Distância entre Geocaches distintas

Um espaço onde poderás colocar todas as tuas dúvidas acerca das guidelines do geocaching.

Moderador: prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #31 a segunda 27 mai 2013, 20:14 

Re: Distância entre Geocaches distintas

NiSGeocaching Escreveu:As duas caches que mencionei são caches normais, na cidade de Lisboa, sem qualquer obstáculo natural entre elas. Indiquei-as ao revisor, abstenho-me de as apresentar aqui. No entanto, dei com elas em 5 minutos de pesquisa no mapa. Haverão seguramente muito mais.

É possível. Desconheço. Haverá provavelmente uma boa razão para terem sido publicadas, ou então não. Poderá ter havido alguma alteração de coordenadas não detectada que as tenha feito entrar em conflito. Estou apenas a conjecturar, não faço a mínima ideia da razão que tenha levado a essa situação anómala.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #32 a segunda 27 mai 2013, 20:51 

NiSGeocaching Escreveu:Não costumo postar aqui, mas está a ser dificil digerir o descontentamento gerado pelo trabalho em vão que tive na publicação de uma cache...

É o hábito. Quando há uma posição discordante, procuramos a praça pública para o esclarecer. Agradeço o gesto. Aproveito e esclareço toda a audiência.

NiSGeocaching Escreveu:Se a distância minima entre caches é de 161 m porque razão existem várias que não cumprem esse requisito?

Porque podem constituir excepções, pode acontecer, posso estar demasiado cansado e não ter visto bem, o sistema não estava a funcionar quando devia, etc. Nenhum revisor, intencionalmente, publica uma cache quando depara com um erro. Nenhum.

NiSGeocaching Escreveu:Se é uma questão de decisão cache a cache, por parte do revisor porque razão argumentos como este não são tidos em conta?

Porque a sua em nenhum ponto constitui uma excepção.

NiSGeocaching Escreveu:No entanto optei por colocá-lo naquele local pelos seguintes motivos:

- Uma das Caches próxima está desativada.
- A outra cache próxima (Homo Cachiensis) está situada fora do recinto onde a que eu coloquei se encontra.
- A distância entre caches não é assegurada por um valor mínimo (10 m para uma e 20 para outra).
- Enquanto Geocacher já fiz caches próximas, e isso por vezes é um factor de atracção
- A cache "Ó da Barca" foi colocada com dois objetivos específicos: Levar os Geocachers a conhecer o Parque dos Poetas, que é um espaço de qualidade única. Divulgar a obra artística alusiva a Gil Vicente que consideramos ser meritória de destaque.

Se a cache mais próxima está desactivada, se quer ajudar a comunidade, contacte o owner e ofereça a ajuda. Se ele não quiser, paciência. Aguarde. Estamos a falar de 100 metros de distância. Se ninguém é capaz de andar essa distância para aprecisar o parque, então não precisa do geocaching para lhe mostrar.

Pergunta: E que tal uma multi-cache com um ponto virtual nessa estátua/obra e a final mais longe? Serve?

NiSGeocaching Escreveu:Há caches que simplesmente não se podem colocar noutro lugar, uma vez que referenciam locais específicos. Ou se colocam ai caches e se dá um sítio a conhecer à comunidade ou não se dá.

Daí que nem todas as caches sejam tradicionais. É a beleza deste passatempo, entre outras.

NiSGeocaching Escreveu:Mais, entendo que uma resposta do tipo "não se pode fundamentar reclamações com situações verificadas em outras caches" uma reposta simplesmente injustificável e inadmissível.

Se é injustificável e inadmissível, lamento mas já vem tarde. É que esse compromisso já foi assumido por si desde que começou a colocar caches e querer ter algumas publicadas no Geocaching.com. Repare, é um argumento indiscutível, justificável e admissível (por quem opta, claro).

No entanto, o seu projecto, cuja qualidade não discuto sequer - não aprovo caches, tem viabilidade se escolher outra forma. Por exemplo, nesse ponto zero, tinha algo como:

Nas coordenadas colocadas, observe o monumento. Veja a data inscrita:

Se a data é 1840, siga para N 38 45.123 W 9 09.999
Se a data é 1860, siga para N 38 43.553 W 9 09.111
Se a data é 1880, siga para N 38 42.423 W 9 09.222

E pronto, seguimos para o ponto final.

NiSGeocaching Escreveu:As duas caches que mencionei são caches normais, na cidade de Lisboa, sem qualquer obstáculo natural entre elas. Indiquei-as ao revisor, abstenho-me de as apresentar aqui. No entanto, dei com elas em 5 minutos de pesquisa no mapa. Haverão seguramente muito mais.

As caches que mencionou foram (agora era dar uma Valentim Loureiro, e não é credível que se fique assim).

Ora, o NiSGeocaching citou as caches:

GC1EXRJ - Campo Grande
N 38° 45.133 W 009° 09.041

Como estando a 130m da

GC3PRNJ - Biblioteca Nacional de Portugal
N 38° 45.112 W 009° 09.128

E está correcto. O que lhe faltou indicar, é que esta proximidade, abaixo do que é regulamentar, foi causada por um movimento recente na cache GC1EXRJ - Campo Grande. Ou seja, as caches não foram publicadas a menos de 160m.

A outra situação que refere foi a:

GC1HXDW - DNF
N 38° 46.623 W 009° 06.352

como estando a 130m da

GC47W3B - Discovering Portela III
N 38° 46.682 W 009° 06.404

O que também foi causado por um movimento recente da cache GC47W3B - Discovering Portela III.

A cache não foi publicada abaixo dos 160m.

Esta investigação, fi-la em menos de 5min.

NiSGeocaching Escreveu:Obrigado pelas sugestões RuiJSDuarte, mas neste momento estou um bocado desmotivado para continuar. Tenho é de passar no local para recolher o Tb que lá deixei e esquecer o assunto.

Na minha opinião, quem fica a perder é quem teria o prazer de descobrir a cache naquele local.

Não fique desmotivado. Pegue nessa energia e transforme-a em algo realmente positivo. Fale com o owner da outra cache ou desenhe uma que seja compatível com a situação.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Small
Small

Registado: sábado 16 abr 2011, 02:45

Mensagem Post: #33 a segunda 27 mai 2013, 21:36 

Super3,

Não me cabe a mim investigar as circunstâncias em que existem algumas caches irregulares, Mas que as há, e não são poucas, há.
Já vi outras em Lisboa e arredores, e também no Porto. Não são mais duas ou três.

Se existem coordenadas alteradas à posteriori e à revelia do vosso trabalho, é um acto que fica mal a quem o pratica, eu por uma questão de honestidade não o vou fazer. Mas parece que muita gente sente necessidade de cometer este pecadinho... pelos vistos compensa.

A aceitação tácita que se faz do regulamento será sempre um argumento imbatível que poderá invocar em qualquer circunstância, não será é certamente a mais racional e nunca contribuirá para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do jogo.

Fica a informação da funesta cache, que por lá estará até amanhã ou depois:

"À barca, à barca segura,
barca bem guarnecida,
à barca, à barca da vida!
Senhores que trabalhais
pola vida transitória,
memória , por Deus, memória
deste temeroso cais!
À barca, à barca, mortais,
Barca bem guarnecida,
à barca, à barca da vida!
Vigiai-vos, pecadores,
que, depois da sepultura,
neste rio está a ventura
de prazeres ou dolores!
À barca, à barca, senhores,
barca mui nobrecida,
à barca, à barca da vida!"
Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente

Ilustres Geocaches que aqui aportastes, sejais bem-vindos à Barca do Purgatório. Há tempos incontáveis que esta vossa humilde barca foi incumbida da mui nobre missão de fazer chegar às margens do paraíso as almas dos virtuosos.
Através das Eras do Homem vários foram os barqueiros que a conduziram a bom porto. Nos tempos Clássicos foi Caronte o timoneiro, que a troco de duas moedas, depositadas sobre os olhos dos que pereciam, transpunha as águas de Estige e Aqueronte e conduzia as suas almas ao reino imortal.
Mais tarde, no período em que as trevas reinaram sobre o Homem, mestre Vicente nomeou dois novos barqueiros, figuras divinas de mui nobre conta, que separavam o trigo do joio daqueles, entre aqueles que aportavam à outra vida. Com olhar perscrutante às almas dos aspirantes a tripulante, os encaminhavam, ora para a Barca Divina, que rumava ao reino dos Céus, ora para a Barca Mefistofélica, com destino às terras amaldiçoadas.

Eis-te pois aqui Geocacher, perante a Cache da Barca, com intentos de a poderes contabilizar entre os teus feitos neste desportos de heróis. Mas terás tu virtude sobeja para perfilar entre aqueles que inscreveram o seu nome nos perpétuos registos? Descobrir onde a mesma se esconde é condição fundamental mas não única. Requeremos que te apresentes perante os juízes do teu destino e partilhes as tuas desventuras na busca de tão ambicionado trofeu. Que contes ao que vens e como decorreu a tua demanda e assim serás digno de tão ambicionada distinção. Linguagens cifradas (TFTC) e telegráficas (Mais uma!) serão condenadas ao esquecimento e de ti não rezará a história.
Imagem

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #34 a segunda 27 mai 2013, 22:01 

NiSGeocaching Escreveu:Não me cabe a mim investigar as circunstâncias em que existem algumas caches irregulares, Mas que as há, e não são poucas, há.
Já vi outras em Lisboa e arredores, e também no Porto. Não são mais duas ou três.

É bem possível, mas lá está são irregularidades cometidas à posteriori e não no momento da publicação.

Seja como for, creio que seria interessante que o sistema alertasse os revisores quando houvesse alteração de coordenadas conflituosas :)

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #35 a segunda 27 mai 2013, 22:18 

Não é necessário. Há um sistema de alerta que funciona bem. É assim:

- há uma situação irregular, mas como ninguém se queixa e marcam found, ninguém levanta* o problema. Found é found. Incha, mais uma.
- quando a algum destes geocachers é identificada uma questão ele rapidamente saca do exemplo acima como defesa. Até então, não se passa nada.

É claramente uma questão que não precisa de alertas automáticos. Apenas de coluna vertebral e rectidão. :)

* há honrosas, mas raras excepções.

Sent from my iPhone using Tapatalk, mind the typos. Thank you.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Large
Large

Registado: segunda 26 abr 2010, 20:42

Mensagem Post: #36 a segunda 27 mai 2013, 22:34 

O unico caso que conheço de caches fisicas que não estão separadas por 160 metros é o Kit sobrevivencia na peninha e a feel the wind mas como são de 2004 e 2005 talvez as coisas fossem diferentes na altura.

Mas eu acho que em Lisboa cidade já não cabem mais caches já esta tudo lotado :lol:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #37 a segunda 27 mai 2013, 22:36 

Fire4me Escreveu:O unico caso que conheço de caches fisicas que não estão separadas por 160 metros é o Kit sobrevivencia na peninha e a feel the wind mas como são de 2004 e 2005 talvez as coisas fossem diferentes na altura.

Não fazia ideia, mas lá está, há um grande obstáculo natural entre as duas :)

Large
Large

Registado: terça 07 mai 2013, 19:14

Mensagem Post: #38 a segunda 27 mai 2013, 23:19 

Fire4me Escreveu:O unico caso que conheço de caches fisicas que não estão separadas por 160 metros é o Kit sobrevivencia na peninha e a feel the wind mas como são de 2004 e 2005 talvez as coisas fossem diferentes na altura.

Mas eu acho que em Lisboa cidade já não cabem mais caches já esta tudo lotado :lol:

Hoje a minha primeira cache foi publicada, por isso não é totalmente verdade. [:|]
Imagem Imagem

Small
Small

Registado: segunda 27 set 2010, 23:31

Mensagem Post: #39 a terça 28 mai 2013, 00:02 

Eu precisava de uma ajuda de como calcular a distancia entre uma cache que exite e o local onde pretendo colocar uma nova...

É que aqui na minha aldeia foi construido um jardim novo, e gostaria de por la uma, para as pessoas visitarem o local, no entanto há uma cache la ao pé, mas não sei calcular a distancia correcta..

cumps

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #40 a terça 28 mai 2013, 00:05 

nosfaratu Escreveu:Eu precisava de uma ajuda de como calcular a distancia entre uma cache que exite e o local onde pretendo colocar uma nova...

É que aqui na minha aldeia foi construido um jardim novo, e gostaria de por la uma, para as pessoas visitarem o local, no entanto há uma cache la ao pé, mas não sei calcular a distancia correcta..

cumps

A forma mais simples: Marcas no GPS as coordenadas da cache existente e deslocas-te para o local onde queres colocar a tua. Olhas para o GPS que te indica a distância a que estás da cache existente. Se estiveres a menos de 161 metros, arranja um esconderijo mais distante :)
AnteriorPróximo

Voltar para DÚVIDAS SOBRE GUIDELINES

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante