Uma ou Vinte? - Eis a questão...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #71 a quarta 03 jul 2013, 18:05 

Re: Uma ou Vinte? - Eis a questão...

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:A propósito disto surgiu ali ao lado no @PT o tópico Pode a publicação de uma cache, estragar outra já existente?. Enquadra-se no tema, mas com uma abordagem diferente. Quem costuma opiniar lá, faço-o lá Os que só escrevem aqui (estás aí Prodrive? [:D]) também podem dar aqui a sua opinião, visto ser um assunto interessante e que também já foi aqui abordado a propósito dos "PT" no Gerês...

Esse tema já foi por aqui abordado em várias ocasiões. A minha opinião já existe neste fórum :)

Então vamos lá ver se trabalhas bem com o Pesquisar :) Onde é que está?
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #72 a quarta 03 jul 2013, 20:57 

elpombero Escreveu:Já sabemos (estás, obviamente, no teu direito) que não gostas de PTs. Eu não gosto nem desgosto. É como me apetece. Já saí de casa de propósito para fazer o PT da Malveira (adorei) e já passei mesmo ao lado de um em Castelo de Vide e não me apeteceu. Resumindo: não tomo esteróides [:D]
"Uma droga prejudicial sem a qual se está de fora". Fora de quê? Tenho a certeza (mais que não seja pelas crónicas das tuas viagens, que devoro - a propósito para quando o livro???) que tens mais que "fazer" e desfrutar....
Juro, não consigo entender a "dependência" dos números. E terem que tomar doping para irem na "frente" tipo Armstrong do ciclismo-geocachiano! Mas isto sou eu.

Se não consegues entender, bom para ti. A sério. O meu irmão, que sempre foi um tipo preguiçoso, também não consegue entender porque é que alguém se submete ao esforço de fazer desporto em vez de passar o dia no conforto do sofá a ver televisão e a meter qualquer petisco no bico. Menos bom para ele porque esta incompreensão, traduzida para a práctica, não lhe faz nada bem à saúde. Contudo, ele, mesmo com a genérica desaprovação, consegue perfeitamente entender que quem faz desporto não se deve dopar, porque o doping, para além de fazer mal ao corpinho, estraga também o gosto pelo saudável gosto da competição pela competição. É desta saudável competição dos números no Geocaching (que de resto é um pouco como o Marco Paulo da minha juventude... ninguém gosta mas os discos vendiam-se aos milhões) que se fica de fora se se fingir que não existem power trails.

E se não existissem, de todo power trails? As caminhadas continuavam a ser feitas, as caches continuavam a ser encontradas - com mais tempo para apreciar a envolvência e a natureza, e menos a abrir e fechar plásticos e rubricar ou carimbar papéis, e a saudável competição pelos números mantinha-se, empolgante, nivelada por baixo em termos de números totais.

Existindo, como existem, power trails, como funciona? As caminhadas são feitas, passa-se mais tempo a parar e a arrancar do que a andar, passa-se mais tempo a levantar pedras e abrir e fechar caixas do que a respirar o mundo que nos rodeia quando estamos por lá, ensina-se aos "nossos" filhos que é OK considerar aquela cache encontrada mesmo que não a encontremos porque já sabemos que ninguém dará por nada, em vez de lhes ensinar os nomes da passarada que se vai avistando. É que é importante levar mais 80 founds para casa naquele dia, ignorando-se o infinitamente superior prazer que conferiam os 80 founds anuais há muito, muito tempo.

E a troco de quê? Pela enésima vez, aguardam-se as razões sólidas e intelectualmente defensáveis da existência de power trails. Mas não vão aparecer porque, acredita, já pensei até ao infinito em tudo isto. A única coisa que vai aparecer são os lugares comuns do costume, de solidez duvidosa: os "só lá vai quem quer", que fazem tábua rasa de linhas e linhas de texto a explicar porque é que não é bem assim, e coisas do género. O que de facto é totalmente opcional, a todos os títulos, é a valoração do elemento estatístico no Geocaching. E é por isso que de facto não me aborrece nada que não compreendas o interesse pelos números. Ah! Com aspas ou sem aspas, escreveste "dependência" o que é totalmente errado em muitos casos. A competição saudável nesse aspecto não implica dependência. É apenas mais um ingrediente do prato que se degusta quando se faz Geocaching.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #73 a quarta 03 jul 2013, 21:02 

Fern@ndo Escreveu:Não se pode de forma nenhuma generalizar, dizendo que são todos bons ou que são todos maus. Cada um tem as suas características e, mais uma vez, só lá vai quem quer.
O primeiro que eu percorri foi talvez o conjunto de caches, o passeio, o PT, como lhe quiserem chamar, de que mais gostei. Foi (porque já não existe) o PT do Lima, de Ponte da Barca a Ponte de Lima.

Os power trails não trazem nada de positivo mas bastante de negativo. Ler meu post anterior.

Fern@ndo Escreveu:Mas, onde eu queria chegar era o seguinte: Peguem num conjunto de 10 caches que estão em sequência, e deem-lhes nomes próprios: "O Lago", "A Estrada", "O Campo", etc... (Isto não existe. Estou a inventar neste momento.) e todos ficam contentes com uma nova série de caches muito interessantes.
A seguir mudem-lhes o nome, chamem-lhes "#1 - PT do Rio - O Lago", "#2 - PT do Rio - A Estrada", "#3 - PT do Rio - O Campo". Ai que horror!!! Mais um PT!!! Não posso mais com PTs!!!!
Então se não suportam PTs, esqueçam o nome. Selecionem as que acham que vos interessa, como fazem em muitos outros casos, vejam essas e deixem as outras. Não ponham de parte só porque tem duas letrinhas (PT) no meio do nome.

A gente já tem suficientes anos disto para saber o que é um power trail, em todos os seus vectores, com nome de tal ou sem nome de tal.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #74 a quarta 03 jul 2013, 21:08 

jasafara Escreveu:E farei com certeza multi's longas sem problema de só ser uma cache (até porque normalmente existem outras caches pelo meio...). Apenas não sei bem o que me motiva mais...

Fazes... podem é levar anos... ou até à eternidade.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #75 a quarta 03 jul 2013, 21:20 

Torgut Escreveu:
jasafara Escreveu:E farei com certeza multi's longas sem problema de só ser uma cache (até porque normalmente existem outras caches pelo meio...). Apenas não sei bem o que me motiva mais...

Fazes... podem é levar anos... ou até à eternidade.

Percebi a mensagem sublimar [:D]

Imagem
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #76 a quarta 03 jul 2013, 21:21 

Por exemplo, por exemplo :-)

Regular
Regular

Registado: quinta 03 jun 2010, 21:16

Mensagem Post: #77 a segunda 29 jul 2013, 22:59 

Existem PT e PT.
Existe um em Sintra que é bastante interessante apesar de longo e que passa por alguns pontos de interesse na Serra ou seja é um bom guia...
Por outro lado existem caches que não são Pt mas que formam um circuito, que não são de todo interessantes e que apenas servem para o numero; que (infelizmente)são copy paste da Wikipedia e que não fazem valer o local onde estão inseridas e a listing é totalmente desenquadrada e irrelevante.
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes