Camiño del caches (de +200 caches)

Geocaching no Estrangeiro, Onde e Como, as melhores dicas...
Don't Speak Portuguese... GET IN HERE!

Moderadores: prodrive, ajsa

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #31 a quinta 15 jul 2010, 08:27 

Re: Camiño del caches (de +200 caches)

Quem se lança a uma aventura destas está à espera de encontrar o quê?

Tem 200 ou 1000 caches pela frente... Está à espera de encontrar em cada uma, ou de cinco em cinco, um container espectacular? Um esconderijo do além? Uma vista muito diferente da cache que anteriormente fez?

Para mim, é uma questão de gestão de expectativas. Ir fazer um powertrail, com estas características, e ficar "chateado" com o que encontra no local é algo que não entendo. Um powertrail é, por definição, um conjunto de caches colocadas ao longo de um trilho, um caminho, com um espaçamento não muito grande entre elas, a roçar o limite mínimo. Dar nas orelhas do owner porque as caches são monótonas, ou porque estão escondidas da mesma forma, ou porque os containers são iguais, ou porque a vista é muito semelhante, não faz sentido, na minha opinião.

É como fazer 10 caches na Brandoa, em Lisboa, e ficar chateado porque apenas uma tem um interesse consensual e as outras nove não mostram nada de especial, ou porque estão ao pé de prédios, ou porque são nanos. Expectativas. Não se consegue ir para a Brandoa à espera de encontrar dez caches em locais fantásticos e vir de lá com a barriguinha cheia.

Eu faria tanto o 200 como o de 1000. Aliás, a única coisa que me aborrece, no meio disto tudo, é mesmo a impossibilidade de os fazer. Podem crer que, com a turma certa, era um daquele(s) dia(s) para lembrar mais tarde!

De resto, só faz quem quer, a nada é obrigado e, só faz um favor a ele próprio se houver preparação antes, quer a nível emocional, quer a nível da caçada.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 11:02

Mensagem Post: #32 a quinta 15 jul 2010, 09:25 

Já fizemos alguns powertrails bem interessantes, como o da Serra de Montemuro (Arouca), o da arriba fóssil entre a Fonte da Telha e Lagoa de Albufeira e aquele dedicado aos piratas na costa de Sintra.

Só os faz quem quer, e se o interesse for de facto diminuto, irão acabar por sucumbir. De quaqluer forma, parece-nos que o interesse do powertrail está mesmo na caminhada ou percurso a fazer, e não propriamente nas vistas ou engenho das caches. Pode acontecer, mas não será mandatório.

Cumps!
Célia & Daniel (MakoShark2 Team)

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #33 a quinta 15 jul 2010, 12:27 

MakoShark2 Escreveu:JSó os faz quem quer, e se o interesse for de facto diminuto, irão acabar por sucumbir.

Esta é a realidade, mas de facto cada vez há mais powertrails porque cada vez há mais clientes. É a velha questão da oferta e da procura!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #34 a quinta 15 jul 2010, 14:40 

SUp3rFM Escreveu:Eu faria tanto o 200 como o de 1000. Aliás, a única coisa que me aborrece, no meio disto tudo, é mesmo a impossibilidade de os fazer. Podem crer que, com a turma certa, era um daquele(s) dia(s) para lembrar mais tarde!

Exactamente. Depende do objectivo com que avanças para o Powertrail. Se for Diversão, haverá Diversão na certa!
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #35 a quinta 15 jul 2010, 16:15 

vsergio Escreveu:
SUp3rFM Escreveu:Eu faria tanto o 200 como o de 1000. Aliás, a única coisa que me aborrece, no meio disto tudo, é mesmo a impossibilidade de os fazer. Podem crer que, com a turma certa, era um daquele(s) dia(s) para lembrar mais tarde!

Exactamente. Depende do objectivo com que avanças para o Powertrail. Se for Diversão, haverá Diversão na certa!

Hmmmm.... Tu queres ver?
Imagem

Regular
Regular

Registado: domingo 16 mai 2010, 18:33

Mensagem Post: #36 a quinta 15 jul 2010, 17:17 

Independentemente da finalidade do Powertrail, se este foi publicado é porque as as regras definidas para a actividade o permitem.. partindo do princípio que cada um de nós se tem que preocupar "apenas" com as suas cachadas, e não com a evolução de terceiros (novamente de uma forma correcta e dentro das regras definidas), não deveria causar tanto transtorno o aparecimento dos mesmos.. sejam estes de 3 caches ou de 3000...

Cada um de nós escolhe as suas caches de forma a satisfazer aquilo que nos move..o passeio, o convívio, a busca da adrenalina, a fuga ao quotidiano, ou simplesmente porque apetece fazer mais uma...

Se os Powertrails são apetecíveis??

prodrive Escreveu:...mas de facto cada vez há mais powertrails porque cada vez há mais clientes. É a velha questão da oferta e da procura!

Está tudo dito.

- Independentemente da forma como levamos o nosso jogo, um powertrail, à partida (sem ligar à dificuldade das caches existentes ou da carga física a que possam obrigar), é sempre dinheiro em caixa.. são sempre um leque de caches "facilmente" dispostas à mercê de quem as queira visitar...

- Associado ao facto de que cada vez mais se olham para números e estatísticas, surge assim um forma mais prática de dar um impulso às contagens de cada um...

- Atendendo ainda que nem todos têm disponibilidade para se dedicarem tanto quanto gostariam à actividade, e que em pequenos períodos de tempo, possa ser apetecível/rentável fazer um powertrail do que sair para uma cache ou duas...

...vários serão os factores que fomentam esses clientes...

Partilho da opinião do SUp3rFM, "nestes" grandes powertrails que foram apontados é utópico pensarmos que vão ser 200 caches de excelência, com containers fora do comum e paisagens de arrebatar até as almas mais amorfas... Mas continuamos no livre-arbítrio.. só lá vai quem quer... Eu se puder, certamente vou fazer um powertrail de maiores dimensões. Talvez não este das 200 caches ou o das 1022 apresentado, mas certamente que na proxima ida a Madrid, se tiver tempo para visitar as +/-70 caches do SRDLF, que o vou fazer.. pelas caches, pela caminhada/empeno, pelo desafio em si...

Devemos aproveitar o que a actividade "oferece" de forma a enriquecer aquilo que nos fomenta a continuar..

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #37 a quinta 15 jul 2010, 18:39 

Ora aqui está um belo post. Não queria desenvolver muito a minha argumentação contra a existência de power trails, porque me irá exigir um post extenso e vou guardar isso para o meu blog, mas há um ponto vital que conseguirei sintetizar, e que se prende com esta questão do "livre arbitrio", palavras nobres para resumir o velho "só lá vai quem quer". É que as coisas podem não ser tão simples como a retórica dessa curta frase pode fazer transparecer. Qualquer ser pensador já descobriu há muito (espero eu) que o mundo não se percepciona a preto e branco, e que mesmo as questões aparementemente mais simples estão cheias de nuances. Mas vamos lá... e vamos partir de um presseposto que creio ser consensual:

Muitos, mas mesmo muitos, geocachers, aborda o jogo com uma atitude de competitividade numérica de com variações de intensidade variadas. Ou seja, para além (de novo, esppero eu) dos prazeres globais do Geocaching, complementam a sua prática com um desafio estatístico, numérico, por vezes apenas "contra" si próprios (quantas caches conseguem encontrar num dia, por exemplo), outras vezes contra os números de outros jogadores. Até aqui, todos concordamos, sim?

Agora... o que sucede se alguns destes jogadores discordarem por principio contra a massificação deste Geocaching a balde cheio, maculado na sua qualidade pela enxurrada da quantidade, mas, mesmo assim, envolvidos na vertente competitiva, não se puderem dar ao luxo de ignorar este expediente através do qual os outros jogadores "rivais" se empaturram? Como é evidente, estou aqui a falar de mim próprio, e, provavelmente de muitos outros geocachers sem nome (ou sem vontade e/ou visibilidade para o assumirem). É o princípio que regeu a corrida aos armamentos nucleares nos anos 50, 60 e 70. Se o concorrente se arma desta forma, o oponente ou desiste ou se arma da mesma forma. Ora eu divirto-me com a concorrência pelos números mais elevados, e, se não concordo com power trails, vejo-me arrastado para eles. Não, não é incoerência. É opção, entre A e B. Em A, deixo de olhar para os números, em B, adiro a um expediente que considero lamentável e mantenho-me a jogar pelo divertimento dos números. Mas é um jogo que considero "sujo" e seria muito mais feliz que não existisse, e que a "competição" se fizesse atrás de caches "normais" apenas. Reservo-me o direito de me manter na "corrida" e em simultâneo criticar pela negativa a existência dos expedientes utilizados.

Noto igualmente que a benção de power trails é uma medida curiosa vinda de uma empresa que afirma desencorajar o Geocaching como forma de competição numérica, ou sejam lá quais forem as palavras utilizadas. E eu a pensar que se podia desencorajar isso melhor negando a publicação de power trails e sugerindo aos owners a criação de multi-caches se crêem existir ali coisas de interesse para mostrar... se calhar é mais lógico permitir a entrada de quantos logs de find numa cache nos apetecer e permitir aos owners fazer um found nas suas próprias caches, em nome do combate ao espírito da competição de números.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Regular
Regular

Registado: domingo 16 mai 2010, 18:33

Mensagem Post: #38 a sexta 16 jul 2010, 00:44 

Torgut Escreveu:...vamos partir de um presseposto que creio ser consensual:

Muitos, mas mesmo muitos, geocachers, aborda o jogo com uma atitude de competitividade numérica de com variações de intensidade variadas. Ou seja, para além (de novo, esppero eu) dos prazeres globais do Geocaching, complementam a sua prática com um desafio estatístico, numérico, por vezes apenas "contra" si próprios (quantas caches conseguem encontrar num dia, por exemplo), outras vezes contra os números de outros jogadores. Até aqui, todos concordamos, sim?

Agora... o que sucede se alguns destes jogadores discordarem por principio contra a massificação deste Geocaching a balde cheio, maculado na sua qualidade pela enxurrada da quantidade, mas, mesmo assim, envolvidos na vertente competitiva, não se puderem dar ao luxo de ignorar este expediente através do qual os outros jogadores "rivais" se empaturram? Como é evidente, estou aqui a falar de mim próprio"

Concordo com a ideia geral do seu post, embora não seja tão radical em alguns pontos de vista. Senão vejamos, a competição contra o nosso "eu", perfeitamente de acordo.. Agora daí a estar preocupado se o "fulano X" fez 10 caches num dia ou 200.. já era estar com demasiado tempo livre.. e se tenho assim tanto tempo livre, mais vale a pena fazer mais umas 5 caches.. [;)]

De qualquer forma, também sou dos que gosta de ver alguns números...daqueles que estabelece metas/marcas, daqueles que se impõe novos e mais desafios... mas continuo relacionado APENAS com o "eu" e não com o que os outros estão a fazer... Voltamos ao problema de pensarmos mais no Geocaching dos outros do que no nosso...

Parto do pressuposto que a formação de base de cada um é ponto assente e que cada um há-de ter a sua, e mesmo que assim não seja, a empresa que regulamenta a actividade não tem nenhum filtro que possa aplicar... Se vivêssemos numa realidade tão perfeita, as caches não desapareciam só porque sim...não havia a necessidade do CITO porque o lixo não existiria, e não seria necessário este tópico porque este problema não se colocaria.. Pura ilusão de uma realidade distorcida..

Continuo a achar que devemos pautar a nossa forma de "viver" esta actividade pelos ideais/valores que nos regemos.. se vamos mudar o mundo, possivelmente não...mas isso não faz com que tenhamos que abdicar da nossa correcção.. e se para nós estamos a fazer o correcto...

Obviamente que preferia mais Multi-Caches a Powertrails, mas compreendo que nem sempre é possível.. mas o meu pouco tempo na actividade, e por conseguinte menos experiência que muitos elementos que por aqui passam, já foi suficiente para perceber uma coisa, podemos não gostar de tudo mas aceitámos as regras a partir do momento em que fizemos o nosso registo.. e se assim foi, goste ou não, os outros GeoCachers estão no direito de publicar os PT bem como de os fazer... e se assim é, e se estão disponíveis ao resto da Comunidade, porque não se aproveitar..

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #39 a sexta 16 jul 2010, 01:59 

try_me Escreveu:Obviamente que preferia mais Multi-Caches a Powertrails, mas compreendo que nem sempre é possível.. mas o meu pouco tempo na actividade, e por conseguinte menos experiência que muitos elementos que por aqui passam, já foi suficiente para perceber uma coisa, podemos não gostar de tudo mas aceitámos as regras a partir do momento em que fizemos o nosso registo.. e se assim foi, goste ou não, os outros GeoCachers estão no direito de publicar os PT bem como de os fazer... e se assim é, e se estão disponíveis ao resto da Comunidade, porque não se aproveitar..

Mais um belo post no seu todo. Só um à parte, mais por graça, com contornos de retórica: e se eu me tiver iniciado no Geocaching numa época em que power trails não eram permitidos? Teria sido por essa altura que teria aceite as regras do jogo ;-) Mas não, acho que quando me registei nem se sonhava com conceito de power trails, e que a regra que os proibia veio e foi-se depois disso (assumo que existiu uma regra contra eles porque a sugestão no feedback da Groundspeak fala em "reinstate" a sua proibição)
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #40 a sexta 16 jul 2010, 06:07 

Torgut, já existiu uma regra acerca dos Power Trails nas guidelines que entretanto desapareceu:

Guidelines last updated April 3, 2009.
Cache Saturation
The reviewers use a rule of thumb that caches placed within .10 miles (528 feet or 161 m) of another cache may not be published on the site. This is an arbitrary distance and is just a guideline, but the ultimate goal is to reduce the number of caches hidden in a particular area and to reduce confusion that might otherwise result when one cache is found while looking for another. On the same note, don't go cache crazy and hide a cache every 600 feet just because you can. If you want to create a series of caches (sometimes called a "Power Trail"), the reviewer may require you to create a multi-cache, if the waypoints are close together. A series of caches that are generally intended to be found as a group are good candidates for submission as a single multi-cache.
The cache saturation guideline applies to all physical stages of multi-caches and mystery/puzzle caches, as well as any other stages entered as "stages of a multi-cache." The guideline does not apply to event caches, EarthCaches, grandfathered virtual and webcam caches, stages of multi-caches or puzzle caches entered as "question to answer" or "reference point," or to any "bogus" posted coordinates for a puzzle cache. Within a single multi-cache or mystery/puzzle cache, there is no minimum required distance between waypoints.

Guidelines last updated July 28, 2009
Cache Saturation
Cache containers and physical stages should generally be separated by a minimum of 0.1 miles (528 feet or 161 m). A physical stage is defined as any stage that contains a physical element placed by the geocache owner, such as a tag with the next set of coordinates or a container. Non-physical caches or stages including reference points, trailhead/parking coordinates and question to answer waypoints are exempt from this guideline.
Additionally, within a single multi-cache or mystery/puzzle cache, there is no minimum required distance between physical elements.Please don't hide a cache every 600 feet just because you can. The ultimate goals of the saturation guideline are to encourage you to seek out new places to hide caches rather than putting them in areas where caches already exist and to limit the number of caches hidden in a particular area, especially by the same hider. Groundspeak may further restrict cache listings in areas where cache saturation becomes a concern.
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING INTERNACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes