Caches interessantes arquivadas

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #281 a quarta 21 mar 2012, 19:53 

Re: Caches interessantes arquivadas

lgass Escreveu:é caso para dizer 'não deixes para amanhã a cache que podes fazer hoje'...

acho que não enviarei o mail então :(

Acho que deves enviar. Pelo menos dissipam-se as dúvidas acerca dos acessos estarem na ZPT :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #282 a quarta 21 mar 2012, 19:57 

Parece-me positivo que se contacte as autoridades competentes e que se mostre o que temos de bom. Eu enviava, mas para evitar que o Pcardoso possa ser prejudicado, retiraria o foco sobre a Six Feet Under se abordaria, de uma forma mais geral, o geocaching na Serra.

Por exemplo, seria extremamente positivo contar com a colaboração do Parque para que informem os agentes no terreno sobre o que é o geocaching.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #283 a quarta 21 mar 2012, 20:00 

neste momento o maior problema é o owner e a sua área profissional... tanto quanto sei pode haver repercussões e não quero correr esse risco...

acho que também já foi dito pelo owner de uma das caches que este alargamento visou especificamente a inclusão das grutas

isto acima foi antes do superfm... só mostra que fiz bem... vou re-estruturar o mail.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #284 a quarta 21 mar 2012, 20:14 

Como tudo na natureza, umas caches morrem e outras nascem. (tradicional-) Que lindo é o Gerês!.
A vida continua e o geocaching é "só"um hobby ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #285 a quarta 21 mar 2012, 20:38 

A (tradicional-) Arco da Pombeira [Sesimbra] ainda está em análise, mas pelos argumentos utilizados, nomeadamente de acessos utilizados até à cache, possivelmente será a 6ª cache a ser arquivada.
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #286 a quarta 21 mar 2012, 22:14 

jasafara Escreveu:mas pelos argumentos utilizados, nomeadamente de acessos utilizados até à cache, possivelmente será a 6ª cache a ser arquivada.

Quais argumentos e acessos?
A cache está uns míseros centímetros dentro da zona, basta mover para o outro lado do arco e fica fora...o Acesso típico é claramente pelo lado oposto à zona...
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #287 a quarta 21 mar 2012, 22:19 

IDILIO49 Escreveu:
jasafara Escreveu:mas pelos argumentos utilizados, nomeadamente de acessos utilizados até à cache, possivelmente será a 6ª cache a ser arquivada.

Quais argumentos e acessos?
A cache está uns míseros centímetros dentro da zona, basta mover para o outro lado do arco e fica fora...o Acesso típico é claramente pelo lado oposto à zona...

Sim, de facto, no monitor está a uns míseros centímetros. No terreno está a mais.

A situação está a ser acompanhada. É manter a calma e dar o benefício de dúvida. É apenas uma cache, ou cinco, não se comparam às dezenas e dezenas de outras por perto.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #288 a quarta 21 mar 2012, 23:31 

Vai aqui alguma confusão no ar.

Não creio que tenha havido nenhum alargamento das zonas de protecção total do parque. O plano de ordenamento actual foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.o 141/2005 e está em vigor desde essa altura.

É aí que são definidas as várias zonas de protecção do parque nomeadamente as zonas de protecção total:

SECÇÃO II/Zonamento/SUBSECÇÃO I/Áreas de protecção total/Artigo 12º/Âmbito e objectivos

1—As áreas de protecção total compreendem os espaços onde predominam sistemas e valores naturais e paisagísticos de reconhecido valor e interesse, incluindo formações geológicas, paisagísticas e ecológicas, com elevado grau de naturalidade, que assumem, no seu conjunto, um carácter de excepcionalidade, bem como elevada sensibilidade ecológica.
2—No PNA as áreas de protecção total integram formações vegetais singulares de carrascal arbóreo, áreas de ocorrência de endemismos
florísticos locais e nacionais e de avifauna com estatuto especial de conservação e correspondem à mata do Vidal, mata do Solitário, mata Coberta Nascente, mata Coberta Poente e arriba sul do cabo Espichel.

(o bold é meu)

Ou seja, estas zonas há muito que são ZPT e não houve nenhum alargamento agora. O que acontece é que não haveria uma forma gráfica e clara de identificar estas zonas e agora há.

Os recentes relatos de geocachers abordados por guardas do parque terão chegado à atenção dos revisores, e existindo agora uma forma de identificar estas zonas (ver Planta de Síntese) agiram em conformidade. Da forma mais correcta, a meu ver. Os owners das caches em causa, como pessoas conscientes que são, e estando agora no conhecimento de que as suas caches estavam numa ZPT fizeram o que era lógico. Arquivaram as caches.

Comentários como os que li, onde dizem que não "nos" deixam caminhar na Arrábida não fazem qualquer sentido. Eu não sou técnico, mas se estas zonas foram definidas com um estatuto de protecção máximo, acredito que a intenção é proteger. Independentemente de os geocachers serem ou não amigos do ambiente, há muitos sítios em que a presença humana causa realmente impacto. Também convém ter em atenção que o caso da Arrábida e do Gerês são algo distintos entre si, pelo menos assim me parece; no PNPG a área (km2) ocupada pelas ZPT é muito maior, enquanto que no PNA é muito mais localizada. Há ainda muitas zonas onde é possível caminhar e apreciar a serra.

Em relação à cache do Arco da Pombeira, está em análise pois a ZPT começa precisamente naquela zona. Poderá ser encontrada uma solução para a manter, ou não. Em todo o caso os acessos estão definitivamente fora... é assim que começam os boatos :twisted: .

Há no entanto muito a fazer e a melhorar no que diz respeito à protecção da área do PNA.
ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #289 a quarta 21 mar 2012, 23:37 

tmob Escreveu:...
Em relação à cache do Arco da Pombeira, está em análise pois a ZPT começa precisamente naquela zona. Poderá ser encontrada uma solução para a manter, ou não. Em todo o caso os acessos estão definitivamente fora... é assim que começam os boatos :twisted: .

Tens toda a razão. Lapso meu. Espero que consigas manter a cache ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #290 a segunda 26 mar 2012, 01:51 

Arquivamentos na ZPT do PN Peneda-Gerês:

Temple of Darkness [Gerês]

Marco - Minas dos Carris
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes