GPS - Proposta para desdobrar a votação

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Os GPS 2012 deveriam permitir votações independentes para as vertentes Local, Container e Aventura?

Sim
44
71%
Não
18
29%

Total de votos : 62

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #131 a quarta 09 jan 2013, 01:18 

Re: GPS - Proposta para desdobrar a votação

Olá Pessoal,

Já à um par de dias que estive para dar a minha opinião. Mas como ainda sou novato por aqui deixei o tópico crescer (e que bem que cresceu) para me poder ajudar a definir melhor a minha opinião. Ainda assim não consegui chegar a uma posição clara ou concreta. Isto também ilustra a validade das duas posições em debate!

Por um lado parece-me justo refinar a votação através da criação de categorias. Isto faz bastante sentido devido às particularidades de cada cache, já que o propósito dos owners é bastante variável de uma para outra, o que torna a experiência bastante singular e única, com alguma necessidade de enfatizar certa característica!

Porém, uma votação é um processo que pretende isso mesmo: Ordenar e hierarquizar de forma independente... Embora possa aceitar que sejam criadas novas categorias dentro da votação para além da categoria à "geral", pode também dar-se o caso de, como já foi dito, existirem caches cujo enquadramento numa categoria não seja consensual...Porque, por exemplo, podem reunir de tudo um pouco, o que obrigaria a uma análise subjectiva quando o que se pretende é objectivar uma escolha. Ou seja, a análise que acabamos por fazer de cada cache pode, involutariamente, fugir a uma categorização (mesmo estando bem feita).

Para além disso, se não se acautela o processo a montante, ou seja, a nomeação, as categorias podem também ficar desvirtuadas. Imaginemos (um cenário remoto e pouco provável, mas nunca se sabe): só são nomeadas caches cuja principal característica é a paisagem... Ou ainda, todas as nomeadas, à excepção de uma que é aventura, chegaram à fase final pelo container. Naturalmente que isto é praticamente impossível de suceder, mas pode desvirtuar o facto de se ter feito um processo de categorização face à ausência ou a uma reduzida representatividade...

Enfim, continuo sem conseguir assumir uma posição clara... Talvez o ideal fosse criar um sistema experimental para este ano e verificar até que ponto a desdobragem teria potencial (que tem, sem dúvidas, mas até que ponto funcionaria)... Eu participaria, mais não fosse para satisfazer a curiosidade! [:D]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #132 a quarta 09 jan 2013, 01:31 

Posição reflectida.
Só umas notas.

Mais uma vez repito que não pretendo mexer no sistema de nomeações que se tem revelado correcto. Selecciona algumas caches menos boas, mas todas as boas com um mínimo de massa crítica (founds) estão lá!

A minha proposta inicial foi melhorada com as contribuições que foram dadas primeiro com a sugestão de na página principal da votação apenas se categorizar as caches e a outra com a de remeter a votação por categorias para um complemento para quem o desejar em relação à votação principal.

É também importante clarificar que qualquer votação é sempre subjectiva e será perfeitamente possível (embora não completamente vulgar) que se queira votar numa cache que não se distinga particularmente em nenhuma das três categorias a votação. Isso não é grave. A votação principal seria completamente independente das categorias e respectivas votações...

Acho que a proposta em cima da mesa é bastante simples, o que julgo anula muitas das principais objeções à alteração proposta e que seria o de complicar o que actualmente é simples e funciona bem.

Por último. Acho que sim que este ano poderá ser um ano experimental e depois de analisados os resultados logo se verá se se mantêm ou não.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #133 a quarta 09 jan 2013, 02:10 

E porque não simplesmente experimentar:

Nomeadas (mesma forma).
Após as nomeadas escolhidas votar 3 vezes, uma para cada categoria?
Seria a mesma lista (as 365 caches) para todas as categorias e os votantes decidiam a ordem de votação mediante a categoria. Desta forma não haveria qualquer "mão" da parte do geopt. Seriam os votantes a decidir na altura do voto a categoria que queriam dar o maior valor a cada cache.

Na minha opinião, simples, sem complicações e sem possibilidade de suspeita ou de parcialidade.

Keep it simple ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #134 a quarta 09 jan 2013, 02:13 

WIMM Team Escreveu:Nomeadas (mesma forma).
Seria a mesma lista (as 365 caches) para todas as categorias e os votantes decidiam a ordem de votação mediante a categoria. Desta forma não haveria qualquer "mão" da parte do geopt. Seriam os votantes a decidir na altura do voto a categoria que queriam dar o maior valor a cada cache.

Na minha opinião, simples, sem complicações e sem possibilidade de suspeita ou de parcialidade.

Keep it simple ;)

Estamos a falar de 60 Vencedoras. Vamos fazer a Cerimónia de Entrega dos Prémios GPS tipo casamento cigano, a durar 3 dias? [:P]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #135 a quarta 09 jan 2013, 03:37 

prodrive Escreveu:
WIMM Team Escreveu:Nomeadas (mesma forma).

Keep it simple ;)

Estamos a falar de 60 Vencedoras. Vamos fazer a Cerimónia de Entrega dos Prémios GPS tipo casamento cigano, a durar 3 dias? [:P]

Eu não concordo por outra razão. Estou de acordo em quem diz que nem todas as caches em que se quer votar entram numa das três categorias.
Além disso e apesar que não complicaria muito "obrigar" a votar três vezes, acho preferível manter a votação principal indepedente com uma votação e a categorização das caches e as votações por categoria para quem o quiser (vão querer todos, mas é isso que temos de provar ao Prodrive...).

As votações mantêm-se à mesma "simples, sem complicações e sem possibilidade de suspeita ou de parcialidade.".
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 29 abr 2010, 22:50

Mensagem Post: #136 a quarta 09 jan 2013, 03:52 

jasafara Escreveu:
Team Marretas Escreveu:... demonstrada que está a idoniedade actual na obtenção das nomeadas...

Mais uma vez [xx(] [:-(] [(8)] [B)] :? :o :shock: :roll:

Isto não tem nada a ver com regras de nomeação!

desculpem gritar, mas pelos vistos é preciso :)

Estamos a dizer o mesmo mas em línguas diferentes... Percebi isso pelo desenvolvimento da tua conversa com o António dos WIMM Team..

Sigam mais opiniões...

Enviado do telemóvel porque me dava mais jeito!!!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #137 a quarta 09 jan 2013, 04:15 

Só para relembrar qual é a proposta actual, tendo em conta os diferentes contributos que permitiram melhorar a original.

:arrow: As nomeações decorrerão como até aqui, num processo completamente algoritmico.

:arrow: A votação principal decorrerá como até aqui, com uma heararquização de até metade das caches encontradas para efeitos de votação nacional e distrital.

:arrow: Será possível caracterizar a TOTALIDADE das caches encontradas pelas três categorias Local, Container, Aventura/Enredo/Adrenalina .
Cada cache poderá ter de zero a três picos, sendo que o não ter nenhum, não significa que não possa ser votada na votação principal.

:arrow: Haverá no final da votação principal e para quem o deseje a possibilidade de uma votação por categorias. A essa votação serão presentes apenas as caches que em cada categoria tiverem sido picadas.

:arrow: A edição de 2012, será uma edição experimental para teste do modelo. A divulgação ou não das votações por categoria será condicionada, à decisão da admin do Geopt.

Com esta última ressalva que eu também já tinha aceito em resposta ao post do Cacheight, a minha proposta está em princípio aceite pela exma Adminstração.
O Prodrive como responsável primeiro pela ideia e organização dos prémios GPS depois dirá alguma coisa. Daqui a dois dias, que agora está quase a apanhar o avião para Frankfurt :)

Até lá, suspendo aqui o debate deste assunto, agradecendo aos 57 utilizadores que votaram até agora (a votação não tem data de fim pelo que se quiserem podem continuar a votar)
Estou convencido de que o que mereceu o apoio de uma significativa maioria, será uma boa aposta e um valor acrescentado aos prémios GPS.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #138 a quarta 09 jan 2013, 07:56 

Gustavo, não tenho nada contra casamentos ciganos, já fui a um e realmente é difícil superar uma festa daquelas ;)

Relativamente a existirem 60 prémios... Pois... Não vejo grande mal, afinal só foram publicadas este ano quase 8400 caches diferentes. Menos de 1% de caches premiadas, não vejo mesmo o exagero. ;)

PS: Venha o Bagde Top 1000 favoritas, vale a pena acreditem :) :P

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #139 a sábado 12 jan 2013, 02:17 

WIMM Team Escreveu:Gustavo, não tenho nada contra casamentos ciganos, já fui a um e realmente é difícil superar uma festa daquelas ;)

Relativamente a existirem 60 prémios... Pois... Não vejo grande mal, afinal só foram publicadas este ano quase 8400 caches diferentes. Menos de 1% de caches premiadas, não vejo mesmo o exagero. ;)

PS: Venha o Bagde Top 1000 favoritas, vale a pena acreditem :) :P

Eu também nunca fui a nenhum casamento cigano, mas já fui a uma Cerimónia de Entrega dos Prémios GPS e tenho uma vaga ideia de como ambos funcionam. Não me parecem compatíveis :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #140 a terça 15 jan 2013, 19:21 

jasafara Escreveu:Só para relembrar qual é a proposta actual, tendo em conta os diferentes contributos que permitiram melhorar a original.

:arrow: As nomeações decorrerão como até aqui, num processo completamente algoritmico.

:arrow: A votação principal decorrerá como até aqui, com uma heararquização de até metade das caches encontradas para efeitos de votação nacional e distrital.

:arrow: Será possível caracterizar a TOTALIDADE das caches encontradas pelas três categorias Local, Container, Aventura/Enredo/Adrenalina .
Cada cache poderá ter de zero a três picos, sendo que o não ter nenhum, não significa que não possa ser votada na votação principal.

:arrow: Haverá no final da votação principal e para quem o deseje a possibilidade de uma votação por categorias. A essa votação serão presentes apenas as caches que em cada categoria tiverem sido picadas.

:arrow: A edição de 2012, será uma edição experimental para teste do modelo. A divulgação ou não das votações por categoria será condicionada, à decisão da admin do Geopt.

Com esta última ressalva que eu também já tinha aceito em resposta ao post do Cacheight, a minha proposta está em princípio aceite pela exma Adminstração.
O Prodrive como responsável primeiro pela ideia e organização dos prémios GPS depois dirá alguma coisa. Daqui a dois dias, que agora está quase a apanhar o avião para Frankfurt :)

Até lá, suspendo aqui o debate deste assunto, agradecendo aos 57 utilizadores que votaram até agora (a votação não tem data de fim pelo que se quiserem podem continuar a votar)
Estou convencido de que o que mereceu o apoio de uma significativa maioria, será uma boa aposta e um valor acrescentado aos prémios GPS.

Para que esta proposta possa ser analisada convenientemente, precisamos que nos façam chegar um protótipo de como seria o Boletim de Voto e o texto exacto das Instruções de Voto.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes