por clcortez
Caros,
Não querendo alongar-me neste tema, queria apenas deixar um parecer.
Ultimamente tem me chegado muita informação e solicitação para resolução de situações provocadas por caches colocadas e que são encontradas ou do conhecimento de não-geocachers que têm uma palavra a dizer sobre esta temática (Biodiversidade, Ambiente).
Infelizmente, não tenho possibilidade de responder a todas a solicitações e não posso continuar a dar resposta a situações que estão a crescer de forma exponencial, quer porque o número de caches colocadas tem aumentado muito, quer porque o números de pessoas que têm conhecimento do geocaching tem aumentado de forma exponencial também.
Se até ao um determinado momento acreditava que fosse possível "controlar" a actividade de modo a ter em conta o respeito pela Natureza e a propriedade privada (ou interdita), a partir desse momento deixei de acreditar que seja possível controlar de algum modo esse processo, quer porque seria necessários recursos humanos mais alargados (muitos mais voluntários da GS) para "fiscalizar", quer porque não existe em Portugal uma entidade que se responsabilize pelo Geocaching e articule a actividade com as entidades nacionais (ou seja, não existe uma Associação ou Federação que represente a actividade legalmente), e quer porque a própria GS não tem (ou não demonstra através do seus canais) um verdadeiro interesse nesse controlo.
Assim, e falo por mim, não acredito que enquanto o rumo da actividade seja o actual (notório interesse económico e de rentabilidade da empresa que o gere em deterimento da qualidade) seja possível fazer algo. Por muitos inquéritos que se façam, por muitas chamadas de atenção que se façam aos revisores e à GS, não vai mudar o rumo da massificação e do natural "descontrolo" que isso implica.
Como somos poucos nesta "guerra" de dar prioridade à preservação da Natureza em vez do "jogo" de procurar e encontrar uma cache sem olhar a meios para, e os poucos não estão organizados, não me dá qualquer alento para o continuar a fazer. É uma "guerra" claramente perdida.
Enquanto não houver um grupo organizado, o que quer que seja, que em conjunto consiga produzir algo de construtivo e qeu de facto tenha efeitos práticos, não faz sentido continuar a ocupar tempo com isto.
Se alguém algum dia se quiser organizar nesse sentido podem contar comigo. Até lá, não me vou dar ao trabalho de sequer responder, não vale a pena, mesmo.
Há muito que o rumo do geocaching deixou de ser o rumo que eu pensava que seria e que gostaria. Há muito muito tempo mesmo, talvez em 2007, 2008, não sei precisar agora, mas só recentemente perdi toda a motivação para dar o meu tempo a algo em que não acredito. Lamento.
Assim, agradeço ao Paulo o seu trabalho e tempo dispendido, mas sei que não vai dar em nada. Até pode resolver uma ou duas situações, como já o fez, mas vão ao mesmo tempo aparecer mais 10 novas que vão depois dar 10 vezes o trabalho que ele está a ter agora.
Se alguém quiser algum esclarecimento adicional ou até falar abertamente sobre este tema comigo, pode fazê-lo à vontade usando os contactos disponíveis. Agradeço que não se desenrrole aqui uma nova "novela" em torno deste tema e que todos os posts que aqui sejam colocadas sejam concretamente sobre este tema e no sentido de encontrar soluções e dar boas sugestões.
Obrigado a todos pelo tempo dispendido, e ainda bem que afinal à pessoas que se preocupam com esta temática.