GPS - Proposta para desdobrar a votação

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Os GPS 2012 deveriam permitir votações independentes para as vertentes Local, Container e Aventura?

Sim
44
71%
Não
18
29%

Total de votos : 62

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #101 a segunda 07 jan 2013, 21:11 

Re: GPS - Proposta para desdobrar a votação

Belo canto dos Lusíadas. E agora desemparem a loja, ali para o lado :)
Mas uma nota só para referir que é preciso muito mais capacidades cognitivas para ler e perceber os Lusíadas do que para classificar caches [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 29 abr 2010, 22:50

Mensagem Post: #102 a terça 08 jan 2013, 03:12 

Consigo perceber a ideia do Jasafara e inclusive a mesma já tinha sido falada noutro topico dos Prémios GPS, pelo Antonio dos WIMM Team, depois de uma conversa de café entre vários geocachers... Concordo com quem diz que a votaçao ainda mais esmiuçada iria complicar e afastar vários votantes, no entanto votei sim e passo a explicar porquê...

Para alem do voto, poderia existir, no boletim, em frente a cada cache nomeada três colunas, em que bastaria colocar um visto, ou algo do genero, sendo que uma das colunas seria para aventura/enredo, outra para local e outra para container...
Ao votar naquela cache, assinalaria a razão do meu voto, que poderia ser desde apenas um dos campos à totalidade dos três. Isto permitiria varios pontos:
-Não iria alterar em nada o sistema de voto actual
-Permitiria a analise estatistica relativamente a estes três factores no universo das caches nomeadas..
- Permitiria ao proprio votante, no momento do seu voto, reflectir sobre as razoes que o levaram a votar naquelas caches e desse modo analisar a sua propria votacao e decidir-se nalguma indecisao de ultima hora...

Penso que este seria o metodo mais harmonioso para satisfazer gregos e troianos...

A tentativa de querer destacar, por exemplo, caches natura numa zona de containers engenhosos, acaba sempre por ser deturpada, numa analise mais aprofundada, pelo maior numero de visitas de umas em relação a outras.

Penso que a ideia acima referida permitiria, de una forma mera estatistica, perceber quais as caches mais votadas a nivel distrital e nacional a nivel de cada um dos factores e dessa forma dar-lhes igualmente esse destaque, sem estarmos a colocar mao humana na selecçao das caches nomeadas a votaçao, mantendo dessa forma a integridade e idoniedade da votaçao, sem que ninguem possa acusar ninguem de analises incorrectas de criterios para uma cache pertencer a um dos subgrupos...

Enviado do telemóvel porque me dava mais jeito!!!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #103 a terça 08 jan 2013, 10:11 

@TeamMarretas, bela reflexão que desenvolve argumentativamente a já colocada pelo @MightyReek.Estariamos a falar numa caracterização das caches e não numa votação baseada nessa caracterização.
Como já disse é melhor do que nada. No entanto não me satisfaz e continuo a achar que é possível agradar a gregos e troianos conciliando as duas coisas.
Assim aqui fica uma proposta que procura conciliar a tua proposta com a do Rui, com a minha e com as dos que consideram que o sistema actual é perfeito, simples e não se deve mexer.

:arrow: A votação principal decorria como até agora com uma heararquização de até metade das caches encontradas para efeitos de votação nacional e distrital.
:arrow: Seria possível caracterizar a TOTALIDADE das caches encontradas pelas três categorias Local, Container, Aventura/Enredo (e concordo que se acrescente isto à Aventura). Cada cache poderia ter de zero a três picos, sendo que era importante publicitar que não tem mesmo de ter nenhum senão se destacar especialmente em nenhum deste factores e que isso não é razão para que não seja eventualmente votada.
:arrow: Mantinha-se a possibilidade de uma votação alargada para quem o pretendesse. A essa votação seriam presentes apenas as caches que em cada categoria tivessem sido picadas.

E agora o meu justificativo (ou para já apenas provocação para reflexão) em resposta à tua opinão abaixo, com que não concordo

A tentativa de querer destacar, por exemplo, caches natura numa zona de containers engenhosos, acaba sempre por ser deturpada, numa analise mais aprofundada, pelo maior numero de visitas de umas em relação a outras.

Penso que a ideia acima referida permitiria, de una forma mera estatistica, perceber quais as caches mais votadas a nivel distrital e nacional a nivel de cada um dos factores e dessa forma dar-lhes igualmente esse destaque, sem estarmos a colocar mao humana na selecçao das caches nomeadas a votaçao, mantendo dessa forma a integridade e idoniedade da votaçao, sem que ninguem possa acusar ninguem de analises incorrectas de criterios para uma cache pertencer a um dos subgrupos...
(bolds meus)
Na minha opinião as votações por categoria, são MUITO menos "deturpadas" no que a votação global pelo facto de as caches terem poucas visitas. Pensem disto e depois voltamos a falar ;)

Gostava de voltar a ler a opinião do Gustavo e do João sobre estes últimos desenvolvimentos.
A votação principal, mantinha-se TAL e QUAL como até aqui. A caracterização e eventuais votações adicionais seriam muito pouco intrusivas e opcionais.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #104 a terça 08 jan 2013, 10:39 

Sem querer estar a condicionar futuras intervenções e opiniões, acho que neste momento e no ambito em que este tópico foi aberto era importante debater-se três questões.

:arrow: Os que defenderam o não por o sistema proposto ser complexo, dizerem se acham se a mera possibilidade de caracterização opcional das caches feitas com de zero a três picos já é suficientemente simples, para que a aceitem. Sendo que por aí a informação retirada é meramente auxiliar para se ter uma ideia das caracteristicas em que a cache se destaca.

:arrow: Os que defenderam o não por o sistema proposto ser complexo, se acham que no final haver a opção, para que quem o pretenda e fora do quadro principal de votação, de continuar para uma votação por categoria tornaria o sistema menos simples e se afastaria quem tem mais dificuldades de racciocínio.

:arrow: Até que ponto é que votações por categoria podem ser mais ou menos fiáveis que a votação global.

Orientei as duas primeiras questões para quem defendeu o não, porque quem defendeu o sim, só pode ver com agrado os complementos que foram surgindo.

A simples caracterização das caches é melhor do que nada
A separação da votação do corpo principal, não é significativa para quem tiver interssado em votar nas categorias e não afasta quem queira manter a sua votação nos modos simples das votações anteriores. E isso embora eu ache que a grande dificuldade das votações GPS é mesmo a herrquização única de metade das caches, misturando diferentes experimentações...Mesmo para quem defende a votação simples e como o Team Marretas disse, os picos podem ajudar à votação...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #105 a terça 08 jan 2013, 10:41 

Há mais um factor a ponderar... o factor Trabalho, nomeadamente (julgo eu) do GreenMan... sendo que se na opinião dele não se deve ou necessita alterar seja o que for, não poderia, nem deveria, ser algo que acarretasse (muito) mais trabalho para desenvolver.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #106 a terça 08 jan 2013, 10:47 

RuiJSDuarte Escreveu:Há mais um factor a ponderar... o factor Trabalho, nomeadamente (julgo eu) do GreenMan... sendo que se na opinião dele não se deve ou necessita alterar seja o que for, não poderia, nem deveria, ser algo que acarretasse (muito) mais trabalho para desenvolver.

Mas isso é claro. Trabalho e Vontade. Se ele não quiser nada feito.
Mas estou convencido pelo que conheço dele, que há uma coisa que ele não se "atreverá" a dizer....Que o sistema proposto é complicado de implementar. Em relação a coisas que já fez isto é uma brincadeira de crianças ;) (e pronto está condicionada a resposta [:D])
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #107 a terça 08 jan 2013, 10:50 

Mas e mesmo assim, deixa-me dar a minha opinião. Mesmo que desse um "razoável" trabalho, eu pessoalmente continuaria a fazer a proposta, como uma evolução importante de uma iniciativa que durante uma parte importante do ano (para não dizer o ano todo) mobiliza muitos owners, finders e votantes.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #108 a terça 08 jan 2013, 10:58 

quanto a isso não tenham problemas... se por alguma razão se decidir que é para implementar algo, mesmo que não concorde, tratarei de o fazer da melhor forma possível, no tempo que me for possível.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #109 a terça 08 jan 2013, 11:32 

Sem que tu e o Gustavo não fiquem convencidos que no mínimo não há desvantagens em relação ao modelo anterior, não vale a pena implementar nada ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #110 a terça 08 jan 2013, 12:11 

Votei sim acho importante a diferenciação pelos 3 vectores.
ImagemImagemImagem
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes