Geocacher Viciado
Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32
Re: Vivendo, fotografando, comentando e aprendendo
lgass Escreveu:eram 105 fotos :p realmente abusei um cado... os mods que ponham aí as fotos de outra forma que ocupe menos espaço pff[/b]
Se eu tirar 1000 fotografias num dia, óbviamente que nem todas são boas nem as vou colocar todas para receber comentários. O que queria dizer é que para este tipo de críticas e aprendizagem o melhor é colocar uma a uma. É mais fácil para quem vê e principalmente um incentivo a quem quer aprender alguma coisa. O assunto é só uma fotografia e há um ênfase nos pontos bons e maus e das várias opiniões.
Eu esqueci-me de escrever logo no início dos comentários. A primeira coisa antes de saber a técnica da máquina, do software e afins, é perceber o que eu quero mostrar na fotografia. A ponte? A casa? A casa enquadrada na paisagem? O depósito de água? E por aí fora.
lgass Escreveu:se bem percebi achas que não estou a definir bem o objecto da foto é isso? em caso de paisagens, como se pode definir isso melhor?
Não é isso. Repara se consegues ver as folhas dos arbustos. Isso deve-se mais ao tratamento ao nível do software e aos redimensionamentos.
lgass Escreveu:eesta era a minha favorita... nesta nem mexi muito na saturação... aqui tentei que o objecto fosse a ponte... devia ter reduzido a profundidade de campo?
O objecto é a ponte, alta, e a forma como rasga o monte e entra no túnel. O que eu dizia era subir um pouco mais para se notar mais o rio lá em baixo. Se reduzisses a profundidade de campo (f mais alto (abertura maior)) ficava a ponte focada e o resto mais afastado, por exemplo o rio, ficava desfocado.
lgass Escreveu:bolds meus... muito obrigado pelos excelentes comentários
Agora na próxima vez:
Uma só foto.
Tratamento ao mínimo. Acerto de níveis, redimensionamento e unsharp sem exageros e já está.
O que interessa no início é mesmo o que se quer mostrar. E isto mesmo que seja uma fotografia tirada no momento e quase sem preparação ou outra que são necessárias várias experiências com o enquadramento e exposição.