Dicas ou ideias para evitar apanhar carraças nas caminhadas

Para aqueles que não se conseguem manter no asfalto...

Moderador: prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #11 a segunda 04 jun 2012, 20:48 

Re: Dicas ou ideias para evitar apanhar carraças nas caminha

Estou lixado com isto. É só meninos da cidade!

Bem, este ano é particularmente favorável às carraças. O misto de seca prolongada com chuva tardia que fez crescer muito o matagal nas ultimas semanas é o ideal para o seu desenvolvimento. Teremos até ao final do verão carraças com fartura.

Existe demasiado medo da nossa parte em relação às carraças. Tal como com com qualquer animal que nao faz parte do nosso conhecimento e que nao nos queremos aproximar, quer porque nos repugna, quer porque ouvimos contar histórias que nao lembram a ninguém. Assim, para além das carraças, também os sapos, morcegos, cobras, salamandras, aranhas e muitos outros têm sofrido desde sempre às mãos dos humanos sem justificação.

Depois de uma saída para o campo, quando tratarem da vossa higiene façam uma inspecção visual aos locais mais vulneráveis à existência de carraças: zona púbica, sovacos, pescoço, atrás das orelhas, e todos o locais potencialmente mais quentes e de temperatura mais ou menos estável. É aí que elas gostam de estar. Para as retirar, já foi referido como o fazer. Para as evitar, também, mas o que importa reter é que não devem de ter medo delas: a probabilidade de terem febre da carraça ou outra doença transmitida por elas é muito baixa. Mas atenção: não deixem nunca uma carraça presa a vós muito tempo! Logo que dêem por ela retirem-na.
Não comprometam é as vossas actividades por causa delas, não vale a pena.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #12 a segunda 04 jun 2012, 21:13 

Aproveito para deixar aqui o link dum tópico idênticoque está ali ao lado no @PT.

Espero que ajude!
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #13 a segunda 04 jun 2012, 21:58 

Dicas ou ideias para evitar apanhar carraças nas caminhadas

clcortez Escreveu:Estou lixado com isto. É só meninos da cidade!

Bem, este ano é particularmente favorável às carraças. O misto de seca prolongada com chuva tardia que fez crescer muito o matagal nas ultimas semanas é o ideal para o seu desenvolvimento. Teremos até ao final do verão carraças com fartura.

Existe demasiado medo da nossa parte em relação às carraças. Tal como com com qualquer animal que nao faz parte do nosso conhecimento e que nao nos queremos aproximar, quer porque nos repugna, quer porque ouvimos contar histórias que nao lembram a ninguém. Assim, para além das carraças, também os sapos, morcegos, cobras, salamandras, aranhas e muitos outros têm sofrido desde sempre às mãos dos humanos sem justificação.

Depois de uma saída para o campo, quando tratarem da vossa higiene façam uma inspecção visual aos locais mais vulneráveis à existência de carraças: zona púbica, sovacos, pescoço, atrás das orelhas, e todos o locais potencialmente mais quentes e de temperatura mais ou menos estável. É aí que elas gostam de estar. Para as retirar, já foi referido como o fazer. Para as evitar, também, mas o que importa reter é que não devem de ter medo delas: a probabilidade de terem febre da carraça ou outra doença transmitida por elas é muito baixa. Mas atenção: não deixem nunca uma carraça presa a vós muito tempo! Logo que dêem por ela retirem-na.
Não comprometam é as vossas actividades por causa delas, não vale a pena.

Best topic. ;)

Sent from my iPhone!
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem

Large
Large

Registado: quarta 13 abr 2011, 13:32

Mensagem Post: #14 a terça 05 jun 2012, 01:04 

Na semana passada apanhei duas em dois caminhadas differentes. A 1ª foi mais chata porque só encontrei na manhã seguinte e na noite antes tive aqueles chuveiros de meia hora! Na manhã seguinte encontrei a caraça no meu braço e a cabeça estava bem enfiada no pele. Aqueci uma argula para afastar + ajuda de pinças retirei o bicho. Lavei a ferida com água oxigenada várias vezes no dia. A ferida ficou vermelho depois no dia seguinte tudo OK. Febre nada.

Na 2ª vez encontrei a careça a passear nas cuecas! :shock:

A minha esposa agora quer colocar a coleira do cão no meu pescoço! :shock:

Para ajudar reduzir o risco é de applicar o perfume de mosquito/caraças no corpo e no vestuário incluindo calças, chapeu, meias e botas (e acho eu nas cuecas tambem )! e quando poder fazer uma vistoria no corpo. No caso de minha 1ª caraça pensei que foi uma crosta como naquele dia fiz um tombo e me raspei em vários sitios.

Uma pergunta: Febre de Caraça é o que chama em Inglês Lyme's disease?

Já agora termos a sorte creio eu que não tem em Portugal é chupa-sangues / sangressugas, ou pelo menos nunca apanhei. Qual é a palavra certo de 'leech'? Fui ver no dicionário mas não sei se á um nome melhor de sangressugas - pareçe um nome estranho.
Today is a good day to cache!
http://cotochris.squarespace.com

Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 05 mai 2010, 12:39

Mensagem Post: #15 a terça 05 jun 2012, 01:16 

É mesmo sanguessugas e há em Portugal :) Já apanhei aqui na terrinha. Mas as sanguessugas só habitam em rios (mesmo) limpos, daí ser raro encontrar...
ImagemImagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 23 ago 2010, 01:34

Mensagem Post: #16 a terça 05 jun 2012, 04:59 

cotochris Escreveu:A minha esposa agora quer colocar a coleira do cão no meu pescoço! :shock:

Acho que vou ser expulso de casa a rir sozinho às 4 da manhã!!!

Agora mudando de assunto, um amigo do meu mecânico da bike, esteve muito mal porque tinha uma alojada na virilha e mesmo no hospital não deram de imediato com a maldita!
Imagem

Large
Large

Registado: quarta 13 abr 2011, 13:32

Mensagem Post: #17 a terça 05 jun 2012, 12:02 

Mr.Henrique Escreveu:É mesmo sanguessugas e há em Portugal :)
Os politicos? [:D]

Por acaso adorava dos os ver- Qual é a sua terra?

O site do CDC é muito bom para informação http://www.cdc.gov/ticks/removing_a_tick.html.

A caraça transmita 1001 porcarias e lagumas doenças nada bom, mas não precisamos de ser hipocondríacos, afinal é mais perogoso andar na estrada (ou até cachar) mas tomar cauções normais. Se sentir mal vai ao médico / centro saude.

Agora, quem vai comer passas e olhar a eles sem pensar nas caraças? :P
Today is a good day to cache!
http://cotochris.squarespace.com

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 20 nov 2010, 12:40

Mensagem Post: #18 a terça 05 jun 2012, 12:10 

Quinta feira já vou testar o Bio Kill nas botas e nas calças a ver se faz algum efeito. Em casa pelo menos nas formigas é bastante eficaz.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
«Devido às quedas de bancos, queda nas bolsas, cortes no orçamento, à crise
nos combustíveis e pelo racionamento mundial de energia, informamos que a
famosa "luz ao fundo do túnel", está temporariamente desligada».

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #19 a terça 05 jun 2012, 12:33 

cotochris Escreveu:
Agora, quem vai comer passas e olhar a eles sem pensar nas caraças? :P

Olá Cotochris,

Sim, em português a febre da carraça é mesmo Lyme Disease.

Escusavas era de fazer esse último comentário - acho que nos próximos meses não vou conseguir comer passas. Espero bem esquecer-me disto até à passagem de ano ;-)
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #20 a terça 05 jun 2012, 22:29 

Mr.Henrique Escreveu:É mesmo sanguessugas e há em Portugal :) Já apanhei aqui na terrinha. Mas as sanguessugas só habitam em rios (mesmo) limpos, daí ser raro encontrar...

Também já encontrei uma numa ribeira. Por acaso tenho planos para colocar uma cache num local com sanguessugas, falta é arranjar quem me acompanhe na colocação [:D]
AnteriorPróximo

Voltar para TT, BTT & Pedestrianismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes