O "pretuguês" nos log's

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 23 jan 2011, 13:05

Mensagem Post: #61 a quarta 13 jun 2012, 19:56 

Re: O "pretuguês" nos log's

David Santos 87 Escreveu::lol:

:lol: :lol: :lol:
ImagemImagemImagem

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 14:45

Mensagem Post: #62 a segunda 18 jun 2012, 18:18 

Ao fim de algum tempo fora, resolvo atualizar a leitura do fórum e deparo-me com esta tread...

Vi duas coisas que gostaria de comentar:

Logo no inicio, aquela coisa dos logs minimalistas e do "cache logada". Eu faço/fiz/farei isso sempre que por alguma razão esteja perante um owner complicado, perante uma situação de escrita a partir do telefone ou em qualquer uma das outras N que dêem mais jeito na altura, como por exemplo a falta de inspiração. Confesso que no meu caso o objetivo é que as pessoas visitem as minhas caches e disfrutem... o que escrevem decorre da experiência que encontram ou pura e simplesmente da sua vontade de escrever.

Sobre o palavreado multilingue... Como humilde representante dessa classe de meros observadores a que algumas pessoas chamam professores (porque por alguns discursos que tenho analisado, os miúdos vão à escola passear as malinhas, mas depois aprendem noutro sitio qualquer...), constato algum desprendimento com a realidade do que é a utilização do Inglês. De facto é a língua "universal", mas afirmar que devido às melhorias do sistema de ensino... blá blá blá.. muita gente fala Inglês, é desconhecer enormemente a realidade. É verdade que muitas pessoas até conseguem mandar para o discurso umas palavritas em Inglês, mas a realidade não é assim tão animadora como me parece que a tendem a pintar... e afirmo mais: Se a minha geração (35 anos) teve um pico de evolução no que tem a ver com o ensino formal, acreditem que a geração que agora alinha nos 14 anos, será a confirmação do retrocesso da educação formal a padrões só vistos nos anos 80...

Por isso... A língua que sabemos escrever / falar é a que podemos utilizar. As pessoas que não entendem podem fazer o mesmo que eu com o francês por exemplo: utilizam o tradutor para obter algum significado do log.

Eduardo

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #63 a terça 19 jun 2012, 00:16 

Papaleguas Escreveu:...
Por isso... A língua que sabemos escrever / falar é a que podemos utilizar. As pessoas que não entendem podem fazer o mesmo que eu com o francês por exemplo: utilizam o tradutor para obter algum significado do log...

Se realmente não concordo com o Torgut a nível do domínio universal da escrita em inglês (que é diferente do da leitura...) a nível da utilização do tradutor até estou de acordo com ele. Um log no estrangeiro em língua diferente do inglês dificilmente é perceptível pela maioria dos interessados em o ler (o owner e os outros geocachers que pretendem fazer/já fizeram a cache). É uma questão de racionalidade que o tradutor seja utilizado por quem faz o log (um geocacher) e não pelas dezenas de outros que poderão estar interessados em o ler...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: segunda 22 ago 2011, 13:58

Mensagem Post: #64 a terça 19 jun 2012, 09:03 

Imagem.....Imagem.....Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #65 a terça 19 jun 2012, 12:00 

jasafara Escreveu:Se realmente não concordo com o Torgut a nível do domínio universal da escrita em inglês (que é diferente do da leitura...)

Alto, alto... não concordas exactamente com o quê? Usas uma palavra que não me recordo de ter escrito... "domínio"... agora estou curioso.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #66 a terça 19 jun 2012, 12:08 

Aiás, usas duas palavras que não me recordo de ter escrito... "domínio" e "universal"... agora estou curioso. Porque nunca em tempo algum referi que existia um domínio universal de tal língua. O que disse é que aos cidadãos portugueses sensivelmente mais novos do que 55 anos de idade, foi oferecido tudo para que pudesse ler uma listing e escrever um log em inglês. Se desperdiçaram, não aceitaram ou não estiveram interessados nessa oportunidade, já é um outro assunto. Mas que estão "licenciados" para isso, estão. Da mesma forma como um médico, um advogado, um arquitecto, um engenheiro, estão licenciados para exercerem as respectivas actividades depois dos seus 4/5 anos de estudo.

O que disse também é que na Europa, continente no qual Portugal se inclui, o inglês é a língua franca utilizada para comunicação em qualquer meio em que se torna necessário que indivíduos de várias nacionalidades falem / escrevam entre si.... tipo.... o Geocaching.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 20:54

Mensagem Post: #67 a quarta 04 jul 2012, 21:04 

Depois de ter visto esta cache começo seriamente a achar que o gerador de listings do geopt devia incluir corrector ortográfico.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #68 a quarta 04 jul 2012, 23:17 

laranja Escreveu:Depois de ter visto esta cache começo seriamente a achar que o gerador de listings do geopt devia incluir corrector ortográfico.

É. Até no enigma a decifrar a palavra "coordenadas" está mal escrita...
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #69 a sexta 13 jul 2012, 09:38 

Os logs que mais me irritam são aqueles com linguagem tipo SMS. Estes são quase um enigma para se compreenderem.
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #70 a quinta 19 jul 2012, 15:17 

Já há muito que desisti de sequer contactar os "donos" de logs minimalistas, pretugueses, ou descabidos. Apenas contacto quando considero que o log não corresponde à verdade. Por exemplo, esta semana contactei alguém que logou "Needs archive" numa cache minha porque o logbook estava cheio.
O que realmente me deixa "piurço" é, como já foi referido, listings mal escritos. Saiu recentemente uma cache próxima da minha casa em que eu nem sequer conseguia entender o conteúdo. Ainda deixei uma Nota a pedir revisão ao listing, mas "so gar, nothing good". Mas este não é um caso isolado. Longe disso.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes