ZPT

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #11 a segunda 26 mar 2012, 14:13 

Re: ZPT

alguém me esclareça pff: as ZPT's são de acesso completamento proibido ou uma pessoa pode lá ir com a devida autorização e mediante o pagamento de uma licença?

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #12 a segunda 26 mar 2012, 14:58 

Artigo 12.º
Disposições específicas
1 - Nas zonas de protecção total a actividade humana só é permitida:
a) Para fins de investigação científica;
b) Para fins de monitorização ambiental ou patrimonial ou realização de acções de salvaguarda e vigilância da área e dos interesses de conservação que levaram à sua classificação;
c) Para demolição de edifícios ou construções existentes
d) Para fins de beneficiação de trilhos, incluindo respectiva sinalética;
e) Para fins de visitação pedestre nos trilhos existentes;
f) Para fins de pastoreio tradicional extensivo, quando praticado pela população local e restringido aos terrenos que, segundo os usos e costumes consagrados, por esta têm sido utilizados;
g) Em situações urgentes de risco ou calamidade.
2 - Nas zonas de protecção total a presença humana está sujeita a autorização do ICNB, I.P., nos casos referidos nas alíneas a) a e) do número anterior.
3 - Nas zonas de protecção total, em casos excepcionais devidamente fundamentados, a presença humana para os fins referidos na alínea f) do n.º 1 pode ser interditada pelo ICNB, I.P., após consulta às autarquias locais territorialmente competentes e, no caso de terrenos comunitários, aos compartes.

Info retirada daqui.
ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #13 a segunda 26 mar 2012, 18:18 

ZPT

Segundo leio nos podemos la ir desde que com autorizacao e para fins de passeio pedestre!!!

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #14 a segunda 26 mar 2012, 18:20 

Correcto e afirmativo...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #15 a segunda 26 mar 2012, 18:29 

ZPT

Entao o porquê do arquivamento das caches??? Antes era porque os acessos estavam em zpt. Mas nos podemos ir as zpt's!! Porque nao colocar uma indicacao de que é preciso autorizacao para la ir em vez de arquivar?

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #16 a segunda 26 mar 2012, 18:41 

Complemento ou rectifico a resposta anterior..

d) Para fins de beneficiação de trilhos, incluindo respectiva sinalética;
e) Para fins de visitação pedestre nos trilhos existentes;

Presumo que a d) e e) sejam trilhos marcados, e que se referem a PR ou GR

Se para umas existe esses trilhos, para outras os trilhos não são reconhecidos..

Mas também defendo que bastava colocar uma advertência na descrição da cache bem visível, a dizer que para a visitar é necessário autorização, podendo a transgressão ser punida pelas autoridades competentes...
Depois do aviso cada um sabia de si...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #17 a segunda 26 mar 2012, 18:54 

ZPT

Exactamente! Pq o facto d requerer autorizacao nao implica que nao haja cache. Acho que aabei de encontrar o angulo do email para enviar.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #18 a segunda 26 mar 2012, 19:00 

lgass, faz um esforço por perceber, se fizeres esse favor.

Esta posição, que é uma posição necessária, é preventiva. Não agrada a ninguém. As ZPT estão desenhadas e acessíveis para consulta.

É possível visitar com autorização estas zonas através dos trilhos existentes: SIM.
Os trilhos existentes poderão ser apenas os PR/GR? É provável que sejam apenas esses, sim.
As caches estão nesses trilhos? NÃO.
É preciso sair dos trilhos existentes para chegar às caches? SIM

Portanto, relaxa e confia que está a ser encontrada a melhor solução possível mediante as condições.

Peço-te para não contactares o ICNB nesta altura.

O Serafim (CelticSpirit) já esteve em contacto com o PN da Arrábida onde vamos estar numa reunião com a Direcção do Parque.

Relaxa. A pressa é inimiga da perfeição.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 20:54

Mensagem Post: #19 a segunda 26 mar 2012, 19:14 

No que se diz respeito ao Parque Natural da Arrábida, o plano de ordenamento (Resolução do Conselho de Ministros nº 141/2005, de 23 de Agosto:) diz o seguinte:

]Artigo 13.º
Disposições específicas
As áreas de protecção total são espaços non aedificandi, onde a presença humana, com excepção dos respectivos proprietários, só é permitida:
a) Por razões de investigação e divulgação científica;
b) Para monitorização ambiental e para a realização de acções de salvaguarda da área e dos interesses de conservação que levaram à sua classificação;
c) Para vigilância e fiscalização.

Ou seja, a visitação de trilhos pedestre não está contemplada.

Esclarecendo o arquivamento da minha cache Moorish Challenge, que se encontra numa zona de protecção total.
Quando a cache foi colocada, eu não sabia que se tratava de ZPT e tal não estava assinalado no local (ao contrário do que acontece, por exemplo, com a Mata do solitário) se não, não estaria lá.
Eu considero que se estas zonas têm um papel importante e são para serem respeitadas e por isso mesmo, a cache deveria ser arquivada.
É verdade que existem outros atentados contra a natureza bem mais graves, naquele e noutros parques, mas penso ser preferível a posição preventiva e de respeito pelas regras impostas pelo parque.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #20 a segunda 26 mar 2012, 19:19 

ZPT

Ok. Nesse sentido acho que voces nos podiam ir avisando. Mas ok... Nao é que nao confie mas acho que é este tipo de coisa que posso fazer
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes