Prémios GPS 2011 - Votações Distritais vs Nacional

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a sexta 22 jun 2012, 21:35 

Posts que deram origem a este olhar alternativo que pretende demonstrar que não é linear deduzir vencedores distritais a partir de uma votação nacional....

jasafara Escreveu:Não se está a falar em o processo ser menos democrático, mas apenas em independentizar as votações distritais da nacional.
O que se passa é que um geocacher que fez 40 caches em Lisboa porque estava à mão e 40 fora de Lisboa seleccionadas a dedo, vota muito mal as caches de Lisboa. Outro que saó fez 40 caches em Lisboa dá votações completamente dispares para as mesmas caches...
Poder-se-ia conjugar mantendo uma única votação, mas em que se pudesse votar sempre em metade das caches de cada distrito que se fez. Para a classificação nacional pegava-se nas 20 primeiras com a classificação actual. Nas distritais os votos de cada distrito seriam redistribuídos para o topo da classificação de cada geocacher.
As alterações às regras eram apenas.
1) Deixava de haver limite dos votos desde que fossem respeitados os 50%.
2) Para a votação nacional consideravam-se apenas as 20 mais votadas.
3) Para a votação distrital consideravam-se as regras actuais (50% com um máximo de 20 votos), com reclassificação para os valores mais elevados.
Assim quem faça 120 caches, 60 em Lisboa, 26 em Santarém e 2 em Évora
Podia votar em 60 caches, sendo que as 20 mais votadas entrariam na votação nacional.
Para as distritais, consideravam-se as 20 melhores de Lisboa, as 13 melhores de Santarém e 1 em Évora.

prodrive Escreveu:Achas que com essa fórmula chegaríamos a vencedores distritais diferentes, ou um vencedor nacional diferente? :shock:

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:Achas que com essa fórmula chegaríamos a vencedores distritais diferentes, ou um vencedor nacional diferente? :shock:

Um vencedor nacional diferente não. A nível distrital potencialmente sim.
Aliás é fácil de comprovar. Embora as votações deste ano não sejam uma representação fiel porque não se pode votar sem limite em 50% das caches por distrito, faz lá para Lisboa uma reclassificação em que as caches são reclassificadas só dentro das caches feitas por Lisboa.
Ex. Um geocacher com 50 caches em Lisboa que classificou a sua melhor cache em Lisboa com 5 votos (16ª posição), veria essa classificação reclassificada em 30 votos. Um com todas as suas 10 caches feitas em Lisboa e que classificou a melhor com 5 votos, manteria os 5 votos. Pede lá ao João para fazer isso e diz o que é que dá :twisted:
Aliás se ficaste :shock: aposto um almoço de marisco contigo (restaurante Ribamar na Ericeira) que o vencedor em Lisboa não seria o mesmo.

PS. Peço aos "btt" que não fiquem chateados comigo...Não tenho nada contra eles como owners nem contra à cache vencedora. Estou a falar em números tratados alternativamente...Aliás a aposta que fiz com o Gustavo é-vos extensível. Se perder pago-vos eu o almoço. Se ganhar paga o Gustavo (a vós e ao owner da cache alternativa ;))

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:PS. Peço aos "btt" que não fiquem chateados comigo...Não tenho nada contra eles como owners nem contra à cache vencedora. Estou a falar em números tratados alternativamente...Aliás a aposta que fiz com o Gustavo é-vos extensível. Se perder pago-vos eu o almoço. Se ganhar paga o Gustavo (a vós e ao owner da cache alternativa ;))

Eu só aposto se fores sempre tu a pagar o almoço [:P]

Assim eu terei todo o prazer em pagar um almoço ao Prodrive, aos btt e a um eventual vencedor alternativo hipotético de Lisboa, mas acredito que o Prodrive vai ficar contente da decisão que tomou quanto à aposta [:D]
Também acredito que ficará :shock: com algumas das conclusões [:P]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #2 a sexta 22 jun 2012, 21:40 

Re: Prémios GPS 2011 - Votações Distritais vs Nacional

Para esta análise o João apenas me forneceu um ficheiro com grau ZERO de confidencialidade com 3 colunas

cacheWP posicao valor
GCXXXXX N M

Correspondentes aos votos individuais votante+ cache(mas sem indicação de votante) em que a posição N é a posição onde a cache foi classificada a nível distrital pelo votante e o valor M à classificação que lhe caberia dentro dos votos disponíveis no distrito pelo votante utilizando a mesma tabela de distribuição utilizada na votação nacional (30 votos para a 1º até 1 voto para a 20ª, isto para quem tinha os votos todos).

Esse ficheiro é perfeitamente suficiente para dar garantias de objectividade a todas as conclusões que se retirem a partir dele (com a tal limitação de os votantes não terem podido votar livremente em metade das caches de cada distrito numa votação distrital prévia)...

Agora vou interromper algumas horas as conclusões já validadas que tirei. Antes de as apresentar.

1) Peço ao João que confirme que a interpretação do ficheiro que me foi fornecido está correcta?
2) Se alguém não percebeu bem qual o raciocínio por trás deste ficheiro, eu explico mais detalhadamente...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a sexta 22 jun 2012, 21:56 

joom Escreveu:...Caso prático. No distrito de Braga havia 8 nomeadas, uma minha sobram 7, uma não está lá, sobram 6. Para obter votos há que ir a outros distritos. Porto 13 nomeadas. Viana do Castelo 12 nomeadas. Vila Real 12 nomeadas..

Não concordo completamente com o raciocínio do joom que ainda só li na diagonal, mas o exemplo que ele deu aqui e que está apresentado em cima é bastante bom para a argumentação de porque é que é não é minimamente linear extrapolar resultados nacionais para distritais...
Infelizmente só me apercebi disso após a apresentação dos resultados.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #4 a sexta 22 jun 2012, 22:04 

* Tópico adicionado aos favoritos. Queres que ponha o countdown?
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a sexta 22 jun 2012, 23:01 

Anti-climáx...por enquanto :)

O ficheiro que o João me forneceu corresponde exactamente à decomposição da votação pelas linhas elementares...
Assim a soma simples da coluna M por cache dá a votação publicada da cache.
Esta decomposição dá para fazer umas análises giras, que irei apresentar enquanto não poder voltar ao tema do tópico...mas não dá para o que eu pretendo...

cacheWP posicao valor
GCXXXXX N M

João. Este ficheiro é óptimo, mas o que eu pedia era mais complicado.
Assim a posição N não seria a absoluta dentro de um votante mas sim a absoluta dentro das caches votadas por um votante dentro do distrito.Ex se um votante tivesse votado as caches de um distrito nas posições 3, 5 , 8 e 19 essas posições seriam reclassificadas em 1, 2, 3 e 4 (dentro do votante/distrito). O valor M seria reclassificado para os votações mais altas dentro as disponíveis pelo votante (no caso de ter os votos todos 30, 26, 23 e 21). O que se pretende é simular a classificação dada se tivesse havido votações distritais em que as caches de um distrito não se intrometeriam entre as caches de outro distrito...
Ou me dás condições de fazer isso fornecendo-me as ligações aos votantes (com compromisso de confidencialidade da minha parte) ou então tens de ser tu a fazer esta "reestruturação" da classificação...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a sexta 22 jun 2012, 23:15 

Para nos irmos entretendo...
Houve 190 caches que alguém classificou em 1º lugar. Claro que aqui conta tanto os que apenas podiam votar numa cache, como os que podiam votar em 20.
Mais interessante é analisar que os que podiam votar em 20 (e por isso atribuir a classificação 30) concentraram os seus votos em apenas 32 caches e que apenas 7 concentraram mais do que uma votação máxima...
Interessante não?
Grande vencedora "A Casa Mistério" com 10 votações máximas.
Só duas outras vencedoras distritais concentraram mais do que um 1º lugar.
Mas e que dizer das quatro não vencedoras que conseguiram o mesmo ;)

Para já as magníficas 32 ordenadas por distrito+gccode

Código:
cacheWP   Cache   Distrito
GC30BQ3   Caldeirão do Inferno    Arquipélago Da Madeira
GC2N98F   Fallen Angels    Aveiro
GC2W6ZB   The Old Famel    Aveiro
GC2YTTY   Hold Your Breath    Aveiro
GC34C4K   Rio d'Aventuras - A Lagoa    Aveiro
GC2P2PZ   Paraíso Perdido - Vila de Rei    Castelo Branco
GC2QCZG   Exploratório    Coimbra
GC2TF6K   Hacker.    Coimbra
GC2MN7F   A Minha Escola    Faro
GC30HQ2   GreenShades    Faro
GC2W16F   Isis e Osiris    Guarda
GC2VX8F   Passeio marítimo na baía [São Martinho do Porto]    Leiria
GC2WX83   R.A.QUATRO    Leiria
GC36X0X   A Loca da Moura    Leiria
GC2JXHK   There's No Such Place As Far Away    Lisboa
GC2PP5H   URBEX COMETNA II RADIKAL    Lisboa
GC37DYJ   Cais do Carvão    Lisboa
GC34X55   Casa do Governador--Forte da Graça--Elvas    Portalegre
GC2MCGV   Açude Sombrio    Santarém
GC2V4H2   O Bicho-da-Seda    Santarém
GC2ZQH0   #25 – Bónus final - Power Trail da Calhariz    Santarém
GC305WY   A velha Ponte do Barbancho    Santarém
GC34AZZ   Rocha do Poio (FZZ)    Santarém
GC34FCJ   A casa mistério    Santarém
GC34PD5   Cuco!! Cuco!!... V2.0    Santarém
GC36J4E   Regresso ao Passado    Santarém
GC38CCB   The Haunted Mansion - Mansão Assombrada    Santarém
GC2TC75   Knight of the Blue River [Arrábida]    Setúbal
GC2X39P   Castelo dos Mouros    Setúbal
GC2YJBW   Saw U    Viseu
GC364EZ   ABRACADABRA    Viseu
GC377D3   Tesouro 100 Guarda-V2.2    Viseu
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #7 a sexta 22 jun 2012, 23:22 

As duas vencedores distritais que tiveram duas ou três classificações máximas (30 votos)

Código:
GC2N98F   Fallen Angels    Aveiro
GC2W16F   Isis e Osiris    Guarda

A seguir...as finalistas não vencedoras com votações máximas.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a sexta 22 jun 2012, 23:25 

Para já digo que entre elas existe uma arquivada ( :o para os que acham que elas não deveriam ter sido incluídas...).
Alguém quer tentar adivinhar qual é?
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 15 dez 2010, 11:40

Mensagem Post: #9 a sexta 22 jun 2012, 23:37 

jasafara Escreveu:Para já digo que entre elas existe uma arquivada ( :o para os que acham que elas não deveriam ter sido incluídas...).

Maldição do Duke ?

Sent from my U8180 using Tapatalk 2

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a sábado 23 jun 2012, 00:16 

Sphinx1975 Escreveu:
jasafara Escreveu:Para já digo que entre elas existe uma arquivada ( :o para os que acham que elas não deveriam ter sido incluídas...).

Maldição do Duke ?

Sent from my U8180 using Tapatalk 2

Nã... Castelo dos Mouros

Houve dois ou três geocachers que gostariam que estas caches fossem as vencedoras...mas não, foram apenas finalistas...

Código:
GC2X39P   Castelo dos Mouros    Setúbal
GC2YTTY   Hold Your Breath    Aveiro
GC30HQ2   GreenShades    Faro
GC364EZ   ABRACADABRA    Viseu
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante