por Papaleguas
Antes de mais os meus sinceros agradecimentos.
Gostava de partilhar a história deste miúdo e do pedido de ajuda com os utilizadores do fórum. Pedido de ajuda esse que conseguimos que fosse estendido a outros dois alunos (um dos quais conseguimos um pc de uma colega com o ecrã avariado que a equipa de professores mandou para reparação, outro que conseguimos através do utilizador aqui do fórum - ZIPP).
A história deste pedido começa com a minha colega de Português e com uma colega que encaminhou o miúdo para a escola onde hoje se encontra.:
Contextualizando a comunidade onde estes miúdos se inserem, digo que estamos a falar de miúdos do antigo bairro da musgueira, que entram na escola com pouca ou nenhuma esperança nos estudos e com pouca ou nenhuma motivação de que a vida deles venha a ser diferente do que foi até à data.
O miúdo que inicia esta cruzada tem uma história que parece saída de um filme, mas que espero sirva de ensinamento não só a outros miúdos, mas também a alguns adultos que possam perder uns minutos a refletir sobre se têm realmente problemas na vida:
O miúdo veio dos PALOP com os pais, tem 5 irmãos e nos primeiros anos em Portugal, foi atropelado por um camião que estava a fazer uma manobra. Ficou sem a bexiga e com imensos problemas de saúde, o que o fez perder um ano escolar. Quando entrou na escola novamente(no 6º ano) conseguiu superar em notas todos os colegas demonstrando um comportamento e capacidade de trabalho fora do normal.
Uma professora interessou-se pela situação escolar do aluno e consegui, que ele recebesse uma bolsa para um colégio privado (afastando-o assim do rebuliço da musgueira.
Tem sido um aluno exemplar o que nos orgulha a todos pois passou para um ensino exigente e tem correspondido como esperávamos e tem como objetivo de vida ser médico.
E nós acreditamos que consiga
A família é de facto muito pobre e um computador, mesmo usado seria um projeto impensável, assim e com vários mails enviados a empresas, sem resposta perguntei à minha colega se poderia colocar um apelo aqui no fórum, explicando o que é o geocaching e os laços que se estabeleceram ao longo dos anos entre os elementos da comunidade e que certamente alguém passaria a palavra e seria mais fácil conseguir atingir o nosso objetivo.
Orgulho-me de dizer (escrever) que estava certo.
Não tenho mais palavras que possam servir de agradecimento por mim, pelos miúdos e pela equipa de professores que se lançou neste desafio.
Sei que é tempo de crise, mas sempre acreditei que na adversidade se conhecem os homens.
O caso destes miúdos, em especial do que nos levou a começar esta cruzada, faz-nos acreditar a nós professores também, que o investimento que fazemos terá certamente frutos no futuro.
É com enorme orgulho que pertenço a esta comunidade.
A todos o meu obrigado
Eduardo Fernandes (papaléguas)