jasafara Escreveu:Silvana Escreveu:...As pessoas mais simples e com um coração grande do tamanho do mundo conhecia-as na Palestina...
Quanto te referes a Palestina, refereste exactamente a que zonas? Faixa de Gaza? Cisjordânea? Israel e Jordânia históricamente fazem parte da Palestina...
Eu estive alguns dias em Israel e fora a questão da segurança nos aeroportos, fui perfeitamente bem tratado...
Também é verdade que não estive própriamente em zonas ortodoxas...
Visitei toda a Palestina á exceção da Faixa de Gaza.
Em Hebron fiquei sensbilizada com as crianças que brincavam o dia todo com um balde no braço.
O balde servia para receber alimentos caso a ajuda humanitária viesse nesse dia. Eles corriam atrás da bola ou algo parecido, sempre com o balde ao braço.
Chegar ao túmulos dos Patriacas foi uma aventura. Pela parte sobre controle Israelita, os palestinianos não passavam.
A principal rua comercial de hebron apresntava a maioria das lojas fechadas pois poucos são os turistas que se aventuram até Hebron.
E o céu tapado por uma rede para evitar que o lixo que os israelitas atiravam do alto das suas casas, lhes caísse sobre a cabeça.
Belém pareceu-me ser o único sitios onde ainda chegavam alguns turistas para ver a Basílica da Natividade e a Milk Grotto e pouco mais.
Aproveitei para chegar a Jericho e visitar a cidade mais antiga do mundo assim como os restos arqueológicos desta cidade biblica.
Subir até ao mosteiro da tentação. Um local com umas vistas de rara beleza.
Outro mosteiro ortodoxo que adorei visitar foi o de Mar Sabah. Uma bela caminhada até lá chegar. De burro teria sido mais simples.
Fiquei rendida á beleza deste mosteiro e á hospitalidade dos padres que ali vivem.
Como mulher, não pude entrar. mas não só me tiraram fotos por mim, como me deram postais e ainda a receita com 500 anos do seu chã de deserto á base de hibiscus.
As ruínas do palácio do rei Herodes em território palestiniano mas sobre exploração israelita e uma série de mosteiros e de colónias locais... Acabaram por ser mais umas visitas obrigatórias com o guia local e amigo.
De tudo, o que mais apreciei foi a hospitalidade dos Palestinianos.
Ter a visita de um europeu torna-se uma festa em casa de um palestiniano. Uma festa em que participa toda a familia. E á qual aparecem todos os vizinhos para desejarem as boas-vindas.
Ás boas-vindas sucedem-se dezenas de convites para jantares, para passeios, ofertas,..... Pessoas que estão com o coração e com a alma.
Ficam as boas recorações destes amigos que por terras palestinianas deixei...
Pergunto-me se a 4ª filha terá nascido de boa saúde, quando terão caixa de correio e rua para enviar correspondência, quando os voltarei a ver.... Se ainda se recordam onde fica portugal no mapa mundo.

Joaquim, Já conhecia o Hijab. Curiosamente, não precisei dele na Palestina nem mesmo nos locais recôndidos da Jordania.
Não é de prever que seja necessário na capital....