PR1 LSB - Rota da Biodiversidade

Para aqueles que não se conseguem manter no asfalto...

Moderador: prodrive

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #1 a segunda 14 mai 2012, 09:53 

Já alguem fez esta PR? Estou a pensar em fazer a pé, quinta ou sexta pela manhã, assim o tempo o permita.
Alguem sabe se existe um gpx que se possa utilizar?
Estive a ver nos sites oficiais e não encontrei nada a não ser os mapas normais... e não acredito conseguir seguir a 100% as placas.
Claro que além da caminhada, ou btt, o objectivo será fazer meia duzia de caixinhas que se metam a jeito...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #2 a terça 15 mai 2012, 12:24 

Os pontos iniciais tem mapas onde podes ter uma ideia geral por onde passa o percurso. Dá para ter uma ideia. Tentaste procurar no gpsies ou no wikiloc pelo track?

Enviado do bolso de trás das calças com o Tapatalk
--
BR

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #3 a terça 15 mai 2012, 12:33 

Re: PR1 LSB - Rota da Biodiversidade

Já fiz um no GPSies... assim à unha. :)

Também imprimi o panfleto do percurso, bem completo por sinal, com os locais e aproveitei no outro dia, quando fui andar de bike para Monsanto, preencher umas fichas de avistamentos de animais para a estatística... engraçado e grande complemento ao geocaching.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #4 a quinta 17 mai 2012, 16:24 

Ora aí está, fui, vi, e voltei para contar a História...

15,5 km e cerca de três horas e meia, a andar bem, a parar para comer e fazer algumas caches, mesmo na linha do PR, sem me afastar do mesmo, com alguns pequenos enganos.

Assim, carro estacionado junto das rotundas em Monsanto, perto do miradouro do moinho (keil do amaral).
1-Logo nesta primeira parte tive alguma dificuldade em perceber para onde ir, fiquei com a sensação de que falta ali uma pintura algures, que indique melhor qual dos trilhos a seguir para a zona da pedreira dos cactos.
2-a partir daqui e até ao Museu da Marinha, bem lá à frente, nada de dificuldades na orientação, muitas e boas indicações.
3-entre o museu da marinha e o ponto indicado como sendo o inicial (no jardim perto dos pasteis de Belém) tive sérias dificuldades, talvez por andar ali tanta gente... não percebi onde devia entrar para a zona do jardim e só vi o ponto de informação por acaso, entre as ruas.
4-o local onde se devia recolher informação estava fechado e com ar de nunca ter estado aberto... curioso se pensarmos que algumas das placas já começam a aparecer partidas (duas)... antes da casinha abrir, desaparece o circuito. :(
5-a partir daqui e até ao geomonumento, sem dificuldades... para aceder ao local do geomonumento, não sei por onde se devia ir, não vi nenhuma indicação e acabei por escolher uma rua ao calhas encontrando informações um pouco mais à frente, falhei por uma rua... talvez tenham colado um panfleto por cima de uma indicação como vi noutro local... aqui fazia diferença.
6-nunca tinha passado nos caminhos que se pretendem fazer entre a antiga FIL e o polo da universidade técnica de Lisboa junto a Monsanto pelo que não sabia que ia passar no meio da zona onde habitam muitos ciganos à saída do Geomonumento... apesar de haver pessoas boas e más em todo o lado, a destruição e o lixo que ali se vê, aliado ao números de habitantes espalhados pelo local, causa algum receio e fez-me temer pelo GPS, Telemóveis, Máquina Fotográfica e afins que levava à mostra... a hora, 12:00, ajudou e alguma companhia ainda tinha ajudado mais. Apesar dos meus receios, nada se passou.
7-a escolha do ponto inicial em Monsanto, fez-me acabar o percurso passando pela Pista do muro da Tapada e depois pela Alameda Keil do Amaral, grande escolha!!! O fim ideal, passar a alameda nas calmas, a ouvir os passaritos e mais nada, nem vivalma!

Conclusão, muito bom!
Talvez um ou dois pontos a mais, desnecessários, mas é só, foi a primeira vez que me orientei pelas indicações no terreno, nunca o tinha feito e além do descrito acima, correu muito bem.
O percurso é bem bonito e diversificado, Monsanto, Restelo, Rio Tejo, os pontos têm placas bonitas e interessantes. E há caches com fartura pelo caminho, mesmo que não se queira desviar do percurso.

Aqui está o GPS no Wikiloc - http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?&id=2851687

Depois disponibilizo um "limpo", sem os pequenos desvios que fiz por me enganar, no GPSies.
Ainda assim, este está completamente certo em cerca de 98%, tem um erro de cerca de 200, 300 metros no máximo no total do percurso.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #5 a quinta 17 mai 2012, 17:26 

Serviço cinco estrelas! :D
--
BR

Voltar para TT, BTT & Pedestrianismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes