O "pretuguês" nos log's

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 23 jan 2011, 13:05

Mensagem Post: #51 a terça 12 jun 2012, 01:11 

Re: O "pretuguês" nos log's

paulohercules Escreveu:Em tempos foi fundada a "Comissão anti-logs minimalistas": http://coord.info/GC25A4B [:D]

Essa pelo menos tinha uma nota, digna de nota: [:D]

"Tenho muita muita pena mas seria bom o Owner faser uma visita
provavelmente o esconderijo foi destroido.
obrigado"
ImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 23 jan 2011, 13:05

Mensagem Post: #52 a terça 12 jun 2012, 01:14 

Re: O

cotochris Escreveu:
MightyReek Escreveu:
Também já tive um log assim:
June 5 by d-det (165 found)
Kurze Suche, schöne Aussicht TFTC

A que respondi:
Ainda bem que gostaste...
De facto também fiquei preocupado com as regas... mas afinal é uma Lock&Lock e não há nada a temer.
Terei todo o prazer em visitar caches tuas e escrever logs que não entendas...
Obrigado.

Estás a querer que os estrangeiros escrevam em Português?

E se fosse a Hungria escrevias em Magyar? Por exemplo.

Nem todas as visitas falam / escrevam Inglês.

Agora por mim sou estrangeiro a viver em Portugal. Por acaso nunca estudei Português e frequentemente faço grande erros. Quando estou escrever o log quero lá saber da minha gramática, não estou na escola. Naturalmente escrevo o melhor possivel e tenho cuidado mas sempre tento fazer um log detelhado e quase sempre coloco fotos.

Os PT's é a única vez que fáço copy&paste mas mesmo assim tenho um parágrafo individual para o log.

Os teus erros são diferentes, compreendem-se e, a maior parte das vezes, são cómicos. [:D]
Eu até gosto de ler... :lol: :lol: :lol:
ImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #53 a terça 12 jun 2012, 01:32 

jotapesantos Escreveu:
cotochris Escreveu:
MightyReek Escreveu:
Também já tive um log assim:
June 5 by d-det (165 found)
Kurze Suche, schöne Aussicht TFTC

A que respondi:
Ainda bem que gostaste...
De facto também fiquei preocupado com as regas... mas afinal é uma Lock&Lock e não há nada a temer.
Terei todo o prazer em visitar caches tuas e escrever logs que não entendas...
Obrigado.

Agora por mim sou estrangeiro a viver em Portugal. Por acaso nunca estudei Português e frequentemente faço grande erros. Quando estou escrever o log quero lá saber da minha gramática, não estou na escola. Naturalmente escrevo o melhor possivel e tenho cuidado mas sempre tento fazer um log detelhado e quase sempre coloco fotos.

Os PT's é a única vez que fáço copy&paste mas mesmo assim tenho um parágrafo individual para o log.

Os teus erros são diferentes, compreendem-se e, a maior parte das vezes, são cómicos. [:D]
Eu até gosto de ler... :lol: :lol: :lol:

E tu és um caso especial!!!!
Aguentavas mais 10 minutos e jantávamos junto no Estação Viana. Cirzamo-nos à saída.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #54 a terça 12 jun 2012, 14:59 

O "pretuguês" nos log's

ajsa Escreveu:O Geocaching é uma actividade sem fronteiras, idades, raças, credos ou qualidades académicas.

Certamente existirão pessoas mais preguiçosas na sua expressão mas também há aquelas pessoas que simplesmente não tiveram a oportunidade de educação académica (qualquer que seja a razão) mas deseja ser feliz como qualquer um de nós. É certo que há correctores automáticos e software inteligente nas mais variadas formas de correcção de escrita mas também há os utilizadores com menores conhecimentos que acredita vivamente ter conquistado um enorme patamar tecnológico simplesmente porque conseguiu abrir a página duma cache no sitio que o filho lhe indicou e colocou um bonequinho no canto do monitor com o desenho do planeta para o efeito.

Nem todos são letrados, filósofos, matemáticos, médicos ou engenheiros.
Há também pessoas humildes que têm sonhos e procuram ser felizes mesmo sabendo que a auga que bebem no geocaixing é escrita de outra forma mas num se cunseguem alembrar como é...

Excelente perspectiva. ;)

Sent from my iPhone!
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #55 a terça 12 jun 2012, 15:55 

cotochris Escreveu:

1) Acho que ele está a querer que os estrangeiros escrevam inglês, que, quer se goste ou não, é a língua universal do momento, especialmente na Europa Ocidental. Antes foi o francês, e mais para trás no tempo, o latim. Línguas chamadas de francas, utilizadas por viajantes e negociantes para comunicar.

2) Não, pelas mesmas razões escrevia (aliás, escrevi) em inglês. Língua comum, ensinada durante uma série de anos em qualquer sistema de ensino europeu.

3) Nem todos falam/escrevem inglês? Como é isso? Tenho hoje 46 anos e quando era pequenino já se ensinava o inglês no nosso sistema de ensino. Os camaradas que têm mais esta atitude de escrever os logs na sua língua materna são os alemães, de longe. Será que o nosso sistema de ensino nos anos 70 era assim tão mais evoluido que o alemão? Será que quem escreve assim logs são pessoas com mais de 60 ou 70 anos? Não me parece. E como é que alguém anda por um país estrangeiro, tão afastado da sua pátria, sem uma ferramenta comunicacional mínima? Eu já viajei pela Arménia e pela Síria, pela Noruega e por Marrocos, e se bem que não fosse aí fácil de encontrar quem falasse inglês, foi em inglês que consegui desencantar um táxi num acesso marado da Auto-Estrada para Damasco. Será que seria de todo possível em alemão? Em holandês? De novo, não me parece.

4) Quanto mais não seja, se um gajo cria uma cache a troco de nada para além de uns logs, seria um dever moral desses abelhudos passarem o seu texto alemão por um google translator e colocarem-nos nalguma coisa que se possa ler. Quem diz moral, diz matemático: o que é que é mais lógico? O owner e mais uma porradona de users que lêem os logs convertem o log nessa língua específica, sabe-se lá quantas dezenas de vezes no total, ou, pelo contrário, quem o escreve fazê-lo apenas uma vez?

5) Lembro-me que uma das vezes que tive uma picardia com uma dessas criaturas, quando chegou a hora de insultar, ameaçar e escrever mais coisas desagradáveis, de repente, o gajo já sabia escrever inglês.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Large
Large

Registado: quarta 13 abr 2011, 13:32

Mensagem Post: #56 a terça 12 jun 2012, 16:18 

Eu leio este thread de bom humor, afinal quem me conhece sabe que eu não tenho cura, sou 'Heinz 57' / rafeiro (meio Brítánico, meio Americano, nascir em Portugal, avó materna Espanhola e casado com uma Húngara). Posso falar cinco linguas mas facilmente faço erros gramáticos.

Sim Inglês é lingua franca mas á muita gente que não fala - nos países Espánicos e Francofones por exemplo. Nos logs eu não importo que lingua escrevem, sempre melhor que um TFTC. Nos Tb's então - uii - isso é uma adventura! Já tive uma pessoa escrever em Galês! Checo é outra lingua que tem poucos vogais. Só falta ter log ou TB's escrito em Chinês :?

Eu não importo com escrevem os logs desde que não é como o novo accordo ortográfico [:)]
Today is a good day to cache!
http://cotochris.squarespace.com

Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quarta 13 abr 2011, 13:32

Mensagem Post: #57 a terça 12 jun 2012, 16:23 

Mikron Escreveu:
ajsa Escreveu:O Geocaching é uma actividade sem fronteiras, idades, raças, credos ou qualidades académicas.

Certamente existirão pessoas mais preguiçosas na sua expressão mas também há aquelas pessoas que simplesmente não tiveram a oportunidade de educação académica (qualquer que seja a razão) mas deseja ser feliz como qualquer um de nós. É certo que há correctores automáticos e software inteligente nas mais variadas formas de correcção de escrita mas também há os utilizadores com menores conhecimentos que acredita vivamente ter conquistado um enorme patamar tecnológico simplesmente porque conseguiu abrir a página duma cache no sitio que o filho lhe indicou e colocou um bonequinho no canto do monitor com o desenho do planeta para o efeito.

Nem todos são letrados, filósofos, matemáticos, médicos ou engenheiros.
Há também pessoas humildes que têm sonhos e procuram ser felizes mesmo sabendo que a auga que bebem no geocaixing é escrita de outra forma mas num se cunseguem alembrar como é...

Excelente perspectiva. ;)

Concordo totalmente, não podia escrever melhor.
Today is a good day to cache!
http://cotochris.squarespace.com

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #58 a terça 12 jun 2012, 16:29 

cotochris Escreveu:Sim Inglês é lingua franca mas á muita gente que não fala - nos países Espánicos e Francofones por exemplo.

Eh! Alto lá... há uma diferença entre não querer falar e não falar. Por mais que franceses e espanhóis finjam que qualquer língua estrangeira é algo proveniente de um planeta estranho, a verdade é que em ambos os países o ensino do inglês é obrigatório, e em qualquer convenção / congresso / reunião onde vão, têm que colocar de lado os orgulhos e mudar para inglês.

Se me disseres que no universo da ex-URSS ou nos confins da América Latina é mais complicado encontrar um inglês falante, é verdade. Mas mais complicado ou não, continua a ser a melhor possibilidade de se conseguir comunicar com alguém. Bom, mas isto já está a ir para off-topic do off-topic. Podes não te importar com logs escritos noutra linguagem qualquer que não compreendas, mas isso é uma atitude pessoal. Se quiseres pensar como as coisas deviam ser, acho que concordarás que os logs deviam ser escritos na lingua local e/ou inglês, e que na pior das hipóteses, se é para alguém ter que traduzir, então seria o visitante que o deveria fazer.

E tem mais... se segundo os estatutos tu és responsável pelo que é escrito nas tuas caches (incluindo os logs), sobre aquelas coisas do costume (mensagens de ódio, raciosmo, insultos, etc)... como é que podes cumprir a tua obrigação se és confrontado com uma série de palavras que não te fazem qualquer sentido por estarem numa língua nacional que não é a tua nem é a língua franca ?
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 20:54

Mensagem Post: #59 a quarta 13 jun 2012, 15:50 

Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #60 a quarta 13 jun 2012, 15:53