Quando fiz a minha
primeira intervenção neste tópico a apontar responsabilidades "morais" não era de todo minha intenção estar aqui uns dias depois a dar a minha opinião sobre a responsabilidade material dos graffitis, mas como as coisas evoluíram nessa direcção não me esquivo a o fazer...
A minha primeira intervenção, era no sentido que embora uma situação como a apresentada apontar como principal suspeito os owners, não havia nada que de forma segura o permitisse afirmar. E o presunção de inocência, acho que é um bom princípio.
Assim procurei, mais do que identificar o culpado o de propôr uma solução para limpar os rabiscos. Achei que se o owner fosse inocente seria justo dar-se-lhe uma mão a ajudar e que se fosse culpado sem se o poder provar seria uma forma de pelo menos tentar salvar a face limpado o que tinha provocado. Foi uma ideia bem recebida e entretanto houve a
primeira intervenção do owner, a negar a autoria o que não era novidade, mas a indiciar a vontade de proceder a limpezas (o que aparentemente tem acontecido) e que para todos os efeitos tinha sido o principal objectivo da minha intervenção. Esta sequência de posts (em que se procurou evitar as responsabilidades materiais) para mim acabou
com o do Hugo que na certeza que tinha da responsabilidade dos graffitis achou a ideia absurda. Ainda houve mais alguns posts desagradáveis e muito pouco construtivos que para mim acabam com a observação avisada que qualquer geocacher ou revisor
poderia ter dado.
Mas aí os FTF's de algumas caches e nomeadamente da #36,
colocam um post que muda um bocado a abordagem ao problema.
Isso já tinha sido referido
quase ao princípio, mas sem a concretização desta foto que pela palavra dos mesmos comprovaria que os graffit's já lá estariam poucas horas depois da publicação da cache.

O Hugo mais uma vez não tem dúvidas, indica a forma de se provar que a foto é da noite do FTF e aponta o culpado.
Na sequência, eu estando convencido que ele mais do que apontar a forma de ver a data na foto original, tinha visto a data na foto publicada (o que tendo sido publicada antes de ele ter dado a dica, garantia a quase 100% que não teria havido nenhuma adulteração) e embora tenha descordado da forma, concordei que
"que dificilmente poderá haver uma explicação para o sucedido diferente desta...", ou seja da culpabilidade dos owners.
Mas nunca me atreveria a afirmá-lo,porque embora a probabilidade fosse muito reduzida poderia sempre haver uma conjugação de factores que poderia apontar para uma situação diferente dessa...
Uma por exemplo seria que a responsabilidade seria de algum dos membros do GeoesteGang mas sem o conhecimento do leader...Pouco provável mas não impossível.
Mas a coisa mudou de figura quando na sequência de
uma nota que deixei na cache #01, o owner (André Santos) me contacta a agradecer e a dar-me a sua visão dos factos sobre a questão dos graffit's.
O mail era extenso e cordial, mas com pouco sumo para o essencial. Assim a minha resposta foi
Boa tarde Santos
Obrigado pelo mail. Mas a menos que consigam explicar como é que foi possivel fazerem o grafitti entre a publicação e o FTF, é complicado não parecer evidente que foram vós a fazê-los...
Se forem convicentes serei o primeiro como fui no inicio (antes de me aperceber deste curto intervalo entre a publicação e o FTF) a dar-vos o principio da duvida...
Jasafara
Na sequência mais um extenso mail de que apenas revelo três parágrafos, porque para mim são essenciais e levaram a questão para outro plano...
...Nós temos fotos cedidas pelo Jorge CT1FMX, e pelo Pedro TIGER_1973, dos locais onde agora existem os tais graffitis, tiradas nessa mesma noite, e não havia lá nenhuma pintura !!!
Conclusão, as fotos apresentadas pelo team (Andrea&Telmo) não são verdadeiras, !!! ou seja, elas são verdadeiras, não são é do dia do arranque do GeoPT Ramalhal , como eles dizem!!!
Pois eles fizeram ai um FTF, … mas passando alguns minutos, o CT1FMX e o TIGER_1973, também lá estiveram e fizeram um STF… e não havia pinturas !!! OK!!...
embora isto me tenha sido transmitido por PM, não tenho nenhuma dúvida em aqui o transcrever, porque começa com uma informação que não tem nada de mais e tira daí as conclusões lógicas no caso da afirmação ser verdadeira.
Ou seja se até aqui, poderiam haver suspeitas mais ou menos fortes, mais ou menos convictas, mas dificilmente haver qualquer prova para retirar uma conclusão definitiva e no limite até poderia não estar ninguém a mentir, com esta afirmação ficou claro que alguém estava a mentir convicta e repetitivamente.
Ou eram os FTF's, ou os STF's e/ou o Owner...