16de Abril,2024

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

Fernando Dias

Fernando Dias

Saturday, 17 January 2015 17:00

Contagens

Contagem de imagens

 

Este é um método muito vulgar, o de contar algo que está numa imagem ou num texto. Só é preciso saber o que devemos contar. Por exemplo:

 

 


 

 

Este caso é mais que simples. Basta contar os pés.

 

Mas há casos bem complicados e muitas vezes temos que entender o que é preciso contar. Por vezes tentamos contar alguma coisa que possa formar um padrão e não chegamos a qualquer conclusão válida, ou então chegamos a uma conclusão aparentemente correta mas que nada tem a ver com o que o autor pretendia. É para isso que serve o Geochecker.

 

Vejam este caso:

"Um dia fui procurar caches. Comecei bastante cedo, eram 9 horas e tinha descoberto 15 caches."

 

                Coordenadas finais: N 39º 50.(F)(A-3)(D+3)' W 008º 54.(C/3)(E-4)(B)'

 

E o texto é esse. Mais nada. Nem algarismos, indicações, nada.

 

Quais são os valores de A, B,... F? Se não há mais qualquer indicação é porque está mesmo à vossa frente. Que tal contar no texto os A, os B, e por aí fora até aos F? A=9, B=2, C=9, D=2, E=9, F=1. Portanto as coordenadas finais são

 

N 39º 50.(F)(A-3)(D+3)' W 008º 54.(C/3)(E-4)(B)'

N 39º 50.(1)(9-3)(2+3)' W 008º 54.(9/3)(9-4)(2)'

N 39º 50.165' W 008º 54.352'

 

Esta é dedicada aos autores: Tenham muito cuidado com este tipo de contagens. Reparem que, propositamente, nenhuma letra tem um acento ou cedilha. Imaginem que aparecia naquele texto a palavra "Há". Este "á" conta como A ou não? Pode dar confusão.

 

 

Tenham também em atenção que pode até não ser direto. Ou seja, por exemplo pela contagem chegam às coordenadas N 28º 49.054' W 7º 43.241'.

 

Com estas coordenadas possivelmente a cache não está em Portugal. :) Então experimentem adicionar 1 em cada algarismo. Há certos autores muito maléficos... :)

 

Em outros casos pode haver elementos a mais só para despistar. Vejam este:

 

 

Coordenadas finais: N 39º 50.abc' W 008º 54.def'

 

 

 

Então se só são precisos 6 algarismos, porque estão 8 figuras? Bem... talvez as duas últimas sejam só para despistar.  :)

 


Esta também é dedicada aos autores: Tenham muito cuidado com as ambiguidades! Reparem no penúltimo anel. Na realidade são três anéis mas que estão unidos. Conta como um ou como três?

 

 

Contagem de letras

 

 


 

 

Como se descobre as coordenadas neste texto?

 

"Vemos um dia estranho, este. A começar de manhã, chegas ao meio-dia e tens a hora do almoço. Tarde que é tarde não passa sem um lanche. Temos um belo repasto à nossa espera, está calor e apetece-me uma bebida fresca. Vou já para casa senão tudo arrefece. Vamos embora. De noite para jantar é necessário acender as luzes."

 

Coordenadas finais: N 39º (a)(b-4).(c)(d)(e)' W 008º (f)(g).(h)(i)(j)'

 

Para já, o texto não tem qualquer sentido. Foi ali metido "à força" só para se ver as coordenadas. Sempre que vos aparece um texto estranho é óbvio que aí, de alguma forma, estão as coordenadas escondidas.

 

Como é neste caso? Algum palpite? Vejam o pormenor do "b-4". Se tudo o resto está só com uma letra, porquê esse com uma conta? É logo uma chamada de atenção... Como se representa um zero em palavras? Não se pode. Então "b-4" quase de certeza significa 0, o que faz com que o "b" seja 4.

 

Há várias possibilidades. Contagem de palavras... contagem de letras... Vejamos a partir do início. As coordenadas iniciais desta cache começam por "N 39º 50. e W 008º 54." Então aí algures, no início do texto, está o "5" e o "0", ou seja, o "5" e o "4" por causa da tal conta. A primeira palavra tem 5 letras ("Vemos"). A seguir está uma palavra de 4 letras ("este"). Há mais? Há... lá para a frente ("tens"). Mas vamos concentrar-nos nas primeiras, "Vemos" e "este". Que padrão têm em comum? "Vemos" está no início da frase, enquanto "este" está a seguir à vírgula. Hummmmm... O que vem a seguir? "A" a seguir ao ponto, "chegas" a seguir à vírgula, depois "Tarde", "Temos", "está", "Vou", "Vamos" e "De". O que dá isto, desde a primeira palavra?

 

5416554352. Vamos tentar aplicar nas coordenadas:

 

N 39º (a)(b-4).(c)(d)(e)' W 008º (f)(g).(h)(i)(j)'

 

N 39º 5(4-4).165' W 008º 54.352'

 

N 39º 50.165' W 008º 54.352'

 

O "N 39º 50." corresponde às iniciais, tal como o "W 008º 54.". Então aparentemente esta solução coresponde a possíveis coordenadas finais. Geochecker... Confirma! UAU!!! DESCOBRI!!! Vamos à cache!!!

 

Já sei o que me estão a dizer: Se eu criei isto sei bem onde estão escondidas. Pois é, é verdade. Mas se ficarem com este exemplo na ideia poderão aplicá-lo, ou diretamente ou com alguma modificação, em enigmas a descobrir.

 

Lembrem-se que, se é preciso contar letras ou palavras, terá que haver algum padrão comum a todas essas letras ou palavras para contar. Neste caso o padrão comum é "a seguir a ponto ou vírgula". É claro que pode haver outros bem mais complicados.

 

 

 

Contagem de palavras

 

 


 

 

"Hoje é um dia estranho
A começar de manhã
Ali
Ao meio dia é para almoçar
A tarde passa sem lanche.

 

Mas o jantar não escapa
A noite me espera
Vou para casa
Quando chegar estará tudo pronto
Vamos já."

 

Coordenadas finais: N 39º (a)(b-4).(c)(d)(e)' W 008º (f)(g).(h)(i)(j)'

 

 

 

Agora deu-me para a poesia. De novo um texto sem qualquer sentido, a fingir que é um poema, pode esconder as coordenadas. Onde estão? Fácil... É só contar as palavras em cada linha. De novo o Geochecker vai confirmar se estamos ou não a ver a verdade.

 

É claro que, quando olham para um enigma, não sabem se é necessário contar letras, palavras, ou qualquer outras coisa. Mas podem ter isto na ideia. "Vamos ver se é necessário contar palavras ou letras." Olham para um possível padrão, imaginam as palavras em grupos, imaginam as letras em grupos, e tentam descobrir esses grupos no texto. Não conseguem? Não desistam. Talvez esteja lá mesmo.

 

Vejam este caso:

 

"Hoje é um dia estrahno. Quando comecei a minha caminhada, manha sedo, não imajinava o que iria apanhar pelo caminho. Aínda não tinha andado 500 metros, surjiu um outro desportista como eu fasendo uma caminhada. Afinal continuámos ládo a lado uma vêz que o nosso objetivo era mutuo, atingir dois quilometros a andar."

 

Coordenadas finais: N 39º ab.cde' W 008º fg.hij'

 

 

 

O que tem de estranho este texto? Erros. Eu sei que é vulgar, infelizmente, ver-se textos com erros. Mas neste caso podem observar que os erros são poucos. O texto está suficientemente bem escrito, apenas com alguns erros. Bem... vamos começar por indivualizar os erros:

 

 

 

"Hoje é um dia estrahno. Quando comecei a minha caminhada, manha sedo, não imajinava o que iria apanhar pelo caminho. Aínda não tinha andado 500 metros, surjiu um outro desportista como eu fasendo uma caminhada. Afinal continuámos ládo a lado uma vêz que o nosso objetivo era mutuo, atingir dois quilometros a andar."

 

Coordenadas finais: N 39º ab.cde' W 008º fg.hij'

 

Já sabemos que as coordenadas finais começam por N 39º 50. e W 008º 54., com base nas iniciais. TENHAM SEMPRE ISTO EM CONTA!!!! AS COORDENADAS INICIAIS!!!!

 

Portanto a=5, b=0, f=5, g=4. Atenção que pode haver diferença de 1, ou seja, se as iniciais são 39º 50, as finais podem ser 39º 49. 39º 50 ou 39º 51. O mesmo para a coordenada W.

 

Vamos tentar descobrir as primeiras (49, 50, ou 51, provavelmente até é 50) nos tais erros. A primeira palavra em erro "estrahno" não tem 5 letras nem 4. Não serve. Até à primeira palavra em erro são 3 palavras, ou 4 se a incluirmos. Já temos um ponto de partida. Se até à primeira palavra em erro se conta 4, para a seguinte terá que se contar 9. Mas não é. Conta-se apenas 6. Então esta teoria não serve.

 

Outra teoria, quantas letras antes do erro na palavra? "estrahno"=5, "manha"=4... Devia ser 50 ou 51. Não serve.

 

Entre o primeiro erro e o segundo? 5 palavras. ALARME... 5 SERVE!!! E para o erro seguinte? Nada. Nada de nada. O erro seguinte é na palavra seguinte. Sim??? É na palavra seguinte? Então é ZERO!!! Já tenho dois algarismos, 5 e 0! E corresponde ao que se pretende! Vamos aos seguintes.

 

                Para a palavra seguinte em erro é 1, depois 6, 5, 5, 4, 3, 5 e 2.

 

Vamos juntar tudo:

 

                5416554352. Vamos tentar aplicar nas coordenadas:

 

                N 39º 50.165' W 008º 54.352'

 

Geochecker... Success!!! Coordinates are correct!!! Let's go find it!

 

Como habitual este caso é um exemplo. Mas mostrei-vos para que vejam como podem fazer para descobrir as coordenadas num texto em que à primeira vista não sabem por onde pegar.

 

 

Saturday, 20 December 2014 17:00

Ferramentas de descodificação

 

Neste tópico vou referir algumas ferramentas que nos podem auxiliar na descodificação dos enigmas.

Atenção que não há ferramentas milagrosas. O primeiro trabalho (e o segundo, e o terceiro, e os restantes até ao último) é sempre do utilizador. A ferramenta dá apenas umas boas ajudas.

 

 

Alfabetos: http://www.omniglot.com/conscripts/fictional.htm

Também o podem descobrir pelo Google. Basta gravar o enigma como imagem e descobrir pelo Google aonde pertence essa imagem. Muitas vezes a resposta é precisamente o alfabeto que foi utilizado.

http://rumkin.com/tools/cipher/ - Uma lista de cifras. Podem utilizá-la para criar enigmas ou para ajudar a resolver.

http://cryptii.com/text/select - Ajuda na descodificação de cifras.

http://www.asciitohex.com/ - Conversão de carateres ASCII, decimal, binário, ROT13 (a codificação no geocaching.com), etc.

 


 

http://html-color-codes.info/ e http://easycalculation.com/colorconverter/rgb-coder.php - Conversão de códigos de cores em HTML.

http://boulter.com/gps/ - Conversão de coordenadas entre vários formatos.

http://boulter.com/gps/distance/  - Cálculo de distâncias entre coordendas.

http://www.mobilefish.com/services/steganography/steganography.php - Esteganografia - Esconder mensagens dentro de imagens.

https://play.google.com/store/apps/details?id=eisbehr.gcc - Uma aplicação para o Android que ajuda numa série de resoluções.

 


 

http://www.hidden-3d.com/how_to_view_stereogram.php e http://magiceye.ecksdee.co.uk/ - Descodificar estereogramas.

http://www.tabelaperiodicacompleta.com/ - Tabela perdiódica dos elementos da natureza.

http://www.ptable.com/?lang=pt - Tabela periódica mais completa.

http://regex.info/exif.cgi - Ler o exif das imagens.

 


 

E, acima de tudo, o principal, o único, o melhor:

www.google.com e translate.google.com

 

Há muitas mais ferramentas deste tipo. Quem souber de alguma que não esteja nesta lista envie-me que a acrescentarei.

Saturday, 15 November 2014 17:00

As imagens


Nas imagens pode-se esconder as coordenadas de diversas formas, tudo dependendo da paciência e da capacidade do autor. Nestes capítulos vou tentar desvendar alguns dos processos para encontrarem as coordenadas nas imagens. É claro que vou mostrar apenas alguns porque, como habitual, a imaginação dos autores é imensa.

 

Distâncias

Existem vários locais onde pode estar escondida a solução, e muitas vezes não sabemos se encontrámos a correta ou não. A primeira coisa a verificar é a distância porque as coordenadas finais não podem estar a mais de 3 km das iniciais.

Portanto, ao verem uma possibilidade da solução do enigma, vejam a que distância está o ponto obtido do inicial. Uma forma é marcarem esses dois pontos no Google Earth e medir a distância entre eles, e podem ver de imediato se o local que obtiveram tem sentido, ou utilizam um dos muitos programas que existem na net para isso, por exemplo http://boulter.com/gps/distance/. É superior a 3 km? Esqueçam. Não é essa a solução.

 

Como detetar?

Se existe uma imagem, ou mais, na folha da cache e nada mais vemos onde possa estar o enigma escondido, provavelmente está precisamente nessa imagem. Vamos então procurar utilizando diversos métodos até lá chegarmos.

 

EXIF


A forma mais comum de esconder informações é no EXIF.

EXIF significa "EXchangeable Image file Format", ou seja, é um conjunto de informações presentes nas imagens obtidas pelas câmaras digitais, como por exemplo a marca e modelo da câmara, a abertura e velocidade usada para a fotografia, se usou o flash ou não, a data e hora da foto e, nas máquinas com recetor GPS ativo, as coordenadas do local onde foi tirada.

Algumas das informações do EXIF não podem ser alteradas, mas outras podem e é aí que se podem estar escondidas as coordenadas que pretendemos descobrir.

Assim, pegam numa imagem, abrem o EXIF e lêem o que lá está. Mas como se pode fazer isso? Vejamos um exemplo, nesta imagem:

http://img.geocaching.com/cache/large/38b86388-dc8c-4e72-a207-372b2a5904b8.jpg

A forma mais simples de ler o EXIF é carregar com o botão direito do rato sobre a imagem e "Ver EXIF" ou "Exibir dados EXIF". Percorrendo por aí abaixo chegam a um local onde está "Fabricante da Câmara = N 39 xx.xxx' Modelo da Câmara = W 008 xx.xxx'. Vão lá ver se querem saber as coordenadas.

Em alguns casos este modo pode não resultar, e então devem utilizar um utilitário que as dê, por exemplo http://regex.info/exif.cgi

Escrevem em "Image URL" o URL da imagem e ele dá o EXIF e tudo o que lá está dentro. Mas como se sabe qual é o URL da imagem? Carregam com o botão direito do rato sobre a imagem e selecionam "Copiar endereço da imagem" ou "Copiar URL da imagem" ou então vêm nas propriedades da imagem, dependendo do modo como a estão a ver.

 

Coordenadas do local

Por esquecimento ou propositado, muitas vezes as coordenadas do local onde a foto foi tirada são precisamente as coordenadas finais do enigma. Vejam se lá estão ou não as coordenadas:

  

Cá estão elas, N 39º 10' 1.73899" W 009º 4' 5.20168". Basta agora converter para o formato habitual. 60" = 1', portanto 1.73899" = 0,02898' e 5.20168" = 0,08669'. Coordenadas finais: N 39º 10.029' W 009º 04.087'

É só verificar no Geochecker se está correto ou não.

 

Codificado no EXIF

Muitas vezes há enigmas múltiplos, ou com vários níveis, para não ser tão fácil de decifrar. Assim, podem ter no EXIF a informação codificada em hexadecimal. Para o decifrarem usem o que foi explicado no capítulo anterior.

Podem ter também outros tipos de codificações que terão que ser descobertos, é claro, caso a caso.

Mas a regra é geral: Se vêm algo de suspeito vejam com cuidado porque é aí de certeza que está a solução do enigma.

 

Dimensões da imagem

Este é dos casos mais fáceis de descodificar, mas é ao mesmo tempo dos mais difíceis de descobrir que é aí que está a solução do enigma. Dos mais difíceis porque nunca nos lembramos dele apesar de estar mesmo à nossa frente.

Não custa tentarem, e é sempre uma das hipóteses para verificar. Como saber se é essa a solução? Fácil: Verifiquem no Geochecker que está (ou deve estar) sempre presente.

Para verem as dimensões da imagem carregam com o botão direito do rato sobre a imagem e vêm as propriedades.

Salvo indicação contrária, as dimensões da imagem podem dar os 3 algarismos das décimas Norte e Oeste. Se tiver sentido, podem verificar ou pela distância ao ponto inicial, que tem que ser inferior a 3 km, ou pelo Geochecker. Exemplo:

Considerem as coordenadas iniciais N 39º 12.250' W 008º 39.125', ou o autor dá a indicação que é N 39º 12.xxx' W 008º 39.yyy'.

 

A primeira imagem tem as dimensões de 300x100 que se aplicam nas coordenadas iniciais para obter N 39º 12.300' W 008º 39.100' ou N 39º 12.100' W 008º 39.300'. À partida podem ver que provavelmente não são as coordenadas, porque é muito raro que ambas terminem em 00. Mas pode acontecer.

A segunda imagem tem as dimensões 140x196. À partida, tem um enquadramento estranho e pode ter as dimensões forçadas com o objetivo de dar as coordenadas. É suspeito. Então aplica-se as dimensões nas iniciais para se obter N 39º 12.140' W 008º 39.196' ou N 39º 12.196' W 008º 39.140'. Qual é a distância ao ponto inicial?

Vejam aqui: http://boulter.com/gps/distance/.

O resultado é 0.23 km e 0.10 km respetivamente. Até pode ser. Verifiquem ambas no Geochecker.

Nestes casos eu escrevi para verificarem as duas hipóteses (N 39º 12.140' W 008º 39.196' ou N 39º 12.196' W 008º 39.140') porque à partida não se sabe se a largura da imagem é no Norte e a altura no Oeste ou o contrário. Pode-se considerar o que tem mais sentido que é, habitualmente, a largura é no Oeste e a altura no Norte. Mas pode não ser.

No próximo capítulo irei descrever outros processos de esconder as coordenadas nas imagens.

Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.

Connect

Newsletter