosse para nos basearmos nos dados enviados pelos geocachers, não muda em nada aquilo que já hoje se faz... os interessados enviam os FTFs e é criado um ranking manualmente no fórum... Abrir isso aos geocachers seria um risco, pois qualquer pessoa poderia "abandalhar" o ranking com os valores que bem entendesse!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #146 a segunda 08 nov 2010, 11:56 

O FTF é isso desde o início, uma declaração de honra, presente no próprio log "FTF!!!FTF!!! uuuuh uhhhh FTF!!!", que frequentemente leva a peixeirada ("eu encontrei primeiro e o meu logo estava lá antes do xxxxxx") ou à declaração de N pessoas que encontram a cache nas mãos de quem a encontrou primeiro para, enfim, dizer que também fizeram FTF. Quando os 50 que fazem FTF a uma cache (LOL) se juntam aos 50 que fizeram pré-founds à cache (porque a ajudaram a colocar/fizeram beta test/o owner lhes deu a pista antes da aprovação) e se esgatanham todos, ainda é melhor (sic).

O FDF é inequívoco até haver método matemático. Procurar por termos "chave" nos logs, bookmark lists, cenas assim. Já foi pensado?
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #147 a segunda 08 nov 2010, 12:12 

btrodrigues Escreveu:O FTF é isso desde o início, uma declaração de honra, presente no próprio log "FTF!!!FTF!!! uuuuh uhhhh FTF!!!", que frequentemente leva a peixeirada ("eu encontrei primeiro e o meu logo estava lá antes do xxxxxx") ou à declaração de N pessoas que encontram a cache nas mãos de quem a encontrou primeiro para, enfim, dizer que também fizeram FTF. Quando os 50 que fazem FTF a uma cache (LOL) se juntam aos 50 que fizeram pré-founds à cache (porque a ajudaram a colocar/fizeram beta test/o owner lhes deu a pista antes da aprovação) e se esgatanham todos, ainda é melhor (sic).

O FDF é inequívoco até haver método matemático. Procurar por termos "chave" nos logs, bookmark lists, cenas assim. Já foi pensado?

Também acho o FDF um conceito interessante. Dará uma ideia de quem é que tem um geocaching diário e que procura ir às novas caches de imediato, mesmo não tendo condições/pachorra para correr para FTF's. Se houvesse um ranking desses eu pessoalmente era capaz de tentar fazer mais umas caches durante a semana em relação ao que faço...
Por exemplo estou convencido que o Lagrot está no topo dos FDF, não estando no topo dos FTF (eu sei onde trabalha e com muita pena dele não pode largar tudo para ir fazer um FTF durante o dia :))

Quanto aos FTF's acho que o método que propus faria uma junção entre algum automatismo das geostats, com uma componente manual orientada (restringida ao sub-conjunto FDF) e depois um processamento automático dos resultados, mas não é nem de perto nem de longe uma das STATS que considere prioritárias...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #148 a segunda 08 nov 2010, 12:15 

A propósito da questão dos founds no Estrangeiro, uma questão? Dá para ter um ranking dos geocachers com mais de 200 founds, com mais percentagem de caches fora de Portugal?
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:46

Mensagem Post: #149 a segunda 08 nov 2010, 12:26 

jasafara Escreveu:Se houvesse um ranking desses...

E existe...
Está aqui um resumo:

MONHO 403
OverdoseNesquik 267
ftomar 246
wolfraider 243
dakidali 216
prodrive 201
Fernando Rei 200
paidaines 188
play mobil 170
Kelux 169

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #150 a segunda 08 nov 2010, 12:33 

sim... isso será possível de fazer. Actualmente já existe um ranking de founds absolutos no estrangeiro... De qualquer forma esse ranking poderá também ser feito por quem lhe interesse usando o excel que iremos disponibilizar!
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para IAAN, BADGES, BANNERS, MAPAS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes