TB
Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24
Re: GPS - Proposta para desdobrar a votação
Já à um par de dias que estive para dar a minha opinião. Mas como ainda sou novato por aqui deixei o tópico crescer (e que bem que cresceu) para me poder ajudar a definir melhor a minha opinião. Ainda assim não consegui chegar a uma posição clara ou concreta. Isto também ilustra a validade das duas posições em debate!
Por um lado parece-me justo refinar a votação através da criação de categorias. Isto faz bastante sentido devido às particularidades de cada cache, já que o propósito dos owners é bastante variável de uma para outra, o que torna a experiência bastante singular e única, com alguma necessidade de enfatizar certa característica!
Porém, uma votação é um processo que pretende isso mesmo: Ordenar e hierarquizar de forma independente... Embora possa aceitar que sejam criadas novas categorias dentro da votação para além da categoria à "geral", pode também dar-se o caso de, como já foi dito, existirem caches cujo enquadramento numa categoria não seja consensual...Porque, por exemplo, podem reunir de tudo um pouco, o que obrigaria a uma análise subjectiva quando o que se pretende é objectivar uma escolha. Ou seja, a análise que acabamos por fazer de cada cache pode, involutariamente, fugir a uma categorização (mesmo estando bem feita).
Para além disso, se não se acautela o processo a montante, ou seja, a nomeação, as categorias podem também ficar desvirtuadas. Imaginemos (um cenário remoto e pouco provável, mas nunca se sabe): só são nomeadas caches cuja principal característica é a paisagem... Ou ainda, todas as nomeadas, à excepção de uma que é aventura, chegaram à fase final pelo container. Naturalmente que isto é praticamente impossível de suceder, mas pode desvirtuar o facto de se ter feito um processo de categorização face à ausência ou a uma reduzida representatividade...
Enfim, continuo sem conseguir assumir uma posição clara... Talvez o ideal fosse criar um sistema experimental para este ano e verificar até que ponto a desdobragem teria potencial (que tem, sem dúvidas, mas até que ponto funcionaria)... Eu participaria, mais não fosse para satisfazer a curiosidade!