[WINDOWS] Planificadores de Rotas

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a quinta 01 jul 2010, 18:39 

[WINDOWS] Planificadores de Rotas

aqui tinha sido referida a existência da macro Fastest Route Finder para o GSAK.
Aparentemente funciona bem mas tem uma limitação de 23 pontos.

Agora descobri o site http://www.trackroad.com que na versão free só permite 7 pontos, mas numa versão paga permite 100. Paguei o plano mais barato (50 rotas por um ano) e vou fazer umas experiências.

Uma primeira experiência com cerca de 30 pontos, foi bastante rápida e com um plano de viagem com partida e chegada no mesmo ponto, que me parece bastante aceitável. Tem o problema de pontos não acessíveis por carro, mas fora isso...

Imagem

Enquanto o link se mantiver podem ver o mapa de forma mais dinâmica.

Alguém conhece outros softwares que façam planificação optimizada de rotas?
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #2 a segunda 05 jul 2010, 16:05 

Re: [WINDOWS] Planificadores de Rotas

E como é que se introduzem os pontos? Espreitei na versão de demonstração e fiquei com a ideia que tem de ser alimentado com endereços, à mão ou através da importação de um ficheiro de Excel.Ora chegado a este ponto chego também ao limite onde o que se deve fazer para obter algo mais fácil começa a ser mais complicado do que fazer as coisas como antes. Na realidade, para Geocaching, creio que as rotas a olhómetro são bastante aceitáveis e caso não me passe pela frente uma coisa que pape ficheiros GPX e me devolva a papinha feita sem USD pedidos em troca, assim continuarei.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #3 a segunda 05 jul 2010, 16:25 

Torgut Escreveu:E como é que se introduzem os pontos? Espreitei na versão de demonstração e fiquei com a ideia que tem de ser alimentado com endereços, à mão ou através da importação de um ficheiro de Excel.Ora chegado a este ponto chego também ao limite onde o que se deve fazer para obter algo mais fácil começa a ser mais complicado do que fazer as coisas como antes. Na realidade, para Geocaching, creio que as rotas a olhómetro são bastante aceitáveis e caso não me passe pela frente uma coisa que pape ficheiros GPX e me devolva a papinha feita sem USD pedidos em troca, assim continuarei.

yup... estou como tu! Não vejo grande vantagem na planificação de rotas automáticas... prefiro continuar a olhar para um mapa e definir um plano em que tenho a certeza do que está a ser feito!

Não conheço mais software deste género para além dos que já referiste!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #4 a segunda 05 jul 2010, 16:53 

Torgut Escreveu:E como é que se introduzem os pontos? Espreitei na versão de demonstração e fiquei com a ideia que tem de ser alimentado com endereços, à mão ou através da importação de um ficheiro de Excel.Ora chegado a este ponto chego também ao limite onde o que se deve fazer para obter algo mais fácil começa a ser mais complicado do que fazer as coisas como antes. Na realidade, para Geocaching, creio que as rotas a olhómetro são bastante aceitáveis e caso não me passe pela frente uma coisa que pape ficheiros GPX e me devolva a papinha feita sem USD pedidos em troca, assim continuarei.

O site pode ser alimentado a partir de um ficheiro .csv do tipo

GC14FK2,-7.65095,37.1251
GC1T3MR,-7.649967,37.126483
GC1TXGF,-7.651267,37.1284
GC1NTHT,-7.653867,37.13085
GC1QAG9,-7.648683,37.12865
GC1GJV3,-7.659033,37.134167

Nome,Longitude,Latitude com o delimitador entre atributos ",' e o delimitador decimal '.'. Não é um .GPX, mas não é complicado de obter.

São carregados pontos (pelo formato acima), veículos (que na verdade define o ponto de partida) e rotas (associação de pontos a veículos). Não é muito complicado embora o site me parece um pouco lento. É pago e só fiz a subscrição mais barata por curiosidade e porque não encontrei nenhum free. A macro para o GSAK já referida é interessante mas tem a referida limitação dos 23 pontos.

Claro que é discutível a utilidade/necessidade de um software de planificação de rotas. Para o geocaching, o planeamento a olho é possivelmente o mais gratificante (fazer um percurso de geocaching é mais do que encontrar a rota mais curta), mas o que vos posso garantir é que para um número significativo de pontos é muito difícil que uma rota a 'olho' seja a mais optimizada...

Eu por mim, até há pouco tempo não tinha sentido nenhuma necessidade de planeamento. Estava num síto, ligava o PDA e o GCzII, escolhia caches mais próximas e fazia uma ou duas caches. Recentemente quando decidi fazer umas cachadas mais exaustivas em Santarém e Estocolmo, verifiquei na práctica como o planeamento é importante... Proximamente no Algarve vou tentar fazer as coisas de forma mais planeada e logo vejo.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #5 a segunda 05 jul 2010, 17:05 

hulkman Escreveu:yup... estou como tu! Não vejo grande vantagem na planificação de rotas automáticas... prefiro continuar a olhar para um mapa e definir um plano em que tenho a certeza do que está a ser feito!

Será um tema interessante para outro tópico, como é que cada um prepara as cachadas, especialmente os que fazem mega cachadas, tipo 150 numa semana :D

hulkman Escreveu:Não conheço mais software deste género para além dos que já referiste!

Existem mais uns sites do tipo do que referi. Dentro dos que vi, pareceu-me o melhor. Se para cachadas admito que a olho pode ser perfeitamente satisfatório, qualquer empresa de logísitica que queira optimizar rotas que passem por um grande número de pontos tem de utilizar um software deste tipo se quiser optimizar os percursos e minimizar os custos.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a segunda 05 jul 2010, 17:27 

Para o meu perfil actual de geocaching a macro do GSAK com os seus 23 pontos é perfeitamente suficiente para um planeamento de uma cachada de algumas horas. No Estrangeiro especialmente para viagens de carro, as caches que faça serão sempre subordinadas ao plano global da viagem. A grande vantagem que vejo para as planificações automáticas são para cachadas concentradas, numa cidade ou numa região em que o objectivo é mesmo maximizar o número de caches, minimizando o percurso.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #7 a segunda 05 jul 2010, 18:16 

Referindo como exemplo um dia em que fizemos 83 caches, foi previamente preparada uma rota que passava pelas caches e esse "trabalho" foi todo manual. Devo dizer que correu sem falhas (fora os DNFs, mas quanto a isso nada a fazer) e que tenho dúvidas que um planificador automático conseguisse igualar o percurso, ou porque determinada cache tem pontos de acesso que não são os das coordenadas da cache ou porque não tem em conta uma margem de um rio ou outras razões que agora não me lembro!

Agora que refiro a margem do rio, lembro-me de há uns tempos, uma cache que o Torgut tentou fazer e não conseguiu exactamente por causa de um rio! Neste caso das rotas automáticas, de certeza que iria enviar para o mesmo ponto, estragando logo a suposta rota optimizada visto que para se conseguir efectivamente chegar à cache seria necessário percorrer umas dezenas de quilómetros extra!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #8 a segunda 05 jul 2010, 18:49 

hulkman Escreveu:Referindo como exemplo um dia em que fizemos 83 caches, foi previamente preparada uma rota que passava pelas caches e esse "trabalho" foi todo manual. Devo dizer que correu sem falhas (fora os DNFs, mas quanto a isso nada a fazer) e que tenho dúvidas que um planificador automático conseguisse igualar o percurso, ou porque determinada cache tem pontos de acesso que não são os das coordenadas da cache ou porque não tem em conta uma margem de um rio ou outras razões que agora não me lembro!

Agora que refiro a margem do rio, lembro-me de há uns tempos, uma cache que o Torgut tentou fazer e não conseguiu exactamente por causa de um rio! Neste caso das rotas automáticas, de certeza que iria enviar para o mesmo ponto, estragando logo a suposta rota optimizada visto que para se conseguir efectivamente chegar à cache seria necessário percorrer umas dezenas de quilómetros extra!

O facto de muitas caches, especialmente não urbanas, poderem ficar em pontos não acessíveis a uma viatura normal ou que para o serem obrigam a uma grande volta é realmente um grande óbice á utilização de uma ferramenta deste tipo, óbviamente vocacionadas para gestão de frotas e entregas em moradas com código postal e nº de porta... No entanto elas já prevêm que a morada não seja acessível (neste caso pelo planeador de direcções do Bing/maps). Neste caso consideram o ponto mais perto acessível de carro. Ou seja um planeamento feito com uma ferramentas destas, terá sempre de ter depois uma aferição manual.

Mas o planeamento de 83 caches é obra...
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #9 a segunda 05 jul 2010, 19:02 

hulkman Escreveu:Referindo como exemplo um dia em que fizemos 83 caches, foi previamente preparada uma rota que passava pelas caches e esse "trabalho" foi todo manual. Devo dizer que correu sem falhas (fora os DNFs, mas quanto a isso nada a fazer) e que tenho dúvidas que um planificador automático conseguisse igualar o percurso, ou porque determinada cache tem pontos de acesso que não são os das coordenadas da cache ou porque não tem em conta uma margem de um rio ou outras razões que agora não me lembro!

Nem mais... nada melhor e mais eficaz do que uma caneta e um papel!! :)

Mas a ler isto agora "ocorreu-se-me" uma coisa pela cabeça: Visto que qualquer GPS de estrada tem opção de colocar rotas, era giro que existisse algum programa que calculasse uma rota bastando inserir:
a) Os pontos por onde queremos passar
b) A indicação de qual o 1º ponto, e qual o último.

Não sei se já exista algum que faça o que disse. Normalmente é calculado a partir da ordem do ponto na lista, ou então por distância do ponto actual ao próximo ponto.
Mas não resolveria o problema das margens dos rios... pois a rota só é calculada tendo em conta as "estradas" existentes. Se tiver fora de estrada.......

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a segunda 05 jul 2010, 19:30 

viperunderground Escreveu:

Nem mais... nada melhor e mais eficaz do que uma caneta e um papel!! :)

Mas a ler isto agora "ocorreu-se-me" uma coisa pela cabeça: Visto que qualquer GPS de estrada tem opção de colocar rotas, era giro que existisse algum programa que calculasse uma rota bastando inserir:
a) Os pontos por onde queremos passar
b) A indicação de qual o 1º ponto, e qual o último.

Não sei se já exista algum que faça o que disse. Normalmente é calculado a partir da ordem do ponto na lista, ou então por distância do ponto actual ao próximo ponto.
Mas não resolveria o problema das margens dos rios... pois a rota só é calculada tendo em conta as "estradas" existentes. Se tiver fora de estrada.......

A macro e site referidos no primeiro post fazem precisamente isso, permitindo exportar a rota para um GPS. Além da referida macro (ligada ao GSAK) não encontrei mais nenhum programa que optimize rotas sem estar baseado em sites. Alguém conhece?

E claro que o principal problema é a componente off-road...
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para UTILITÁRIOS/OUTROS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes