Geografitti??

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #101 a quarta 12 dez 2012, 18:46 

Re: Geografitti??

Lá pelas 23h, apresento o "relatório" das minhas investigações. Serão o mais objectivas possíveis. Por isso só me irei basear em factos e não em suposições...
Se alguém achar que tem mais algum facto relevante para o único ponto relevante "O graffiti da Fonte do Carvalheiro já lá estava ou não quando do FTF" e se o entender divulgar, que o diga aqui ou por PM para mim.
Uma coisa é certa. Alguém está a mentir descaradamente...Os FTF, os STF e/ou o Owner.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #102 a quinta 13 dez 2012, 01:45 

Quando fiz a minha primeira intervenção neste tópico a apontar responsabilidades "morais" não era de todo minha intenção estar aqui uns dias depois a dar a minha opinião sobre a responsabilidade material dos graffitis, mas como as coisas evoluíram nessa direcção não me esquivo a o fazer...

A minha primeira intervenção, era no sentido que embora uma situação como a apresentada apontar como principal suspeito os owners, não havia nada que de forma segura o permitisse afirmar. E o presunção de inocência, acho que é um bom princípio.

Assim procurei, mais do que identificar o culpado o de propôr uma solução para limpar os rabiscos. Achei que se o owner fosse inocente seria justo dar-se-lhe uma mão a ajudar e que se fosse culpado sem se o poder provar seria uma forma de pelo menos tentar salvar a face limpado o que tinha provocado. Foi uma ideia bem recebida e entretanto houve a primeira intervenção do owner, a negar a autoria o que não era novidade, mas a indiciar a vontade de proceder a limpezas (o que aparentemente tem acontecido) e que para todos os efeitos tinha sido o principal objectivo da minha intervenção. Esta sequência de posts (em que se procurou evitar as responsabilidades materiais) para mim acabou com o do Hugo que na certeza que tinha da responsabilidade dos graffitis achou a ideia absurda. Ainda houve mais alguns posts desagradáveis e muito pouco construtivos que para mim acabam com a observação avisada que qualquer geocacher ou revisor poderia ter dado.

Mas aí os FTF's de algumas caches e nomeadamente da #36, colocam um post que muda um bocado a abordagem ao problema.

Isso já tinha sido referido quase ao princípio, mas sem a concretização desta foto que pela palavra dos mesmos comprovaria que os graffit's já lá estariam poucas horas depois da publicação da cache.

Imagem

O Hugo mais uma vez não tem dúvidas, indica a forma de se provar que a foto é da noite do FTF e aponta o culpado.

Na sequência, eu estando convencido que ele mais do que apontar a forma de ver a data na foto original, tinha visto a data na foto publicada (o que tendo sido publicada antes de ele ter dado a dica, garantia a quase 100% que não teria havido nenhuma adulteração) e embora tenha descordado da forma, concordei que "que dificilmente poderá haver uma explicação para o sucedido diferente desta...", ou seja da culpabilidade dos owners.
Mas nunca me atreveria a afirmá-lo,porque embora a probabilidade fosse muito reduzida poderia sempre haver uma conjugação de factores que poderia apontar para uma situação diferente dessa...
Uma por exemplo seria que a responsabilidade seria de algum dos membros do GeoesteGang mas sem o conhecimento do leader...Pouco provável mas não impossível.

Mas a coisa mudou de figura quando na sequência de uma nota que deixei na cache #01, o owner (André Santos) me contacta a agradecer e a dar-me a sua visão dos factos sobre a questão dos graffit's.
O mail era extenso e cordial, mas com pouco sumo para o essencial. Assim a minha resposta foi

Boa tarde Santos

Obrigado pelo mail. Mas a menos que consigam explicar como é que foi possivel fazerem o grafitti entre a publicação e o FTF, é complicado não parecer evidente que foram vós a fazê-los...
Se forem convicentes serei o primeiro como fui no inicio (antes de me aperceber deste curto intervalo entre a publicação e o FTF) a dar-vos o principio da duvida...
Jasafara

Na sequência mais um extenso mail de que apenas revelo três parágrafos, porque para mim são essenciais e levaram a questão para outro plano...

...Nós temos fotos cedidas pelo Jorge CT1FMX, e pelo Pedro TIGER_1973, dos locais onde agora existem os tais graffitis, tiradas nessa mesma noite, e não havia lá nenhuma pintura !!!
Conclusão, as fotos apresentadas pelo team (Andrea&Telmo) não são verdadeiras, !!! ou seja, elas são verdadeiras, não são é do dia do arranque do GeoPT Ramalhal , como eles dizem!!!
Pois eles fizeram ai um FTF, … mas passando alguns minutos, o CT1FMX e o TIGER_1973, também lá estiveram e fizeram um STF… e não havia pinturas !!! OK!!...

embora isto me tenha sido transmitido por PM, não tenho nenhuma dúvida em aqui o transcrever, porque começa com uma informação que não tem nada de mais e tira daí as conclusões lógicas no caso da afirmação ser verdadeira.

Ou seja se até aqui, poderiam haver suspeitas mais ou menos fortes, mais ou menos convictas, mas dificilmente haver qualquer prova para retirar uma conclusão definitiva e no limite até poderia não estar ninguém a mentir, com esta afirmação ficou claro que alguém estava a mentir convicta e repetitivamente.

Ou eram os FTF's, ou os STF's e/ou o Owner...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #103 a quinta 13 dez 2012, 02:28 

Mais uma data de posts, não minimamente relevantes para a questão, com pelo meio a confusão entre os Santos. O Jorge Santos que fez o STF e André Santos, leader do GeoesteGang. Não seria preciso a explicação deste último, para que seja fácil perceber que não são a mesma pessoa (embora a confusão da identificação do Google +) e que embora costumem cachar juntos o Jorge não é membro do grupo. Mas tudo isto completamente irrelevante, fora o facto de ser preciso muito cuidado antes de tirar conclusões que até podem parecer lógicas...

Só nessa altura é que percebo que o que o Hugo disse não foi baseado do que ele tinha visto na foto publicada. Mas na altura ainda acreditei que não tinha sido uma questão de fé, mas que a foto teria sido publicada, entretanto apagada pelo owner (como fez com outras) e que lhe tendo tido acesso tinha visto a data...

Eu como sou mais como S.Tomás e depois de um bocado a saca-rolhas, ter ficado com a certeza que a minha dedução do parágrafo anterior estava correcta, solicitei ao Andreia.Telmo que "lesse" a foto original. Na sequência ele publica aqui um resultado perfeitamente compatível com a hora que tinha sido avançada, enquanto por troca de PM me confirma que essa foto nunca tinha chegado a ser publicada. Isso por um lado fez-me perceber que o Hugo tinha feito as suas conclusões mesmo baseado na fé e que por outro lado, por muito simpáticos que tenham sido todos os mails trocados com o Telmo sempre com rápida resposta, a probabilidade da data da foto ter sido alterada já não era próximo de zero. Não que eu ache que o tenha sido, que não acho, mas em teoria...

E foi só por isso é que apenas agora estou aqui a escrever isto depois de na sequência de mais alguns mails com o André Santos que não iam ao fundo da questão, hoje de manhã ter pedido pelo terceira vez

Bom dia André Santos

Mais uma vez agradeço o seu mail.
Não conheço nenhuma das partes desta questão. Para mim a única questão que está clara é que alguém está a mentir descaradamente e dentro dos possíveis farei os possíveis para tentar identificar e denunciar quem.

Neste momento a única questão relevante e que confronta directamente a vossa palavra contra a dos FTF da cache #36 é muito simples.
Eles dizem que a pintura já estava lá na altura e tiraram uma foto já divulgada.
Vocês garantem que os vossos amigos que fizeram o STF têm fotos sem a pintura.
Têm de compreender que para quem está de fora e na ausência do aparecimento dessas fotos, nem de uma explicação plausível para o comentário do log do STF que não parece nada desmentir a ideia de que lá estava a pintura, a conclusão que se tira não vos pode ser favorável.
Pareceria simples que vós, no fórum ou por meu intermédio, esclarecessem isso o mais rápidamente possível.
Dizes que as fotos podem ser falsificadas...Pois podem, mas isso seria mais natural de acontecer em fotos surgidas agora, do que em fotos que foram publicadas antes de alguém (o revisor) se ter lembrado de falar disso dos exif...
Volto a dizer. Não tenho ideia nenhuma pré-concebida, mas detesto que alguém me esteja a mentir descaradamente e farei os possíveis para desmascarar esse alguém. Vocês não estão a contribuir nada para que não pareça que os mentirosos são vocês.
Repito, no mínimo e rápidamente deveria aparecer.
1) Uma explicação dos STF sobre o que é que ele queria dizer com o comentário que fez.
2) As fotos por eles tiradas na ocasião.
3) E já agora, escreverem preto do branco no fórum,que os FTF são mentirosos e que quando passou por lá os STF as pinturas não estavam lá. No post que ele lá escreveu, isso não é dito...

Com isso ficariam em pé de igualdade e depois ia-se ver qual das fotos estaria falsificada...(pois uma inevitavelmente o estaria...)
Eu por mim neste momento e baseado nos dados que tenho tenho uma opinião formada que estava preparado para divulgar. Se quiserem contrariá-la peço que o façam até depois do almoço...

Cumprimentos

mandei ainda hoje um mail aos STF

Boa tarde Pedro Santos / TIGER_1973

Hesitei antes de o contactar. Tenho trocado alguns mails com o André Santos, que como owner do GeoPT do Ramalhal, era quem me interessava ouvir antes de dar a minha opinião fundamentada sobre a questão dos graffitis. Apenas lhe estou a dar conhecimento, porque foi a partir desta afirmação dele

"Nós temos fotos cedidas pelo Jorge CT1FMX, e pelo Pedro TIGER_1973, dos locais onde agora existem os tais graffitis, tiradas nessa mesma noite, e não havia lá nenhuma pintura !!!
Conclusão, as fotos apresentadas pelo team (Andrea&Telmo) não são verdadeiras, !!! ou seja, elas são verdadeiras, não são é do dia do arranque do GeoPT Ramalhal , como eles dizem!!!
Pois eles fizeram ai um FTF, … mas passando alguns minutos, o CT1FMX e o TIGER_1973, também lá estiveram e fizeram um STF… e não havia pinturas !!! OK!!"

que independente de outras questões, uma coisa ficou clara. Ou os FTF estão a mentir ou os STF ou quem refere os STF.

Os FTF apresentaram uma foto aparentemente conclusiva. Sendo que a análise do seu log como STF dificilmemnte pode ser lido como não estando lá nada, solicitei aos owners o que me parece básico para não ficar claro quem está a mentir.

Fiz o pedido de poder ter acesso às tais fotos e testemunhos.
No último mail enviado hoje de manhã refiro

"Volto a dizer. Não tenho ideia nenhuma pré-concebida, mas detesto que alguém me esteja a mentir descaradamente e farei os possíveis para desmascarar esse alguém. Vocês não estão a contribuir nada para que não pareça que os mentirosos são vocês.
Repito, no mínimo e rápidamente deveria aparecer.
1) Uma explicação dos STF sobre o que é que ele queria dizer com o comentário que fez.
2) As fotos por eles tiradas na ocasião.
3) E já agora, escreverem preto do branco no fórum,que os FTF são mentirosos e que quando passou por lá os STF as pinturas não estavam lá. No post que ele lá escreveu, isso não é dito...

Com isso ficariam em pé de igualdade e depois ia-se ver qual das fotos estaria falsificada...(pois uma inevitavelmente o estaria...)
Eu por mim neste momento e baseado nos dados que tenho tenho uma opinião formada que estava preparado para divulgar. Se quiserem contrariá-la peço que o façam até depois do almoço...
"

Ele não tem claro nenhuma obrigação em me satisfazer o pedido, mas quero crer que todos compreendem que é muito difícil não chegar a uma conclusão depois disso... Como no que irei escrever irie referir claramente que o que aqui está em causa é a palavra dos FTF's contra a dos STF's (via owner) e alguém está claramente a mentir, não quis deixar de lhe dar conhecimento disso.

Atentamente

Joaquim Safara

Nenhum dos três me respondeu. Não o tinham de fazer, podem não ter lido ainda os mails ou pode haver outra razão qualquer.
Para mim e na ausência de alguma evolução substantiva por parte deles, acho que a única conclusão lógica é que

Os graffit's foram feitos pelo GeoesteGang e com a conivência ou não dos STF's tentaram incriminar os FTF's

Se houver mais alguma evolução, que até eventualmente me leve a ter de desculpar, assim o farei. Senão dou por terminada a minha intervenção neste tópico. Ficou a ideia dos CITO nos PT's que eventualmente retomarei num tópico menos inquinado do que este.
Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 07 jun 2010, 02:44

Mensagem Post: #104 a quinta 13 dez 2012, 02:50 

Parabéns Jasafara, tenho que tirar o chapéu, bela investigação, sem dúvidas um verdadeiro Sherlock Holmes e nos tempos de hoje um verdadeiro CSI ;)

Agora um pouco mais a sério, belissimo trabalho/estudo na procura da verdade.

Abraço

Nano
Nano

Registado: sexta 22 jun 2012, 04:24

Mensagem Post: #105 a quinta 13 dez 2012, 04:17 

SIM SENHOR COMPANHEIRO JASAFARA,

ESTÁS REALMENTE DE PARABENS, ÉS UM VERDADEIRO DETECTIVE , COM HOMENS ASSIM, NEM SEI PORQUE MOTIVO OS TRIBUNAIS FAZEM PILHAS DE PROCESSOS... UM HOMEM DE IDEIAS DESTA FORMA, TEM DE SE LHE TIRAR O CHAPEU E CHAMAR-LHE O NOME MAIS CORRETO; UM VERDADEIRO IDIOTA .

QUEM ÉS TU ? PARA ME ENVIARES UM E-MAIL, E DARES UM (X) DE HORAS PARA TE RESPONDER , OU CASO CONTRARIO FAZIAS ASSIM E ASSADO...
AQUI NO FORUM, ETC ETC ... NO QUE ME TOCA A MIM, POSSO-TE DIZER A TI OU A QUALQUER UM, QUE ESTOU-ME BORRIFANDO PARA AQUILO QUE POSSAS PENSAR OU ESCREVER , EU NÃO FIZ GRAFFITIS EM LADO NENHUM, POR ISSO ESTOU À VONTADE COM ESSA TRETA DESSE ASSUNTO OK.

TENHO A DIZER-TE O SEGUINTE:

- TENHO UM TRABALHO COM HORAS A CUMPRIR, NÃO PASSO O DIA A RUÇAR O TRAZEIRO NO COMPUTADOR COMO TU PELO AQUILO QUE ESTOU A VER.

- NÃO TENHO OBRIGAÇÃO DE TE CEDER NENHUMA FOTO, DE SITIO NENHUM, ATÉ PORQUE NÃO ÉS POLICIA, EU NÃO MATEI NINGUEM, NÃO HA LEI NENHUMA NO MUNDO DO GEOCACHING QUE OBRIGUE A TIRAR FOTOS , DE SITIO NENHUM, E MAIS IMPORTANTE QUE ISSO TUDO, É QUE NÃO TE CONHECO DE LADO NENHUM, E PELOS VISTOS ÉS UMA ALCOVITEIRA DE PRIMEIRA APANHA. VENS METER AQUI PARTES DE E-MAILS, QUE ENVIAS-TE AO ANDRÉ SANTOS, E QUE TE RESPONDERAM SEM DARES TEMPO DAS PESSOAS, PODEREM TRATAR DE TE ENVIAR AS PROVAS, QUE TANTO DESEJAVAS.
POR ACASO O ANDRÉ SANTOS, DEU-TE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICARES AS CONVERSAS QUE TEVE CONTIGO POR E-MAIL ????

- A MIM, CT1FMX, JORGE SANTOS, E NÃO ME CHAMO PEDRO SANTOS, COMO ESCREVES-TE NO E-MAIL QUE RECEBI DE TUA PARTE À POUCO AO CHEGAR A CASA, E SÃO NESTE MOMENTO 02:00H DA MATINA, DE DIA 13-DEZ-2012, PORQUE AQUI MAIS UMA VEZ TE DIGO TRABALHA-SE, NÃO TE PODE ENVIAR NADA PORQUE NÃO SABIA DO TEU PEDIDO.

- MAS CASO SEJAS UM HOMEM COM "H" GRANDE , MANDA-ME UM E-MAIL OUTRA VEZ, E INDICA-ME O TEU NUMERO DE TELEFONE, EU DEPOIS ENTRO EM CONTACTO CONTIGO, PARA COMBINAR A TUA VINDA AO RAMALHAL, VOU TER MUITO GOSTO EM TE RECEBER E TE MOSTRAR PESSOALMENTE AS FOTOS QUE TANTO DESEJAS, A DITA FONTE, VAMOS TE FAZER UMA VISITA GUIADA.

VAI SER COMO DIZ O OUTRO; ...." DE SE LHE TIRAR O CHAPEU"... . ATENÇÃO QUE ISTO É APENAS UM CONVITE OK,

FICO A AGUARDAR O TEU MAIL, COM O TEU NUMERO DE TELEMOVEL.

JORGE SANTOS
CT1FMX

TB
TB

Registado: quarta 05 out 2011, 13:30

Mensagem Post: #106 a quinta 13 dez 2012, 04:52 

Xiiii que escândalo!

Gangs e grafitis e atitudes do ghetto decididamente não ligam com geocaching.

Alguém se esqueceu do caps lock ligado.
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #107 a quinta 13 dez 2012, 10:35 

Caro Jorge Santos

Seguiu PM com número de telemóvel.

Embora o seu post roçe o insultuoso e utilize uma linguagem bastante imprópria, eu na minha boa fé que sempre mantive neste processo, vou levá-lo à conta de uma reacção indignada de alguém que está a ser alvo de uma calúnia que facilmente desmontará. Fico a aguardar. Como disse serei o primeiro a retratar-me se e quando isso acontecer.

Dos vários e longos mails que o André Santos me enviou, só publiquei uns parágrafos que garantidamente não correm o risco de poderem ter uma leitura incorrecta por estarem fora do contexto.

Não pedi autorização para os publicar, porque eles fazem uma denúncia grave e directa e com referência a provas.
Não foi eu que enviei o primeiro mail ao André (ou seja até fui, mas foi noutro contexto muito diferente a dar nota da minha proposta de CITO aqui no fórum e que não teve resposta). Assim a afirmação dele a ser verdadeira é incompreensível porque não tenha sido feita aqui no fórum tanto por ele como por si, sendo tão esclarecedora. A ser falsa revela má fé, tentando-me convencer com uma mentira clara.

Só faz sentido continuar-vos a responder assim, no 1º contexto. Que a afirmação é verdadeira. Se o for não vejo razão nenhuma para as provas me serem dadas a mim pessoalmente e presencialmente (embora não tenha nenhum receio de ai ir, aproveitando o vosso convite). Fica mais uma vez o pedido para publicamente.

1) Darem uma explicação sobre o que é que queria dizer com o comentário que fez.
Alguem disse que o Geogang, Vandalizou a Fonte ??! eles queriam era pintar a fonte toda de novo, mas a tinta não chegou para tudo... qual vandalizar.
2) Publicarem as fotos por vós tiradas na ocasião.
3) E já agora, escreverem preto do branco no fórum,que os FTF são mentirosos e que quando passaram por lá as pinturas não estavam lá. Nos dois posts colocados até ao momento, isso não é dito...

Coordialmente
Joaquim Safara
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #108 a quinta 13 dez 2012, 11:58 

Ao CT1FMX relembro que o Geopt possui um DISCLAIMER que concordou e aceitou quando decidiu participar aqui neste espaço.
Relembro a alínea 1a que diz respeito à forma como fez a sua última intervenção. Agradecemos que não o repita por favor.
1a. Não deverão ser integralmente redigidos posts usando bold ou CAPS nem abusar do uso excessivo de tipos de letra grandes por forma a dar particular destaque ou que de certa forma possam ser interpretados como ofensivos ou insultuosos, bem como a troca de insultos ou ofensas.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Nano
Nano

Registado: terça 10 ago 2010, 10:50

Mensagem Post: #109 a quinta 13 dez 2012, 12:23 

Será que agora já entendem com que tipo de pessoas estamos a lidar e o porquê de tanta discórdia com eles....... querem um conselho??? desprezo é o que se deve dar a eles geoestegang, o grupo é tão bom ou mau que nem eles assumem que fazem parte dele.

Large
Large

Registado: quarta 13 abr 2011, 13:32

Mensagem Post: #110 a quinta 13 dez 2012, 14:15 

Que telenovela! :popcorn:

Estas mania de FTF / STF causa muita gente fazer porcarias (em termos genericos). Aqui, sei lá, só sei que é uma vergonha a attitude de grafitti. Para mi seria melhor o culpado dizer 'ok, desculpa, fiz porcaria'. Agora já passou esse fase. O melhor é as pessoas envolvidos reunir e fazer um CITO. Afinal Geocaching não é só nº de caches e FTF's.
Today is a good day to cache!
http://cotochris.squarespace.com

Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes