Milestones & Efemérides

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #351 a sábado 28 abr 2012, 00:43 

Re: Milestones & Efemérides

skimaster Escreveu:
prodrive Escreveu:
Paulo_Domingues Escreveu:A minha 1.500 :)

Bom log e boa cache que já está na ToDo List [:P]
Se calhar espero que as gralhas levantem voo [8D]

Parabéns Paulo!

Se lá fores e quiseres companhia avisa Gustavo! Sou bom a chamar bombeiros! [:D]

Agora a sério, é questão de esperar que o tempo melhore e pedir ao pessoal das cordas uma mãozinha. Estou para a visitar também e ainda não calhou!

Abraço e parabéns Paulo pela milestone e local escolhido!

Um passarinho disse-me que andam aí a ser congeminadas umas coisas ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 08 ago 2011, 18:35

Mensagem Post: #352 a sábado 28 abr 2012, 00:53 

prodrive Escreveu:
skimaster Escreveu:
prodrive Escreveu:

Parabéns Paulo!

Se lá fores e quiseres companhia avisa Gustavo! Sou bom a chamar bombeiros! [:D]

Agora a sério, é questão de esperar que o tempo melhore e pedir ao pessoal das cordas uma mãozinha. Estou para a visitar também e ainda não calhou!

Abraço e parabéns Paulo pela milestone e local escolhido!

Um passarinho disse-me que andam aí a ser congeminadas umas coisas ;)

E dai não sei não [V]
http://tesourosdeplastico.blogspot.com/ ''Mais um blog de Aventuras Geocachianas''
Imagem Imagem
Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:09

Mensagem Post: #353 a sábado 28 abr 2012, 00:57 

prodrive Escreveu:Um passarinho disse-me que andam aí a ser congeminadas umas coisas ;)

Congeminadas onde???? Não sei de nada! [:D]
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #354 a sábado 28 abr 2012, 01:00 

skimaster Escreveu:
prodrive Escreveu:Um passarinho disse-me que andam aí a ser congeminadas umas coisas ;)

Congeminadas onde???? Não sei de nada! [:D]

Vais saber, se se concretizarem ;)

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:09

Mensagem Post: #355 a sábado 28 abr 2012, 01:27 

Ok ok! Já percebi que não vais contar....
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #356 a sábado 28 abr 2012, 10:49 

prodrive Escreveu:

Parabéns Paulo!

Atenção que a Gralha de Bico Vermelho é protegida por lei tem estatuto de proteção especial!

A época de nidificação é em Abril e esta cache devia estar desactivada! Obrigado Paulo pela recomendação que vou de imediato reenviar ao owner.

Esta espécie está no Livro Vermelho dos Vertebrados onde constam todas as espécies ameaçadas em Portugal. Aqui podem ver que aves estão nesse livro e onde aparece a nossa Gralha de Bico Vermelho classificada como Em Perigo. Vejam p.f. aqui em detalhe. Vejam a referência ao Montanhismo e à Espeleologia como ameaças à espécie.

Deixo-vos alguns links e transcrevo um excerto que me parece importante na aplicação ao Geocaching:

"No Maciço Calcário Estremenho encontram-se colónias de gralhas-de-bico-vermelho ou referências às mesmas na Serra de Sicó e Alvaiázere, Serra de Montejunto e Serras d’Aire e Candeeiros. Nas serras de Sicó e Alvaiázere confirmou-se a sua presença há alguns anos atrás, quando essas aves utilizavam os algares para nidificarem, sendo actualmente inexistentes nessa zona. Na Serra de Montejunto ocorre ocasionalmente, tendo-se verificado a sua nidificação em algares até há pouco tempo.
As serras d’Aire e Candeeiros são um dos núcleos principais de nidificação da Gralha-de-bico-vermelho em Portugal, apesar de também aí esta espécie ter vindo a sofrer um acentuado declínio nos últimos anos. A sua nidificação ocorre predominantemente em algares, onde essas aves desfrutam de um microclima favorável à sua reprodução e encontram protecção contra todo o tipo de “predadores”, excepto o homem. Os algares funcionam como incubadoras naturais onde a temperatura e a humidade relativa se poderão considerar constantes, em torno de valores óptimos. A testemunhar a importância da gralha-de-bico-vermelho nas serras d’Aire e Candeeiros e a sua relação com os algares temos uma série de cavidades naturais desse tipo com nomes indubitavelmente ligados a essas aves: Algar das Gralhas 1, Algar da Gralhas 3, Algar das Gralhas, etc.

Links: http://pyrrhocorax-project.blogspot.pt/2009/04/reproducao-da-gralha-de-bico-vermelho.html
http://conservacao.quercusancn.pt/content/view/27/55/
http://www.cooperativaterracha.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=117&Itemid=208
http://sitiodacamila.wordpress.com/2009/10/17/a-gralha-de-bico-vermelho/

Assim, peço-vos especial cuidado com esta temática. Já existem outras situações onde o Geocaching está a "chocar" com a preservação da Natureza, nomeadamente nas áreas de actuação do ICNB, como já foi debatido aqui. O que se pertende é que o Geocaching seja visto como uma actividade que colabora e ajuda à preservação da Natureza e não uma ameaça. Para isso é preciso que todos nós façamos a nossa parte e tenhamos um papel intreventivo para evitar estas situações:
- Não visitar determinadas caches nas alturas críticas (nidificação, criação, hibernação) onde existe fauna ameaçada
- Alertar as autoridades e entidades responsáveis quando detectarem a existência de alguma das espécies em perigo. Podem estar a dar conhecimento de uma informação desconhecida para as entidades e promove o bom nome do Geocaching como preocupado com a Natureza.
- Alertar os owners de caches ou em ultimo caso os revisores ou a GS para estas situações.

Se todos colaborarmos podemos fazer um excelente trabalho em prol da nossa comunidade, do país, da Natureza e do nosso planeta.

Obrigado!
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #357 a sábado 28 abr 2012, 11:11 

A cache deve ser desactivada E removida durante esse tempo que referes... o facto de estar desactivada só por si não vai impedir que se lá vá logar, só porque sim...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #358 a domingo 29 abr 2012, 13:08 

skimaster Escreveu:Ok ok! Já percebi que não vais contar....

A concertização não está dependente de mim. Assim que haja confirmação, o "evento" será tornado público :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #359 a domingo 29 abr 2012, 23:17 

Parabéns pelas #9000

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #360 a domingo 29 abr 2012, 23:58 

Grande celebração num dos melhores Eventos de sempre. Um dia bem preenchido com muitos momentos para mais tarde recordar :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante