Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #141 a quinta 01 mar 2012, 20:49 

Re: Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

migueis Escreveu:Isto alguém de tudo parece-me um bom indicador para o owner saber o que está mal ou bom na sua cache. Consequentemente, o que poderá melhorar.
Local? Container? Listing? ;)

Certo. Acho que pode ser uma ferramenta muito importante para os owners e para o aperfeiçoamento das suas caches.

Pergunta: Seria possível que se o owner o autorizar, no gerador de listings, a actualização da classificação do D/T se fizesse dinamicamente a partir do feedback dos que encontram a cache? Poderia ser diariamente ou semanalmente, sempre que uma classificação média atribuída por um número mínimo de founders (1 [como no Opencaching],3,5,?) divergissem da vigente?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #142 a quinta 01 mar 2012, 21:56 

jasafara Escreveu:
migueis Escreveu:Isto alguém de tudo parece-me um bom indicador para o owner saber o que está mal ou bom na sua cache. Consequentemente, o que poderá melhorar.
Local? Container? Listing? ;)

Certo. Acho que pode ser uma ferramenta muito importante para os owners e para o aperfeiçoamento das suas caches.

Pergunta: Seria possível que se o owner o autorizar, no gerador de listings, a actualização da classificação do D/T se fizesse dinamicamente a partir do feedback dos que encontram a cache? Poderia ser diariamente ou semanalmente, sempre que uma classificação média atribuída por um número mínimo de founders (1 [como no Opencaching],3,5,?) divergissem da vigente?

Perfeitamente possível.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #143 a quinta 01 mar 2012, 23:47 

não me parece adequado... bem sei que, com as médias, tudo acabaria por ir ao local, mas creio que mais justo seria haver uma informação a dizer D/T de quem faz o found... não me parece boa política passar uma parte da gestão de listing para quem encontra as caches, desresponsabilizando o owner.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #144 a sexta 02 mar 2012, 00:02 

lgass Escreveu:não me parece adequado... bem sei que, com as médias, tudo acabaria por ir ao local, mas creio que mais justo seria haver uma informação a dizer D/T de quem faz o found... não me parece boa política passar uma parte da gestão de listing para quem encontra as caches, desresponsabilizando o owner.

Não acho que desresponsabilizasse. A atribuição da classificação de D/T é muitas vezes bastante subjectiva e pretende dar uma indicação o mais correcta possível para quem lá irá. Sendo o resultado da percepção do owner, eventualmente auxiliado pela tool actualmente existente, acho que só ganharia em fiabilidade se reflectisse a média da percepção de quem a faz.
O sistema de ajuste das classificações é uma das poucas coisas boas que eu acho que o Opencaching tem.

Imagem
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #145 a sexta 02 mar 2012, 00:23 

Tenho ideia que o opencaching esta cada vez mais a mudar no sentido de se aproximar do geocaching...
:?
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #146 a sexta 02 mar 2012, 00:29 

a meu ver, o que o opencaching tem de bom na classificação, é o facto de ter mais campos.

repara que um owner, ao colocar a listing classifica mediante a sua percepção. claro que, cada um pode escolher deixar ou não que os finders escolham e depois se coloque a média automaticamente. esta função, nas minhas caches é um não.

eu coloco a classificação mediante o que quero e tenho um objectivo para tal. há muitos owners que acham ainda que uma cache colocada a 1.70m de altura, não acessível a cadeira de rodas, pode ser terreno 1. e havendo muitos owners a fazê-lo, há muitos finders que também pensam dessa forma... corremos o risco de subverter todo o sistema de classificação que, a meu ver, é já pouco completo e com muita margem de melhoria...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #147 a sexta 02 mar 2012, 02:14 

A ver se nos entendemos... ninguém consegue mudar ou controlar a classificação de uma cache. Apenas o owner.
O que o Joaquim sugere é que se coloque uma pequena imagem dinâmica no listing que mostra a classificação atribuida pelos finders.
Vale o que vale! Só isso.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #148 a sexta 02 mar 2012, 02:18 

A distribuição das votações GCVote é um bom caso de análise...

Imagem

Revela um sistema relativamente saudável.
A moda é 3 como é expectável num sistema de classificação de 1 a 5. As classificações medianas das caches não seguem uma curva de Gauss correcta porque os valores possíveis de votação são discretos (1, 2, 3, 4 e 5) e mesmo que não fossem a natureza humana tende a dar classificações redondas...
Os valores entre 2,5 e 3,5 correspondem a 61% do total, o que não deverá estar muito longe do expectável, embora não tenha calculado o desvio padrão,
Mostra o expectável num sistema de votação pública ou não sujeito a stress, ou seja um desbalanceamento para os valores mais elevados.
Ou seja embora a classificação esteja claramente inflacionada as conclusões que se tiram são fiáveis.

O que aconteceria com um sistema não público sujeito a stress (conhecimento que a classificação serviria para hierarquizar e premiar caches) e sem controlo de normalidade, seria um esmagamento da moda e um extremar das classificações. As classificações mais negativas aproximar-se-iam das mais positivas, mas com um peso completamente desproporcionado em relação ao correcto numa distribuição normal.

A minha estatística já está um bocado ferrugenta, mas no fim de semana vou relembrar os conceitos...O excel também tem as fórmulas necessárias para se fazerem estas análises de forma menos empírica...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #149 a sexta 02 mar 2012, 02:28 

migueis Escreveu:A ver se nos entendemos... ninguém consegue mudar ou controlar a classificação de uma cache. Apenas o owner.
O que o Joaquim sugere é que se coloque uma pequena imagem dinâmica no listing que mostra a classificação atribuida pelos finders.
Vale o que vale! Só isso.

Não por acaso não era isso que eu sugeria :) O que sugeria é que se o owner autorizasse a classificação atribuída pelos finders actualizasse a "oficial" (o que acontece no Opencaching de forma automática e sem que o owner possa escolher). Obviamente o que propões é uma boa alternativa embora ache que um owner que o autorizasse, terá tendência a seguir as indicações dos finders e corrigir as suas classificações...
Eu ainda nunca utilizei o gerador de listings, mas pelo que dissestes deduzo que "apenas" gera HTML para ser colado na página da cache, não tendo a possibilidade de fazer upload de atributos, nem de classificações. O que realmente pode fazer é imbuir na listing imagem dinâmicas para devolver informação armazenada no IAAN, podendo também incluir uma badge que apontaria para o sistema de classificação a criar. Certo ou disse muitas asneiras?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #150 a sexta 02 mar 2012, 02:53 

Certíssimo. É isso mesmo.
Não tenho dúvidas que a tendência natural será o owner ajustar a sua classificação, até porque uma dificuldade que noto que os owners têm é essa mesmo - qual a dificuldade que devo atribuir à minha cache.
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante