Com founds, activas mas deviam estar arquivadas...

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #1 a quarta 02 mai 2012, 19:24 

Com founds, activas mas deviam estar arquivadas...

Ora vamos lá... bater com um pau no Vespeiro...

Começo por dizer que a Auto-Regulação da Comunidade não funciona... de todo!

Não serei certamente o primeiro a pensar que determinada cache não respeita os regulamentos e que nem com uma grande dose de bom senso se concebe que tal coisa possa continuar a existir depois do primeiro found (obviamente que os Revisores não são para aqui chamados), nem que determinada cache que respeita integralmente os Regulamentos e que o mesmo bom senso diz que é muito má ideia a sua existência e que isso mesmo vem a ser provado com os ditos founds.
Assim sendo, onde andam os pedidos de arquivamento? Ou a alteração de esconderijo/coordenadas para outro local mais "aceite" pelos restantes Geocachers depois de logs elucidativos?

Como digo acima, a auto-regulação não funciona... Porquê?
Tenho para mim que a razão é que a maior parte de nós não tem os "ditos" (salvo seja) no sítio e que preferem a paz podre de um "TFTC" e de um "com o Zé da Esquina" ou mesmo um "Incha mais uma"! (Este ultimo já uso eu, depois de muitos logs a "maldizer" caches dos mesmos owners, desisto... por um tempo!) do que chamar a atenção para um "problema" e receber umas notas dos owners ou mesmo emails a refutar aquilo que se escreveu. E se não se tem coragem ou vontade de dizer o que se pensa, se o mesmo for mau, como é que se pode chegar a pedir um arquivamento?!?

Assim nasce este post, à semelhança do outro (sem founds, mas activas...) para que se possa chamar à razão o pessoal que se importa... que se importa de pisar jardins para fazer caches, que se importa de ver estragar património para se fazer caches, que se importa de ver que determinadas caches chamam a atenção da restante população por maus motivos e que se importa que não impere o Bom Senso sobre a Soberba...

Assim começo eu, com alguns casos que acho flagrantes e que com logs negativos continuam a povoar o mapa de caches... Obviamente que, lá porque acho que uma cache não devia ali estar, não tem certamente de ser arquivada mas 5,10,15,50 pessoas, não podem estar todas enganadas a respeito de algo... Assim:

1 - Aicha Siddika - http://coord.info/GC2CC1M - Abaixo estão alguns dos logs que se podem encontrar na listing... não devia chegar para se mudar a cache para outro local? É melhor pedir para arquivar? Esta é a cache que tenho mais perto de casa por fazer... e que aliás já esteve desactivada por estes motivos mas voltou, tão boa como antes...
"Gostámos muito de conhecer a mesquita, obrigada ao owner por dar a conhecer, mas nao gostámos do esconderijo. No final de contas é o jardim de um local sagrado."
"Esta é escandalosa.... acham que alguém deve andar a vasculhar ali num local considerado sagrado por muitos??? Que falta de respeito! É um DNF, mas nem sequer comecei a procurar..."
"Depois de fazermos a cache do Skate Park, que conseguiu deixar as Palmeiras num estado lastimável devido ás buscas, chegamos a esta e encontramos um pequeno "jardim" que vai pelo mesmo caminho. O templo é um lugar que merece com certeza uma cache, mas talvez exista um local melhor para a esconder. Parece-nos, muito sinceramente, uso um pouco abusivo daquele espaço."
"Desconhecia a mesquita e gostei de tomar conhecimento da sua existência, detestei o esconderijo, quanto a mim o esconderijo vai contra as regras do geocaching e não demonstra o respeito devido para com o monumento religioso e a zona envolvente.
É necessário esconderijos mais imaginativos quando eles existem e aquele local até tem."

2 - VG MATO - http://coord.info/GC39FE4 - Abaixo estão alguns dos logs que se podem encontrar na listing... não devia chegar para se mudar a cache para outro local? É melhor pedir para arquivar?
"Esta é na minha opinião uma péssima cache! Apesar de dizer na dica para não usar a rede, é mais do que obvio que muita gente o fez e a rede está toda estragada! Além de que parece que se está a olhar para a casa vizinha." - Meu Log de Found
"Este VG tem uma localização muito estranha: está mesmo às portas de uma casa: a rede está totalmente estragada e deve estar associada aos geocachers - o que é de lamentar. Considero que seria bem melhor, a cache estar localizada mais perto do chão."
"É de evitar subir utilizando a rede. É que já não está nas perfeitas condições."
"Francamente, não percebo o senso de esconder a cache no topo do VG num local destes, à beira da estrada e contígua a uma vivenda...
Os estragos na vedação da propriedade já são bastante notórios..."

Também já pedi um arquivamento na Moinhos do Sabugo - http://coord.info/GC2XM44 por:
"Não sei o que diga desta cache...
Caches que representam algum tipo de perigo à muitas... mas... caches onde para se chegar ao gz nos tenhamos de pendurar debaixo de uma pedra com, certamente, algumas centenas de quilos e que esteja por um fio o seu desmoronamento, ainda não tinha encontrado.
Só subi mesmo para confirmar que aquele era o esconderijo da cache pois vou pedir o seu arquivamento... se é o único local por ali para esconder a cache, não me parece que ali deva continuar.
Vou anexar duas fotos da pedra em questão mas, na galeria vê-se bem um colega lá pendurado debaixo. Vê-se bem as rachas e o estado da mesma.
Não gostava de ler que alguém se magoou a sério ali porque não se apercebeu de onde se estava a meter."
Esta acabou por ser alterada a localização, não pelo "perigo" mas para evitar danificar mais a estrutura. Para mim, serve!

E sujeri ao owner nesta - Canto das sereias - http://coord.info/GC3H7BD pelos motivos que constam no log...
"Olha um DNf!!! Não sei bem o que dizer...
1-Conheço um sitio que consegue ter mais camaras de vigilancia que ali, o Aeroporto... mas não deverão haver muitos mais... já para não falar das milhentas janelas e pessoas que aí trabalham...
2-Esses painéis já fazem parte de uma multi cache que começa aí, por sinal muito boa... talvez fosse melhor fazeres as caches de uma determinada zona antes de lá colocares outras, o assunto pode já ser redundante... além disso, sendo os páineis tão interessantes, mereciam pelo menos uma foto na listing ou não?
3-obviamente nesse local o GPS não consegue uma leitura como deve ser, pelo menos o meu hoje, nem sequer percebi de que lado da ponte estaria a cache...
4-assim sendo, a dica para mim significa cerca de uma dezena de lugares, sendo que não a tendo descoberto até pode estar fora da linha de observação, mas como não consegui uma leitura correcta, sei que estou numa série de cassetes de vigilancia. Já foram estoiradas pelas minas e armadilhas algumas caches... para quando uma imagem nossa no Jornal da Noite com a Pivô a perguntar se alguem conhece o sujeito pois houve problemas perto e como aparecemos filmados, somos suspeitos? Até pela quantidade de pessoal que cacha de noite...
5-Para mim, era arquivada, mas pode ser só a minha azia de hoje... assim peço apenas para acrescentares os atributos de ser discreto e de não a fazer de noite, para minimizar estragos e uma melhor dica, tipo "primeiro banco de rede à direita quando se sobe a escada, senta-te do lado esquerdo e mete a mão por baixo" ou um mega spoiler, tipo foto panorâmica com uma cruz... alem da foto na listing, claro."
... o owner acha que foi só porque fiz dnf que acho isto e que as coordenadas que até me disse estarem correctas, tiveram de ter um pequeno ajuste depois, de quase 30 metros e entretanto já tem 50 founds e 10 dnfs... uma em cada seis pessoas não encontra cache tão fácil... mas esta dou de barato, não pedi o arquivamento, pode ser birra minha mesmo.

O que acham? :) Se não acharem nada, nem tiverem outros casos para acrescentar, nem vos aqueça nem arrefeça, que cada um joga como quer, e que os owners são soberanos e que o diabo a sete, eu pelo menos já disse de minha justiça... e estou satisfeito.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a quarta 02 mai 2012, 20:19 

Re: Com founds, activas mas deviam estar arquivadas...

Eu acho que as sugestões de melhoramentos que fazes nos logs são a melhor forma de tentar inverter a situação. Em tempos também o fiz, mas salvo raras excepções de pouco adiantaram, a não ser alguma azia por parte dos owners visados. Confesso que as caches medíocres já não mexem com o meu estômago.

Prefiro canalizar as minhas energias nas caches realmente boas :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #3 a quarta 02 mai 2012, 20:31 

A questão nem é bem essa das caches reles, nessas e nalguns PTs já eu carrego muito... é dos estragos que se fazem no meio envolvente de algumas.
Iria ser bem chato se por exemplo tivesse sido abordado pelo dono da vivenda ou pela GNR quando subi ao VG Mato e me fizessem pagar a vedação... ou se for fazer a da Mesquita em Odivelas e da lá sair um Fiel quando estiver em pleno jardim e remexer na palmeira. Ou se me acontecer o mesmo que aconteceu ao Vsergio ali perto da CREL (log abaixo)... numa qualquer outra cache (curiosamente ou não, esta cache é do mesmo Owner da Canto das sereias)... É isto que tem de mudar, quanto ás mediocres, enfim, é assim... Incha mais uma!!!

"Caros amigos geocachers,
Fui surpreendido nesta cache por um guarda nocturno, o gajo mais mau de Camarate (e pelos vistos de Á-das-Lebres também), que mora ali ao lado e a quem pertencem aqueles terrenos todos ali à volta.
Sabemos que o acesso à ponte pedonal é público, mas acontece que, naquela estrada sem saída, o mais simples é de facto deixar o carro estacionado no terreno e fazer um pequeno corta-mato, aliás, pelo carreiro bem delineado, através do tal terreno do senhor.
Terreno afinal onde já lhe roubaram mais de 1000€ em caixas metálicas para fazer as fundações da vedação que deveria então existir ali, já que aquilo é terreno privado e não é para pisar. Foram uns "pretos" numa carrinha, diz o senhor educadamente!
Ora muito bem. Isto até podia ter piada não fosse o facto de o guarda-noturno vir acompanhado de uma trupe enorme e me terem surpreendido com, imagine-se, um bloqueio de estrada. Fecharam a estrada com alguns carros, estacionaram a bloquear o meu Range e vieram direitos a mim (eu, um rapaz tão simpático e indefeso) com uma intenção que dava para perceber não era das melhores. Tive assim um bocadinho, como se diz, de cagunfas, mas parei-os a tempo com aquele olhar de gato das botas do Shrek, tão a ver? Isso e muita calma... que era o que eles não sabiam o que era.
Tive que explicar ao que vinha para perceberem que vinha a bem, mas o senhor guarda queria-me identificar porque afinal o gajo é, "e posso ir perguntar ali à esquadra de Loures e à de Camarate", simplesmente o tipo que prende mais mânfios na zona, mas uma ganda zona, atenção. Há trinta e cinco anos que é guarda-noturno, já teve a jurisdição de toda a área de Lisboa, tem aquela vivenda cor-de-rosa, com alarme que dispara, imagine-se, SMSs para o "telemóvel pessoal dele", sete cães à volta e dois rotweilers (um chama-se Van Gogh) no terreno do lado direito da estrada, este, sim, vedado, e mais uma série de malabarismos que agora não me lembro.
É, portanto, um homem terrível!
Já outro dia tiveram aqui uns moços, betinhos, os gajos eram betinhos, com aparelhos nas mãos a dizerem que estavam aqui a fazer umas medições, mas ele não ficou convencido. Portanto, tenho que avisar os meus amigos para não virem para aqui, porque hoje foi assim que me apareceu à frente, mas costuma vir de "fusca" em punho, e depois como é que é?
Bem, ao fim e ao cabo, o homem tem razão, não devemos invadir a propriedade privada.
Usem o acesso público até à ponte pedonal, se bem que isso não vos livra de levar uns balázios na nuca.

Portanto, isto é um LOG de AVISO para os meus amigos geocachers:

ATENÇÃO ESTA CACHE NÃO PARECE, MAS É UM PERIGO.

E mais, se a cache ao menos valesse um chavelho que fosse, um só, bastava um, ainda teria valido a pena passar por este mau bocado que ainda me roubou uma valente horinha e me valeu um bate-cu enquanto procurava no local por ela. É muito difícil de lhe chegar.

E pronto.
Vitor Sérgio"

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #4 a quarta 02 mai 2012, 21:59 

RuiJSDuarte Escreveu:Tive assim um bocadinho, como se diz, de cagunfas, mas parei-os a tempo com aquele olhar de gato das botas do Shrek, tão a ver?

Já algum tempo que não ria tanto a ler um log. Desconhecia a existência desta pérola. Situação complicada, porém, e que deveria não ter tanta piada para o vsergios. Felizmente, e também por não praticar este passatempo numa região muito saturada de caches, não tenho encontrado casos flagrantes de colocação que ache completamente despropositada (apesar de preferir uma situação em que houvessem muito menos caches das que existem atualmente - parece-me inclusive que, mais tarde ou mais cedo, haverá algum movimento concertado de arquivamento de caches). Encontro é às vezes aspetos que mudaria; isso, contudo, já varia com os gostos e opiniões de cada um. De um modo geral, procuramos valorizar as caches por onde passamos e por vezes damos sugestões de acordo com os nossos gostos mas ficamo-nos por aí.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #5 a sábado 05 mai 2012, 19:34 

Esta é outra.
Enviei um mail com as respostas no dia 6 de Novembro de 2010!
Voltei a reenviar dia 25 Novembro de 2010.
Até hoje nunca recebi qualquer resposta pelo que voltei a reenviar hoje à hora de almoço...
Nunca registei o found, mas parece que é o que toda a gente faz. Manda o mail e faz o found sem nunca obter a prometida autorização.

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 15 out 2011, 15:12

Mensagem Post: #6 a sábado 05 mai 2012, 20:23 

MightyReek Escreveu:Esta é outra.
Enviei um mail com as respostas no dia 6 de Novembro de 2010!
Voltei a reenviar dia 25 Novembro de 2010.
Até hoje nunca recebi qualquer resposta pelo que voltei a reenviar hoje à hora de almoço...
Nunca registei o found, mas parece que é o que toda a gente faz. Manda o mail e faz o found sem nunca obter a prometida autorização.

Ui, o found já estaria feito há muito tempo :lol:

Large
Large

Registado: quarta 29 dez 2010, 21:18

Mensagem Post: #7 a sábado 05 mai 2012, 20:34 

Mais uma que devia estar arquivada:

"Parede - CITO Cache" http://coord.info/GC1E58H

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #8 a quinta 24 jan 2013, 18:06 

Imagem

Retirada desta cache:

Porto

Isso é a cache e logbook ao mesmo tempo. Incrível como transformam uma carta de jogar numa cache e assim continua... :shock: :shock: :shock:

P.S.- Andava a experimentar o novo script do google street view e vim parar a esta cache ao calhas.
ImagemImagem ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 27 jun 2012, 17:22

Mensagem Post: #9 a quinta 24 jan 2013, 19:22 

prodrive Escreveu:Eu acho que as sugestões de melhoramentos que fazes nos logs são a melhor forma de tentar inverter a situação. Em tempos também o fiz, mas salvo raras excepções de pouco adiantaram, a não ser alguma azia por parte dos owners visados. Confesso que as caches medíocres já não mexem com o meu estômago.

Prefiro canalizar as minhas energias nas caches realmente boas :)

^ wise words. [8)]

("atão" agora temos o [:)] oldie e o :) newbie?)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #10 a domingo 03 mar 2013, 18:23 

Deixem-me lá desenterrar este tópico... outra vez... :(

Fiz à pouco três caches na zona de Alverca e faz-me um pouco de confusão se sou só eu que reparo e/ou que se incomoda que espetem parafusos/pregos nas árvores para lá agarrarem caches.

Estou a referir-me ás http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=18eb940e-8c4b-4bea-924b-51e736ac829f - The birds rest e http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=379a19a1-62ae-4669-904a-af86ee0dfc51 - One for the road

Uma aparafusada a uma Árvore da Borracha e outra a um Cedro (talvez um Falso Cedro do Bussaco), acho que são estas as árvores.

Desta vez, e para não pedir já o arquivamento, vou pedir manutenção... até porque no caso da segunda podem facilmente mudar a cache de local um metro que o efeito será o mesmo e no caso da primeira, duas braçadeiras fariam o trabalho sem ser necessário machucar a árvore.
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes