Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #161 a sexta 02 mar 2012, 16:13 

Re: Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

Se for com exemplificas tem toda a lógica
ImagemImagemImagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #162 a sexta 02 mar 2012, 16:26 

Não há nada como um exemplo com bolos [:D]
Agora não tenho tempo mas mais logo continuo com os bolos para exemplificar mais algumas nuances importantes como seja o da média por geocacher.
Ou seja os geocachers mais groumet é natural que concentrem os seus votos em bolos de alta qualidade e já muito gabados e os geocachers fast-food que os concentreem em bolos ranhosos. Têm de ter tratamentos e pesos diferentes ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #163 a sexta 02 mar 2012, 16:58 

Obrigado pimigas. Foi clarissimo.
Isso acontece sempre. Tenho a ideia de te numa escala de 0 a 10, se for uma cache dita normal, damos um 7, vá lá e uma extraordinaria um 10. Logo aqui ficamos sem margem para fazer caches melhores e no caso de uma muito má, espetamos com um 1 ou 2. E o resto da escala? De 3 a 7 nunca lhe tocamos. É sempre uma classificação muito cinza.
Este processo obriga-nos a fazer essa distinção e a preencher toda a grelha. Faz todo o sentido.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #164 a sexta 02 mar 2012, 17:18 

Todo o sentido... mais ou menos... vai preencher toda a grelha?
Se calhar não percebi bem ou não é bem isto mas... ontem fiz 18 caches... perto umas das outras e no GCvote não dei mais de 2,5... portanto, pontuações de 1 - 1,5 - 2 e 2,5 numa escala que de 0,5 vai até 5... só usei os mais baixos... como se aplicaria este caso aos bolos?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #165 a sexta 02 mar 2012, 17:22 

Vê lá este post.

A tua distribuição estará de acordo com o perfil de cache que votas. Se fizeres por norma caches de treta tens muitos votos para atribuir nos patamares mais baixos... E vice-versa. Se fizeres todo o tipo de caches terás um valor médico central e distribuições equivalentes para baixo e para cima.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #166 a sexta 02 mar 2012, 17:26 

pimigas Escreveu:
jasafara Escreveu:2) Liberdade de classificação vs Classificação condicionada a uma distribuição normal centrada na média de todas as caches que o geocacher já classificou.

Este novo método só faz sentido com a classificação condicionada. Sem isto não passa de um gcvote melhorado...

Embora possa não estar tão claro como os bolos, aqui tentei explicar porque é que sem classificação condicionada poderia ser pior do que o gcvote...ou seja adicionava-se a tendência natural de concentração de votos nos valores mais altos com a possibilidade livre de "prejudicar" objectivamente caches e "beneficiar" outras.
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #167 a sexta 02 mar 2012, 18:18 

Hum... Ok.
Fazendo todo o tipo, tens à disposição todas a atribuições...
Então e se, vamos imaginar que agora de uma assentada, viro as dos prémios gps e como estaciono junto de uma rotunda, está lá uma amiga essencial... e comecei agora a usar o sistema... era possível atribuir uma duzia de 6-9 e a seguir meter-lhe um 1?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #168 a sexta 02 mar 2012, 19:03 

RuiJSDuarte Escreveu:Hum... Ok.
Fazendo todo o tipo, tens à disposição todas a atribuições...
Então e se, vamos imaginar que agora de uma assentada, viro as dos prémios gps e como estaciono junto de uma rotunda, está lá uma amiga essencial... e comecei agora a usar o sistema... era possível atribuir uma duzia de 6-9 e a seguir meter-lhe um 1?

Uma das questões a afinar. Em principio poderias sempre dar classificações abaixo das que tens disponíveis por simples transferência automática do voto disponível mais próximo. Ao contrário é que já não é bem assim, só poderias dar classificações superiores não disponível, por downgrade de uma classificação anterior.
A ideia é cada um começar a votar partindo de uma média centrada na qualidade média das caches que encontrou (classificadas pelas fórmulas actuais) e ao fim de poucas classificações (10-20) passar a utilizar a média centrada na qualidade média das caches que classificou.
Isto permitirá que quem faz maioritariamente caches fracas posso só classificar as poucas caches boas que fez, podendo dar boas classificações.
O que vai marcar a diferença em relação aos favoritos é que quem faça só caches de classificação 1-5 e se quiser classificar os melhores 10% que fez, só poderá dar um punhado de votos com classificação superior a 5 ficando os restantes entre o 4 e 5.
Quem só faça caches de classificação 6-10 e quiser também classificar os melhores 10% vai conseguir concentrá-las nos 8, 9 e 10.
Ou seja as melhores 10% de um geocacher podem não ser minimamente equivalentes às melhores 10% de outro, o que é fácil de perceber, mas com os favoritos não se consegue distinguir...
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #169 a sexta 02 mar 2012, 19:14 

Ok, mas não percebo como tal poderá resultar em algo mais, vamos lá , fidedigno.
Ora vamos lá... caso prático...
Moro em Loures... :)
Tenho à minha disposição 188 caches...
Assim por alto, terei 15 caches 4 - 4,5 - 5; 100 caches 2,5 - 3 - 3,5; 73 caches 1 - 1,5 - 2
Por esse método, achas que posso ter quantos cincos? e se votar primeiro as 73 piores?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #170 a sexta 02 mar 2012, 20:30 

RuiJSDuarte Escreveu:Ok, mas não percebo como tal poderá resultar em algo mais, vamos lá , fidedigno.
Ora vamos lá... caso prático...
Moro em Loures... :)
Tenho à minha disposição 188 caches...
Assim por alto, terei 15 caches 4 - 4,5 - 5; 100 caches 2,5 - 3 - 3,5; 73 caches 1 - 1,5 - 2
Por esse método, achas que posso ter quantos cincos? e se votar primeiro as 73 piores?

Em primeiro lugar, concordas que no GCVote podes votar todas com 1 ou todas com 5. Claro que ninguém faz isso, mas podes...
Nos favoritos se fosses consciencioso e os quisesses dar todos, atribuirias os 18 favoritos indiferentemente às caches 4- 4, 5 - 5 e ainda dava para as de 3,5. Apesar de tu com GCVote as dividires por 4 valores a nível de favoritos estariam todas ao mesmo nível.
Pronto parece-me fácil perceber as deficiências dos actuais sistemas.

Para comprara por A+B a bondade do sistema proposto, tenho de actualizar a minhas estatística para não estar a falar de forma mais ou menos empírica. Tentarei arranjar bons exemplos (não esquecendo o que perguntaste) mas acredita que é MUITO MAIS fidedigno e IMUNE a batotices (pelo menos de grande escala)...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes