Uma ou Vinte? - Eis a questão...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #51 a terça 02 jul 2013, 15:34 

Re: Uma ou Vinte? - Eis a questão...

Torgut Escreveu:
pimigas Escreveu:Uma coisa é certa: os que se queixam que os PT são uma praga são os únicos que não têm razão de queixa.
[...] Mesmo assim, os mais fundamentalistas que acham que só deveria ter uma multi, podem fazer só a ultima depois de percorrer o percurso e têm o que pretendiam.
O problema é que são incapazes de lá passar e deixar algumas para trás...

Claro que o efeito que isso tem na gestão das estatísticas pessoais e interpessoais é para fazer tábua rasa. Power trails sao como doping. Um droga prejudicial sem a qual se está de fora. Só isso. Depois, pode-se ficar de fora e não se importar, mas mais frequentemente importa. Tão frequentemente como frequentemente não se assume isso.

No meio da conversa da treta [não a tua, pimigas, o ruido geral de fundo] ainda ninguém explicou de uma forma sólida porquê que existem power trails, o que é que trazem de positivo ao geocaching de forma geral e ao geocacher enquanto practicante individual.

Boas Torgut!
Já sabemos (estás, obviamente, no teu direito) que não gostas de PTs. Eu não gosto nem desgosto. É como me apetece. Já saí de casa de propósito para fazer o PT da Malveira (adorei) e já passei mesmo ao lado de um em Castelo de Vide e não me apeteceu. Resumindo: não tomo esteróides [:D]
"Uma droga prejudicial sem a qual se está de fora". Fora de quê? Tenho a certeza (mais que não seja pelas crónicas das tuas viagens, que devoro - a propósito para quando o livro???) que tens mais que "fazer" e desfrutar....
Juro, não consigo entender a "dependência" dos números. E terem que tomar doping para irem na "frente" tipo Armstrong do ciclismo-geocachiano! Mas isto sou eu.
Eu não sei explicar de forma sólida porque é que existem PTs. Talvez existam porque são permitidos. Faz quem quer. Mas também acho que não devemos considerar normal aquilo que sempre acontece...
Depois outra conversa (nos posts mais à frente) e já não tem a ver contigo: Ai os plásticos que ficam na natureza, caches "à pazada", coitadinha da natureza! Atenção estou inteiramente de acordo com a protecção do meio ambiente. Se calhar alguns arautos ambientalistas deviam era preocuparem-se com o ambiente todo! Então e a gasolina/gasóleo gastos nesta actividade e o lixo que vemos por todo o lado. Alguns até se queixam "que o GZ estava todo sujo". Ajudar a limpar?! Está quieto! Hipocrisia não!
Outra: alguém colocou 200 novas caches. De propósito para um evento? Sim ou não? Se não pode (ver guidelines), "tá mal"!! Se pode (ver guidelines), ninguém tem nada a ver com isso... Ou é a ressaca do doping por não as poderem/quererem fazer?
Acho que estamos a extremar as coisas, a tornar isto (o geocaching) muito "profissional", demasiado "técnico", muito "científico", demasiado "discutido" como se devesse ser o cerne da nossa vida e a perder (a meu ver) a infantilidade do "brinquedo". Quando se tem dificuldades em tomar decisões sobre como "brincar ao geocaching" como é que conseguem tomar decisões na vida real? Isso, sinceramente, intriga-me...
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #52 a terça 02 jul 2013, 15:47 

Engraçado... leio o teu post e sendo eu um dos que mais reclamo do que ali está escrito, até porque costumo ser eu a abrir estes tópicos posso-te dizer que, em relação ao meio ambiente: tento fazer sempre geocaching a pé ou de bicicleta e que com 2000 e poucos founds sou dos os que tem (feitos) mais perto de casa, logo menos consumo de gasosa; sou dos que consistentemente limpam os gzs e os trilhos até ás caches (caches dos outros); sou dos que faço manutenção a essas mesmas caches (mesmo que ache que são uma treta) pelo que podes ter muita razão no que dizes mas ao generalizar neste tipo de posts estarás quase sempre "errado" pois quem está a reclamar (eu) faz exatamente o contrário sobre o que reclama (espero, ou pelo menos tento). Ao generalizar não estás na verdade a atingir ninguem que esteja a participar na discussão, estás-me apenas a chamar hipocrita por não fazer o que aprego-o, e estás enganado.
E não há cá ressaca de coisa nenhuma... acho apenas que 200 caches são uma estupidez, faço se me apetecer mas, sendo isto um fórum de discusão e feito de opiniões, deixo aqui a minha, como deixo nos logs.
Ele há de tudo claro, até já houve quem se queixa-se de que as minhas novas multis estragam boas oportunidade para criar PTs e que devia era colocar caches noutros locais (já existe até quem saiba onde devo colocar as minhas caches) e etc...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #53 a terça 02 jul 2013, 16:33 

RuiJSDuarte Escreveu: Ao generalizar não estás na verdade a atingir ninguem que esteja a participar na discussão, estás-me apenas a chamar hipocrita por não fazer o que aprego-o, e estás enganado.

As minhas desculpas. A intenção não era generalizar. Muito menos chamar-te hipócrita!
RuiJSDuarte Escreveu:tento fazer sempre geocaching a pé ou de bicicleta e que com 2000 e poucos founds sou dos os que tem (feitos) mais perto de casa, logo menos consumo de gasosa; sou dos que consistentemente limpam os gzs e os trilhos até ás caches (caches dos outros); sou dos que faço manutenção a essas mesmas caches (mesmo que ache que são uma treta)

Acredito, sinceramente. Haja alguém...
RuiJSDuarte Escreveu:E não há cá ressaca de coisa nenhuma... acho apenas que 200 caches são uma estupidez, faço se me apetecer mas, sendo isto um fórum de discusão e feito de opiniões, deixo aqui a minha, como deixo nos logs.

Claro. Também só exprimi a minha opinião. Espero que a aceites tal como é: a minha opinião!
Talvez a culpa deste "mal entendido" seja minha. Mais uma vez reafirmo que não quis particularizar ninguém...
A questão é que, pelo menos a mim, parece-me que o geocaching está a perder o lado lúdico/infantil da descoberta, da "aventura" e da aventura...
Como referi acima está demasiado "profissionalizado". Quer por quem descobre caches quer por quem as coloca, quer pelos números de post aqui colocados, pelos kms feitos, pelos TBs/GC descobertos, sei lá... por tudo o que possa ser considerado competição... Ás vezes parece-me que "isto" é a vida de alguma pessoas... Que tudo fazem para serem os primeiros de coisa nenhuma... Isto é um jogo, caraças... Não é a nossa vida. Ou se calhar para alguns é. Tudo bem! Mas intriga-me, não percebo a pequenez da coisa...
Provavelmente é uma limitação minha. Mas não consigo perceber. Respeito, mas não percebo. Agora hipocrisia, não! Não percebo nem respeito! Dizem "cobras e lagartos" uns dos outros aqui no forum e depois vão aos eventos uns dos outros, muitas das vezes só se "fugida" para marcar o ponto e obter mais um smile... Todos erramos e todos temos o direito de mudar de opinião mas assumam as coisas, sem problemas! Se é um amigo a fazer "disparates" tipo logs nas próprias caches... Não vou dizer mais. Fico por aqui... Reafirmo que não tem a ver contigo directamente...
É pá, desculpa, é a minha opinião... E provavelmente não tem a ver só com este tópico. Tem a ver com muitos tópicos que aqui acompanho e não tenho comentado nos últimos tempos.
Acho que desta vez tentei comentar demasiadas coisas e fui mal interpretado, por culpa minha.
Mas certamente concordas que existe aqui muita hipocrisia.... "Faz o que eu digo e não faças o que eu faço..."
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #54 a terça 02 jul 2013, 17:01 

Concordo claro... e não foste mal interpretado, pelo menos por mim, percebi exactamente o que querias dizer mas acho que o disseste referindo o concreto quando o concreto aqui não é/pretende ser esse.
Sou provavelmente um dos que "diz mal" de mais coisas, sem problemas, exactamente por achar que isto é um hobbie.
- Digo mal do excesso de caches apesar de saber que só faz quem quer... por isso, filtro as que faço, não deixo é de dizer que acho que são caches a mais na mesma.
- Digo sem problemas que não faço caches de algumas pessoas por não gostar da sua maneira de "brincar" e só brinco com quem eu quero, mas não deixo de fazer manutenção a caches dessas pessoas se tal se proporcionar, nem tenho opinião formada sobre a pessoa em si porque não as conheço.
- Faço os meus DNFs atempadamente para alertar os Owners mas não deixo de pedir o arquivamento de caches que considero que prejudicam conscientemente o meio ambiente, e faço-o sem pensar duas vezes.
- Construo as minhas caches à minha maneira de modo a tentar proporcionar aos visitantes exactamente aquilo que quero mostrar, se possível, "k i s s".
- Faço CITO sempre que posso e tento enriquecer/contribuir para melhorar a experiência dos outros, seja nos fóruns como nas minhas caches.
- Não participo em muitos eventos, fui a três, um por ano, e fiquei o tempo que pude, conhecendo apenas meia dúzia de pessoas e isso chega-me... fora de eventos conheço outra meia dúzia.
- Cada vez faço menos geocaching, desde que apareceram as mais recentes ferramentas, mas cada vez tenho melhores experiências, pelo mesmo motivo.
E como me disse uma vez o David, "não gostas de PTs mas vais lá na mesma" (algo do género), vou (ia) porque não gosto de dizer mal de algo sem o experimentar, tal como não peço o arquivamento de caches que não encontro.
E para finalizar, tento fazer bons logs em boas caches mas não me importo se nas minhas só colocarem um smile.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 29 abr 2010, 23:54

Mensagem Post: #55 a terça 02 jul 2013, 17:53 

Acho curioso o que se diz sobre os PT. Não se pode de forma nenhuma generalizar, dizendo que são todos bons ou que são todos maus. Cada um tem as suas características e, mais uma vez, só lá vai quem quer.
O primeiro que eu percorri foi talvez o conjunto de caches, o passeio, o PT, como lhe quiserem chamar, de que mais gostei. Foi (porque já não existe) o PT do Lima, de Ponte da Barca a Ponte de Lima.
O segundo que percorri, arrependi-me várias vezes depois de ter iniciado e mais ainda no fim. É um ali para os lados de Moura... Não sei se ainda existe ou não.

Mas, onde eu queria chegar era o seguinte: Peguem num conjunto de 10 caches que estão em sequência, e deem-lhes nomes próprios: "O Lago", "A Estrada", "O Campo", etc... (Isto não existe. Estou a inventar neste momento.) e todos ficam contentes com uma nova série de caches muito interessantes.

A seguir mudem-lhes o nome, chamem-lhes "#1 - PT do Rio - O Lago", "#2 - PT do Rio - A Estrada", "#3 - PT do Rio - O Campo". Ai que horror!!! Mais um PT!!! Não posso mais com PTs!!!!
Então se não suportam PTs, esqueçam o nome. Selecionem as que acham que vos interessa, como fazem em muitos outros casos, vejam essas e deixem as outras. Não ponham de parte só porque tem duas letrinhas (PT) no meio do nome.

E divirtam-se! :D
ImagemImagemImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #56 a terça 02 jul 2013, 19:13 

Já agora que tal lembrar que nas guidelines tal como na vida é mencionada uma coisa chamada Bom Senso?
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #57 a terça 02 jul 2013, 19:17 

IDILIO49 Escreveu:Já agora que tal lembrar que nas guidelines tal como na vida é mencionada uma coisa chamada Bom Senso?

Para variar daquele muito batido

"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm."

uma citação diferente [:|]

"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #58 a terça 02 jul 2013, 19:22 

Fern@ndo Escreveu:Peguem num conjunto de 10 caches que estão em sequência, e deem-lhes nomes próprios: "O Lago", "A Estrada", "O Campo", etc... (Isto não existe. Estou a inventar neste momento.) e todos ficam contentes com uma nova série de caches muito interessantes.

A seguir mudem-lhes o nome, chamem-lhes "#1 - PT do Rio - O Lago", "#2 - PT do Rio - A Estrada", "#3 - PT do Rio - O Campo". Ai que horror!!! Mais um PT!!! Não posso mais com PTs!!!!
Então se não suportam PTs, esqueçam o nome. Selecionem as que acham que vos interessa, como fazem em muitos outros casos, vejam essas e deixem as outras. Não ponham de parte só porque tem duas letrinhas (PT) no meio do nome.

E divirtam-se!

Nem mais. Apoiado!
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 29 abr 2010, 23:54

Mensagem Post: #59 a terça 02 jul 2013, 20:07 

elpombero Escreveu:
Fern@ndo Escreveu:Peguem num conjunto de 10 caches que estão em sequência, e deem-lhes nomes próprios: "O Lago", "A Estrada", "O Campo", etc... (Isto não existe. Estou a inventar neste momento.) e todos ficam contentes com uma nova série de caches muito interessantes.

E divirtam-se!

Nem mais. Apoiado!

Obrigado! Obrigado! Obrigado! [:D]
ImagemImagemImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #60 a terça 02 jul 2013, 20:39 

É? Então e,

#09 - Sub-estação - Mostra uma sub estação da EDP (acho que é da EDP)
[255] Na curva...[22/33] - Mostra uma curva
#26 Picos da Malveira - PowerTrail - Não sei nem sonho o que mostra
[TNM 12/16] Descidas - Mostrará uma descida?
010 Monstra - Cruzamento - E aqui? Um belo cruzamento?
33*PT do Porto Alto - E aqui? Não faço ideia!!
#10 APT Cucos - 2 Para a frente e 1 para trás - Aqui sei! Mostra uma subida!
[#22A] Aqui há Pêras - GeoPT Ramalhal - Aqui é capaz de mostrar uma pereira, um fenómeno em Torres Vedras, certamente!
SPT#44 - Pinhas & Carumas - Aqui.... um pinhal na Serra de Sintra?!?

Não me lixem com essa dos nomes!! Se cada uma destas não tivesse atrás mais 10, 20 , 30, 50 ou mesmo 130, não lá punham os pés!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes