Solstício de Verão - Formosinho

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #51 a segunda 25 jun 2012, 11:59 

Re: Solstício de Verão - Formosinho

IDILIO49 Escreveu:Imagem

Devia-se por uma cache à entrada e outra depois da saída a 161m a marcar o troço proibido. Depois é só ir a corta mato entre as duas caches :)
Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: quarta 04 abr 2012, 23:53

Mensagem Post: #52 a segunda 25 jun 2012, 12:27 

jasafara Escreveu:Também fostes? Se soubesse tínhamos falado, mas também com tanta gente, muitos com GPS e só com a cache do Formosinho para fazer, não era fácil identificar um geocacher...
Eu a cache e porque não sabia exactamente onde estava, quando se parou no cimo antes de se fazer o último troço para o VG, antecipei-me e fui lá a cima fazer a cache em descanso. Estava a acabar de a fotografar (porque não levei caneta) quando lá chegaram os primeiros muggles (mais tu) :)

Por acaso não pensei que fosse tanta gente, fiquei surpreendido pela positiva. Fui um dos primeiros a chegar à paragem pré-VG e não reparei que alguém se adiantou para visitar a cache.
Quanto à cache em si , é algo inacreditável escrever, só me lembrei dela quando fizemos a última paragem, imediatamente antes de apanhar o estradão de alcatrão. :lol: Quer isto dizer que terei que lá voltar para fazer a cache.

Mas parece que não fomos os únicos a rondar a cache. Formosinho, dá ideia que terá sido o duo que passou por nós a caminhar.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #53 a segunda 25 jun 2012, 12:34 

scuz Escreveu:... dá ideia que terá sido o duo que passou por nós a caminhar.

http://img.geocaching.com/cache/log/7c589aa5-c05e-47a1-b41f-b74ac3ec71c2.jpg
Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Mensagem Post: #54 a segunda 25 jun 2012, 12:37 

Eles "andem" aí. :lol:

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #55 a segunda 25 jun 2012, 12:41 

scuz Escreveu:
jasafara Escreveu:Também fostes? Se soubesse tínhamos falado, mas também com tanta gente, muitos com GPS e só com a cache do Formosinho para fazer, não era fácil identificar um geocacher...
Eu a cache e porque não sabia exactamente onde estava, quando se parou no cimo antes de se fazer o último troço para o VG, antecipei-me e fui lá a cima fazer a cache em descanso. Estava a acabar de a fotografar (porque não levei caneta) quando lá chegaram os primeiros muggles (mais tu) :)

Por acaso não pensei que fosse tanta gente, fiquei surpreendido pela positiva. Fui um dos primeiros a chegar à paragem pré-VG e não reparei que alguém se adiantou para visitar a cache.
Quanto à cache em si , é algo inacreditável escrever, só me lembrei dela quando fizemos a última paragem, imediatamente antes de apanhar o estradão de alcatrão. :lol: Quer isto dizer que terei que lá voltar para fazer a cache.

Mas parece que não fomos os únicos a rondar a cache. Formosinho, dá ideia que terá sido o duo que passou por nós a caminhar.

Possivelmente chegaste lá acima antes de mim, mas quando cheguei é que deixei ali as mochilas e dei um salto lá acima, depois ao voltar para vir buscar as mochilas é que estava toda a gente a subir.
Não me esqueci da cache nem nas outras por onde passámos perto na descida. No entanto esta foi a única que seria possível fazer sem dar nas vistas. De qualquer forma a caminhada vale por sim. mesmo sem caches!
Esta caminhada deve ter tido quase o dobro dos participantes daquela em que participei há três anos.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: terça 07 jun 2011, 18:04

Mensagem Post: #56 a segunda 25 jun 2012, 18:31 

jasafara Escreveu:Uma coisa seria cortarem caminhos (mas que deveriam estar identificados) que se internam profundamente nas ZPT, outra é embirrarem com um grande percurso circular que passa ligeiramente por dentro...
Se a passagem por ali fosse mesmo tão importante proibir, a fruição da Arrábida justificava que naquele troço se fizesse uma alternativa, seja por desviar a trilha, seja por fazer uma passagem aérea. Sinceramente eu hei-de lá voltar para fazer as caches que existem na zona após o Formosinho e que não fiz para não me desviar do grupo e hei-de passar exactamente pelo mesmo sítio (com abordagem ao Formosinho a partir da Lusitani para também a fazer).

Claro que tens toda a razão, farei exactamente o mesmo quando for para aí novamente. A única "alternativa" séria seria o redesenho desse minúsculo troço respeitando o trilho existente: um caminho centenário que liga a Quinta del Carmen ao Convento da Arrábida, e bifurca em direcção ao Formosinho um pouco depois de entrar na ZPT. Estamos a falar de um desvio de uns 40 metros: fazer uma passagem aérea ou abrir um novo trilho seria o consumar da idiotice — o multiplicar dos impactos ambientais negativos por uma mera teimosia burocrática! :evil:

Regular
Regular

Mensagem Post: #57 a terça 26 jun 2012, 14:09 

O outro acesso que falam para o formosinho entram em alguma ZPT?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #58 a terça 26 jun 2012, 15:27 

scuz Escreveu:O outro acesso que falam para o formosinho entram em alguma ZPT?

Não. E o acesso que nós fizemos também não. O que entrou foi o percurso de retorno em direcção à Quinta del Carmen que tem a vantagem de ser circular e não obrigar a voltar pelo mesmo caminho, além de permitir uma bela caminhada pela serra.
Imagem Imagem

Regular
Regular

Mensagem Post: #59 a quarta 27 jun 2012, 11:23 

Eu tinha percebido isso, que a única zona onde passamos por uma ZPT foi já com sensivelemente metade do trajecto efectuado, naquela curva em "gancho" do track. A minha pergunta vem a propósito de querer lá ir novamente mas desta vez fazer outra abordagem ao topo, e uma vez lá em cima descer pelo mesmo trajecto que nós descemos. É a minha oportunidade para fazer o que me esqueci de fazer.
Anterior

Voltar para SETÚBAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante