Cruzamundos: Pessoas do Mundo

Low-cost it's my middle name

Moderador: prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #31 a segunda 08 jul 2013, 13:04 

Re: Pessoas do Mundo no Cruzamundos: Dan, o Americano

Torgut Escreveu:A Paola e os outros que andam por ai avulso.

Passei também os

Masha, de Tiraspol
Alfrend, o "principe" sírio

Parece-me que são todos os que oublicaste sobre este tema.
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #32 a segunda 08 jul 2013, 13:13 

Re: Cruzamundos: Pessoas do Mundo

De memória, acho que falta "A Senhora do Rakia"
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #33 a segunda 08 jul 2013, 13:38 

Torgut Escreveu:De memória, acho que falta "A Senhora do Rakia"

Do http://blog.cruzamundos.com/category/pessoas-do-mundo/ identifiquei mais dois conjuntos de posts que tinham sido colocados debaixo de "O meu novo blog sobre Viajar ".

A Velhota de Kaunas
Zé António, aka Boinas

Já os transferi para aqui.

A "A Senhora do Rakia" "http://blog.cruzamundos.com/fotos-a-senhora-do-rakia/", será para ir para "Cruzamundos: Fotografias com História", mas não encontrei aqui referência...
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 15:21

Mensagem Post: #34 a terça 09 jul 2013, 17:20 

Re: Alfrend, o "principe" sírio

As pessoas que abordam os turistas morreriam passado uma semana se deixasse de haver turistas? O que alguns turistas é a prancha de salvamento dessas pessoas? Seja como for, as melgas que não me largaram por um segundo em Marrocos e que fazem o mesmo na Tunisia e no Egipto estão longe de estar à beira da inanição ou mesmo da pobreza segundo os padrões locais. Chatear ocidentais é mesmo parte da cultura, da forma como o é NÃO chatear visitantes na Palestina, na Jordânia e na Síria.

P.S. - Reparei depois que já tinhas falado da questão da língua árabe.

As pessoas mais simples e com um coração grande do tamanho do mundo conhecia-as na Palestina. Não há nada que não estejam dispostos a partilhar ou a oferecer e todo o pouco que têm, mesmo não nos conhecendo, é posto à nossa disposição. [:)]

Mas o mesmo não sucedeu nem em Israel nem na Jordania.
Aliás, tive alguns dissabores na Jordania. Talvez por ser mulher e europeia.

Dos países do norte de Àfrica, a única coisa que chateia no verdadeiro sentido da palavra, é a constante perseguição na senda de receberem uns trocos. As tais "propinas"..... Por vezes, torna-se um pesadelo.
Mas a população do interior são bem cordiais e sabem receber os turistas como ninguém. ;)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #35 a terça 09 jul 2013, 17:40 

Isso da Jordânia não é normal, especialmente por seres mulher e europeia. Conta lá o que é que aconteceu.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #36 a terça 09 jul 2013, 18:06 

Silvana Escreveu:...As pessoas mais simples e com um coração grande do tamanho do mundo conhecia-as na Palestina...

Quanto te referes a Palestina, refereste exactamente a que zonas? Faixa de Gaza? Cisjordânea? Israel e Jordânia históricamente fazem parte da Palestina...

Eu estive alguns dias em Israel e fora a questão da segurança nos aeroportos, fui perfeitamente bem tratado...
Também é verdade que não estive própriamente em zonas ortodoxas...
Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #37 a terça 09 jul 2013, 18:14 

Curiosamente, nem nos locais mais recôndidos do deserto de Wadi Rum nem nos mais remotos castelos do deserto tive qualquer problema com pessoas locais.
Os jordãos foram sempre simpáticos e calorosos. Um pouco trapaceiros com os valores do táxi mas só isso.
O mesmo posso dizer de Petra ou de Little Petra onde aliás conheci um simpático casal que vivia no chamado "fim do mundo" e com o qual simpatizei e ainda hoje mantenho contacto.
O problema foi mesmo na capital, Amã.
Hotel escolhido bem central e numa das ruas mais turísticas da capital. Suficientemente perto dos locais históricos a visitar e das ruas com cafés e restaurantes "para turistas".
Inutil será dizer que passadeiras para peões ou semáforos vermelhos são o menor dos entraves à livre circulação da população em viatura. Aliás, vi a policia local passar o vermelho como se nada exisitisse em contrário. Por isso, ao fim da tarde e não só, o caos reina nesta cidade.
Do hotel onde estava hospedada ao restaurante com terraça para jantar, não chegaria a haver mais de uns ridículos 100mts.
Pois para mim, foi toda uma epopeia.
E adeus a compra de algum recuerdo.... Depois desta experiência não voltei a sair a não ser para partir em direcção á terra prometida. E nem as 4 horas para atravessar a fronteira para Israel me tiraram a alegria de regressar a um pais que eu vislumbrava como sendo mais "seguro".
Saliento que quando vou para estes paises, tenho sempre muito cuidado com a roupa que visto. Nada de ombros á mostra ou de saias acima do joelho. E desta vez, não foi excepção.
Mas por qualquer motivo, ou talvez por não levar o cabelo coberto... Foi uma experiência que virou pesadelo.
Semáforo verde, e os carros paravam. Até saiu um fulano para ajudar a atravessar a rua.
Na pizzaria, os rostos voltavam-se para trás e as cadeiras das mesas de frente mudaram de posição estratégica para ficarem de frente para mim.... Nada valeu, nem o anel que me ofereceram na Palestina e que sorrateiramente e ás escondidas enfiei no dedo foi motivo para deixar de ser o centro das atenções.
Quando ao fim de meia hora chegou a pizza, pedi para a embrulhar e voltei para o hotel.... E foram mais 100mts de maratona.... Com mais uns simpáticos comentários e pedidos de casamento.... Só faltaram mesmo, os tais X camelos.
Não posso dizer que tenham sido malcriados mas senti-me de tal forma assediada que a minha reacção foi de medo, mesmo.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #38 a terça 09 jul 2013, 18:24 

Para a próxima vez já sabes...

Imagem

...ou levas marido :)
Imagem Imagem

TB
TB

Mensagem Post: #39 a terça 09 jul 2013, 18:40 

jasafara Escreveu:
Silvana Escreveu:...As pessoas mais simples e com um coração grande do tamanho do mundo conhecia-as na Palestina...

Quanto te referes a Palestina, refereste exactamente a que zonas? Faixa de Gaza? Cisjordânea? Israel e Jordânia históricamente fazem parte da Palestina...

Eu estive alguns dias em Israel e fora a questão da segurança nos aeroportos, fui perfeitamente bem tratado...
Também é verdade que não estive própriamente em zonas ortodoxas...

Visitei toda a Palestina á exceção da Faixa de Gaza.
Em Hebron fiquei sensbilizada com as crianças que brincavam o dia todo com um balde no braço.
O balde servia para receber alimentos caso a ajuda humanitária viesse nesse dia. Eles corriam atrás da bola ou algo parecido, sempre com o balde ao braço.
Chegar ao túmulos dos Patriacas foi uma aventura. Pela parte sobre controle Israelita, os palestinianos não passavam.
A principal rua comercial de hebron apresntava a maioria das lojas fechadas pois poucos são os turistas que se aventuram até Hebron.
E o céu tapado por uma rede para evitar que o lixo que os israelitas atiravam do alto das suas casas, lhes caísse sobre a cabeça.

Belém pareceu-me ser o único sitios onde ainda chegavam alguns turistas para ver a Basílica da Natividade e a Milk Grotto e pouco mais.

Aproveitei para chegar a Jericho e visitar a cidade mais antiga do mundo assim como os restos arqueológicos desta cidade biblica.
Subir até ao mosteiro da tentação. Um local com umas vistas de rara beleza.

Outro mosteiro ortodoxo que adorei visitar foi o de Mar Sabah. Uma bela caminhada até lá chegar. De burro teria sido mais simples.
Fiquei rendida á beleza deste mosteiro e á hospitalidade dos padres que ali vivem.
Como mulher, não pude entrar. mas não só me tiraram fotos por mim, como me deram postais e ainda a receita com 500 anos do seu chã de deserto á base de hibiscus. [;)]

As ruínas do palácio do rei Herodes em território palestiniano mas sobre exploração israelita e uma série de mosteiros e de colónias locais... Acabaram por ser mais umas visitas obrigatórias com o guia local e amigo.

De tudo, o que mais apreciei foi a hospitalidade dos Palestinianos.
Ter a visita de um europeu torna-se uma festa em casa de um palestiniano. Uma festa em que participa toda a familia. E á qual aparecem todos os vizinhos para desejarem as boas-vindas.
Ás boas-vindas sucedem-se dezenas de convites para jantares, para passeios, ofertas,..... Pessoas que estão com o coração e com a alma.
Ficam as boas recorações destes amigos que por terras palestinianas deixei...
Pergunto-me se a 4ª filha terá nascido de boa saúde, quando terão caixa de correio e rua para enviar correspondência, quando os voltarei a ver.... Se ainda se recordam onde fica portugal no mapa mundo. :)

Joaquim, Já conhecia o Hijab. Curiosamente, não precisei dele na Palestina nem mesmo nos locais recôndidos da Jordania.
Não é de prever que seja necessário na capital.... :roll:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #40 a terça 09 jul 2013, 18:45 

Silvana Escreveu:...
Joaquim, Já conhecia o Hijab. Curiosamente, não precisei dele na Palestina nem mesmo nos locais recôndidos da Jordania.
Não é de prever que seja necessário na capital.... :roll:

Foi apenas o entusiamo por verem uma ocidental bonita e sózinha ;) O que não quer dizer que não seja necessário ter cuidado...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para VIAJAR

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes