Vandalismo? Ou ignorância?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #31 a quarta 10 out 2012, 20:53 

Re: Vandalismo? Ou ignorância?

Nas Wherigo, a GS diz mesmo para partilhar a aventura com os amigos antes de se publicar a cache.
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: quinta 07 out 2010, 11:31

Mensagem Post: #32 a quarta 10 out 2012, 21:09 

RuiJSDuarte Escreveu:Nas Wherigo, a GS diz mesmo para partilhar a aventura com os amigos antes de se publicar a cache.

O que me faz comichão no alto da parte de tras do cérebro são as ideias de tornar o geocaching num clube privado... como fazem a triagem das pessoas depois? pela idade? pelo grau de escolaridade? pelo QI? ou é mesmo só para os amigos? (e será que entre os amigos não há vandalos desrespeitadores da propriedade alheia?) :evil:

Large
Large

Registado: quinta 12 jul 2012, 21:23

Mensagem Post: #33 a quarta 10 out 2012, 21:23 

venator Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:Nas Wherigo, a GS diz mesmo para partilhar a aventura com os amigos antes de se publicar a cache.

O que me faz comichão no alto da parte de tras do cérebro são as ideias de tornar o geocaching num clube privado... como fazem a triagem das pessoas depois? pela idade? pelo grau de escolaridade? pelo QI? ou é mesmo só para os amigos? (e será que entre os amigos não há vandalos desrespeitadores da propriedade alheia?) :evil:

Completamente de acordo! É que se assim fosse ia pagar o justo pelo pecador [:-(]
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 31 jul 2011, 19:54

Mensagem Post: #34 a quarta 10 out 2012, 21:42 

Eu tive o privilégio de fazer a das Bruxas. Conheço o owner, o Hélder, e conheço poucos que tenham tanto amor e dedicação à própria cache como ele por essa letter. É triste o que aconteceu.
Contudo, não querendo ir contra a idéia dele, na minha opinião não foram geocachers que destruíram aquilo. O local, digo - vos, é brutalissimo, só visto mesmo. Porém, é abandonado, quase na totalidade. Provavelmente é frequentado à noite por gente menos séria que do nada começou a ver aquilo ser frequentado pelos geocachers e não gostou. Resultado : partir com tudo para voltar a ter o espaço. Essa é a minha teoria.

Sent from my Blade using Tapatalk 2

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #35 a quarta 10 out 2012, 21:57 

venator Escreveu:

Existem n exemplos disso... Mas não é de todo o que defendo.
Sou até muito contra as PMOCs...
Mas que há lugares que é melhor não mostrar aos outros, há.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #36 a quarta 10 out 2012, 22:54 

E depois não cumpro as minhas "obrigações"...Route 66 em standy-by e VMT atrasadas...
Mas com assuntos tão interessantes não resisto.

Não me vou propriamente pronunciar sobre o Private Geocaching...

Logo os dois primeiros resultados no google com"clube privado" são engraçados :)
Este que deve ser bom para conhecer miúdas giras e o Clube 33 mais em registo Mickey Mouse...

Há dois tipos de "elitismo" que podem ser explorados.O aflorado que terá como principal vantagem proteger os owners e um que pode ser implementado em reserva de admissão auto proposta e com o objectivo principal de continuar a missão de que o geopt têm sido impulsionador, ou seja defender o "geocaching de qualidade" e ao mesmo tempo voltar a dar a um estímulo pelo lado da quantidade a quem gosta de números e decide conscientemente optar pela qualidade.

O que é que eu quero dizer com isto.

1) Haver um "clube privado" mas de entrada livre em que conscientemente se entre. Os membros deste clube abdicam voluntariamente de fazer caches que nos estatutos do clube não têm suficiente qualidade.
2) O Geopt passa a ter um portal IAAN paralelo ao existente (para as massas) só com visibilidade às caches que forem admitidas. Os geocachers que quiserem fazer parte da élite passam a comparar números apenas com os seus pares e esquecem que os outros existem. É difícil abstrair do ranking global quando se está sózinho. Se houverem umas centenas de geocachers a competir nesse ranking de "elite" já não o será.
3) Total prioridade do Geopt à promoção da "élite" e à despromoção das "massas". Total estímulo a que as massas se "eduquem" e se promovam.
4) Criação de ferramentas para que as élites possam fazer a selecção das caches que querem fazer, sem ser importunados pelo mapa poluído do Geocaching,com. Cada um executaria as PQ de forma a manter um GSAK com todas as caches existentes. Mas as caches seriam imediatamente filtradas (por uma macro) e só as boas seriam transferidas para uma BD com caches "certificadas". A partir do GSAK criava-se depois os GPX que se quisessem. Só essas caches existiam! A BD geral era apenas de trabalho para filtrar o que não interessa. Quando digo GSAK digo cachebox em que o mesmo tipo de filtros também poderiam ser implementados.
5) Isto para Portugal. Para caches no estrangeiro cada um continuaria a fazer a selecção que entendesse.

Se tal clube for criado, quero o cartão de sócio nº1 [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #37 a quarta 10 out 2012, 23:00 

Porque é que eu não implemento desde já (com as ferramentas que tenho à minha disposição) um filtro como o que proponho?
Parcialmente tenho-o feito, mas gosto de números [:I)]. Quanto olho para os rankings sinto-me "mal" se começar a descer por ali abaixo...
Se tiver umas dezenas/centenas de geocachers com quem me possa comparar noutro patamar de qualidade, custar-me-á muito menos acabar de vez com as caches de "treta"...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #38 a quinta 11 out 2012, 11:41 

venator Escreveu:O que me faz comichão no alto da parte de tras do cérebro são as ideias de tornar o geocaching num clube privado... como fazem a triagem das pessoas depois? pela idade? pelo grau de escolaridade? pelo QI? ou é mesmo só para os amigos? (e será que entre os amigos não há vandalos desrespeitadores da propriedade alheia?) :evil:

Não é uma ideia, apenas um pensamento utópico e díspar que me passou pela cabeça :). Seja como for, nesse pensamento não estava incluído transformar o Geocaching em coisa nenhuma. O Geocaching é o que é e está muito bem assim tal como está :)
O que me ocorreu, também tinha caches e Geocachers, mas em menor quantidade. Em relação à qualidade, por ser subjectiva, seria impossível quantificá-la, mas no meu sonho seria de acordo com os meu critérios. Posso? [:P]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #39 a quinta 11 out 2012, 11:58 

prodrive Escreveu:...Não é uma ideia, apenas um pensamento utópico e díspar que me passou pela cabeça :)...

Algumas vezes as utopias concretizam-se. Pelo menos o teu pensamento deu origem a um ideia minha. Se não sair nada de lá, é o que acontece à maioria das utopias e ideias. É partir para outra e não desanimar. Se sair podes ficar como membro 0 do "clube" [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #40 a quinta 11 out 2012, 12:15 

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:...Não é uma ideia, apenas um pensamento utópico e díspar que me passou pela cabeça :)...

Algumas vezes as utopias concretizam-se. Pelo menos o teu pensamento deu origem a um ideia minha. Se não sair nada de lá, é o que acontece à maioria das utopias e ideias. É partir para outra e não desanimar. Se sair podes ficar como membro 0 do "clube" [:D]

Creio que neste momento não será uma prioridade, até porque há muitas ferramentas disponíveis (Badges, IAAN, Prémios GPS), para cada um criar o "seu próprio Geocaching ideal" :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes