GPS - Proposta para desdobrar a votação

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Os GPS 2012 deveriam permitir votações independentes para as vertentes Local, Container e Aventura?

Sim
44
71%
Não
18
29%

Total de votos : 62

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a domingo 06 jan 2013, 20:24 

GPS - Proposta para desdobrar a votação

Nos prémios GPS 2011, apenas 11 das 20 caches vencedoras se podem considerar caches natura, as outras venceram pelos containers, pela aventura ou pela história associada.

Parece altamente contraditório com o resultado desta votação.

A tendência para 2012 será mais do mesmo, com as muitas caches hiperfavoritizadas do helderjust e o mais recente mega sucesso do GPN.

Assim cada vez a "essência" do Geocaching, para muitos, ou seja aquelas caches natura, de caminhada que nos levam a conhecer locais inscríveis tem menos condições para ganhar o que quer que seja...

Eu como apreciador de caches nas três vertentes Local e/ou Container e/ou Aventura, sinto-me altamente limitado nas votações a só poder hierarquizar as caches sem as poder votar diferentemente por estes factores.
Ou seja eu não quero que o dar a máxima pontuação a uma cache pela Aventura ou pelo Container, me impeça de fazer o mesmo a outra pelo Local!

Gostava de saber se existe massa crítica para se reivindicar junto à admnistração do Geopt, especificamente junto do Gustavo / João para que se possam votar as caches de forma independente por estes três factores.

A minha proposta seria aplicar-se isso aos prémios GPS 2012 e dependendo da aceitação/resultado, voltar a dinamizar a proposta Qualidade de uma Cache - O método perfeito!.

Importante : A ideia não é complicar a votação, apenas permitir que numa única passagem se classificassem as caches que se quissessem nas três vertentes.
Quem não o quissesse fazer poderia à mesma votar de forma indistinta como fazia nos prémios GPS anteriores,

Adenda: Acrescentada proposta do Rui, que julgo tira os argumentos a quem defende que esta proposta complicaria a votação.

RuiJSDuarte Escreveu:Agora, se no final do menu principal... cá em baixo... escondido... :) existir uma frase que diga "Obrigado por votares nos Prémios GPS. Queres alongar-te mais na tua votação? Temos o desafio certo para ti!" e essa frase tiver um link que me leve para uma página que me permita fazer o que o Jasafara propõe, CLARO que vou ser cliente. O que farão com esses dados depois é com vocês mas será sempre interessante, principalmente, se pelo menos este ano isso não contar os prémios propriamente ditos. Vê-se os resultados, analisa-se, divulga-se e logo se vê.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #2 a domingo 06 jan 2013, 20:30 

Re: GPS - Proposta para desdobrar a votação

responde-me só a uma pergunta... como fazes a distinção entre os tipos de caches? a minha opinião é que com esta distinção, estamos a meter mão humana numa selecção que se quer o mais matemática possível para evitar confusões...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a domingo 06 jan 2013, 20:38 

hulkman Escreveu:responde-me só a uma pergunta... como fazes a distinção entre os tipos de caches? a minha opinião é que com esta distinção, estamos a meter mão humana numa selecção que se quer o mais matemática possível para evitar confusões...

A minha proposta é para a votação e não para as nomeações....
Para as nomeações mantinha-se tudo igual ;)
Depois quando votavas as caches é que as podias hierarquizar de forma diferentes em quatro votações:

:arrow: Melhor Cache 2012
:arrow: Melhor Cache Local 2012
:arrow: Melhor Cache Container 2012
:arrow: Melhor Cache Aventura 2012

Quem não se quiser estar a preocupar ou achar que não faz sentido separar as votações votava só para a Melhor Cache 2012 como nas votações anteriores. Quem quiser perder um bocadinho mais de tempo, tinha as outras opções...

Vá lá! Esta votação, permite a alteração do sentido de voto. Altera lá o teu [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a domingo 06 jan 2013, 20:49 

e quando achas que vão surgir as propostas para a melhor cache de praias, melhor cache de montanha, melhor cache num caixote do lixo, melhor cache da freguesia de São Sebastião da Pedreira? Estou a exagerar, mas achas mesmo que isto não leva a outras paragens?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a domingo 06 jan 2013, 20:51 

e outra coisa... haveria também vencedores distritais de cada uma dessas categorias? Se sim é um granel que não se entende... se não é uma injustiça, não?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a domingo 06 jan 2013, 20:58 

hulkman Escreveu:e quando achas que vão surgir as propostas para a melhor cache de praias, melhor cache de montanha, melhor cache num caixote do lixo, melhor cache da freguesia de São Sebastião da Pedreira? Estou a exagerar, mas achas mesmo que isto não leva a outras paragens?

Depende de se implementarem apenas propostas que façam sentido, como esta [:D]
Fora de brincadeiras. Não concordas que estes são os três vectores principais na apreciação de uma cache?
Isto sem entrar em considerações mais subjectivas como estares mais bem disposto ou mais bem acompanhado na visita a uma cache do que a outra...

Poderia haver umas afinações e adicionar ao Container, a história, a qualidade da listing, etc. e à Aventura, a dificuldade técnica/adrenalina, mas grosso modo parece-me que são três vectores aplicáveis a QUALQUER cache, e não como os exemplos que dás, categorias muito específicas, próprias de badges...

Repito. Ninguém era obrigado a votar nas três vertentes, embora ache que até que torna o raciocínio mais fácil comparar caches em vertentes semelhantes e não estar a hierarquizar uma GreenShades, com uma Rose! ou com uma Casa Mistério...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a domingo 06 jan 2013, 21:03 

hulkman Escreveu:e outra coisa... haveria também vencedores distritais de cada uma dessas categorias? Se sim é um granel que não se entende... se não é uma injustiça, não?

Eu não estava a querer voltar à minha proposta do ano passado de separar a votação nacional das distritais, mas se fizeres muita questão... :)
Mas sem isso não sei porque seria um granel que não se entende...São precisas 4x mais medalhas? Arranjam-se medalhas mais baratinhas ou então poder-se-ia definir que só seriam atribuidas medalhas se fosse atingida uma votação mínima...
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: sábado 29 out 2011, 01:22

Mensagem Post: #8 a domingo 06 jan 2013, 21:19 

Acabámos de votar no "Sim".

Porque realmente já sentimos dificuldade em hierarquizar um container normal num local lindíssimo em comparação com um container fabuloso num local normal.

Large
Large

Registado: segunda 17 dez 2012, 23:26

Mensagem Post: #9 a domingo 06 jan 2013, 21:24 

jasafara Escreveu:
:arrow: Melhor Cache 2012
:arrow: Melhor Cache Local 2012
:arrow: Melhor Cache Container 2012
:arrow: Melhor Cache Aventura 2012

Acho uma excelente ideia!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a domingo 06 jan 2013, 21:33 

E agora um bocado de campanha.
Caros elementos do GeoRibatejo. Não pretendo com esta proposta por mínimamente em risco a vitória do helderjust nos GPS 2012!
Antes pelo contrário! O aparecimento da letterbox do GPN muito perto do final do ano, põe essa vitória em risco! Com a separação, a componente container pelo menos está garantida!
Mantem-se também a votação para a melhor Cache 2012. Por mim e completando o raciocínio, poderia ficar ao critério de cada um só votar aí, votar aí de forma completaemnte independente das outras categorias, ou só votar nas categorias e indicar que o voto para a votação geral seria a média das suas votações para as categorias (de forma simples ou indicando a percentagem de peso que quer dar a cada uma)

Por exemplo:

Cache A na categoria Local : 40 votos
Cache A na categoria Container : 10 votos
Cache A na categoria Aventura : 26 votos

Votação para a cache A como um todo de forma simples : (40+10+26)/3 = 25 votos

Agora com pesos

Local : 60%
Container : 10% (ok aí no Ribatejo pode ser 90% [:D])
Aventura : 30%

Votação para a cache A como um todo de forma ponderada : ((40*0.6)+(10*0.1)+(26*0.3)) = 33 votos

Será que assim, cada um não ponderaria mais, ao que dá mais importância e daí não sairia uma votação única hierarquizada da forma mais "ciêntifica"?
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes