Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #101 a quinta 01 mar 2012, 11:53 

Re: Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

O conceito parece-me interessante. Antes de mais parabéns pelo trabalho e iniciativa. Estou curioso para ver a sua implementação e conto, obviamente, participar. Penso também que o interesse da comunidade nos prémios GPS trará massa crítica suficiente para este sistema de classificação.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #102 a quinta 01 mar 2012, 12:07 

zipputzky Escreveu:...
- se fosse possível alterar a classificação posteriormente era interessante que o sistema alertas quando não fosse possível dar uma nota por causa da distribuição normal e que ao mesmo tempo dissesse: "Não é possível dar 8 porque deste 8 a estas todas (mostrando a lista com a média das mesmas). Queres rever alguma classificação para poderes alterar esta?"...

Completamente de acordo. A possibilidade de se poder reclassificar de forma orientada e simples as classificações anteriores é um dos aspectos fundamentais da metodologia proposta. E por isso a importância de uma validação condicionada a uma distribuição normal. Obriga a em cada momento reavaliar as classificações já dadas e adequá-las à experiência obtida, mantendo-as justas em cada momento.
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: terça 27 abr 2010, 15:21

Mensagem Post: #103 a quinta 01 mar 2012, 12:12 

Mas este pessoal não dorme de noite? [}:)]
A opção da distribuição normal parece-me a mais acertada.
Pelo menos, lima os extremos.

Quanto aos parâmetros avaliados:
jasafara Escreveu:Proposta de criação de uma uma Geopt Tool de Classificação de Caches.

Ø Atribuição de uma classificação de 0 a 10 obrigada a uma distribuição normal por geocacher (voltaremos a isso depois).
Ø Atribuição de uma classificação de Dificuldade.
Ø Atribuição de uma classificação de Terreno.
Ø Atribuição de uma classificação de qualidade da listing (que poderia ser atribuída de sofá).
Ø O mais que nos lembremos e que se possa classificar em poucos segundos.
.

A cache em si (bem ou mal), já indica a classificação do terreno e da dificuldade. Ou quem procura pode não necessáriamente concordar?
Segundo o que percebi, fica ao critério do geocacher que procura, a classificação da listing e a qualidade em termos gerais que atribui á dita cache.
Para além da avaliação da página da cache, poderiam ser tidos em conta outros critérios de avaliação?

Mais uma vez, os meus parabéns Joaquim! Parece-me ser uma excelente proposta. [:)]
Quase, quase.... um 3 estrelas Michelin!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #104 a quinta 01 mar 2012, 12:18 

Parecendo-me que a ideia principal de desenvolvimento de uma tool Geopt de classificação de vários parâmetros de uma cache, entre os quais a qualidade está comprada, julgo que os dois aspectos mais importantes a debater é:

>Votação condicionada por uma qualquer distribuição (Normal, T-Student, outra) em relação a uma média móvel da classificação média das caches votadas OU votação livre tipo GCVote.
>Votação pública VS Votação secreta VS Cada um poder indicar se quer tornar as suas votações públicas ou não.

Já dei a minha opinião que estou claramente convencido que nomeadamente na questão da votação balizada é uma clara mais valia do método, mas para já não quero condicionar a discussão. Apenas sugiro que se a votação não for balizada então é preferível restringir a votação a uma escala mais pequena (ou seja ao tradicional 1 a 5).
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #105 a quinta 01 mar 2012, 12:25 

Silvana Escreveu:Mas este pessoal não dorme de noite? [}:)]
A opção da distribuição normal parece-me a mais acertada.
Pelo menos, lima os extremos.

Quanto aos parâmetros avaliados:
jasafara Escreveu:Proposta de criação de uma uma Geopt Tool de Classificação de Caches.

Ø Atribuição de uma classificação de 0 a 10 obrigada a uma distribuição normal por geocacher (voltaremos a isso depois).
Ø Atribuição de uma classificação de Dificuldade.
Ø Atribuição de uma classificação de Terreno.
Ø Atribuição de uma classificação de qualidade da listing (que poderia ser atribuída de sofá).
Ø O mais que nos lembremos e que se possa classificar em poucos segundos.
.

A cache em si (bem ou mal), já indica a classificação do terreno e da dificuldade. Ou quem procura pode não necessáriamente concordar?
Segundo o que percebi, fica ao critério do geocacher que procura, a classificação da listing e a qualidade em termos gerais que atribui á dita cache.
Para além da avaliação da página da cache, poderiam ser tidos em conta outros critérios de avaliação?

Mais uma vez, os meus parabéns Joaquim! Parece-me ser uma excelente proposta. [:)
Quase, quase.... um 3 estrelas Michelin!

D/T Dizes bem (bem ou mal). Tem havido por aí bastantes discussões sobre a correcta classificação das caches e sobre a validade da tool sugerida pela Groundspeak para auxiliar nas mesmas. O que é verdade é que ficam ao critério de apenas um geocacher (o owner). O que se pretende é um sistema (semelhante ao que o OpenCaching implementou) de avaliação dessas classificações por todos os geocachers que encontram a cache. Esse classificação adicional pode servir apenas de referência ou pode se o owner assim o entender ajudá-lo a reclassificar a cache (e é isso que se pretende).
A página da cache é um exemplo (não me estou para já a lembrar de outros) de uma classificação que pode perfeitamente ser dada por quem não fez a cache. Serviria fundamentalmente para chamar a atenção pela positiva ou negativa para a qualidade da mesma.
Poderão ser avaliados todos os parâmetros que se acharem interessantes. As classificações podem se subjectivas, mas reflectirão a opinião de quem a dá. É a forma de quantificar aspectos que muitas vezes se recolhem das leituras das logs. Parece-me importante tanto como ajuda a quem vai procurar a cache como para os owners das mesmas que estejam interessados em as melhorar.
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #106 a quinta 01 mar 2012, 12:32 

Parece-me bem, mas..

Quantos votantes por cache precisas para ter uma classificação acertiva??
Os 300 mais participativos aqui do forum chegam?
quando refiro 300 é um valor imaginário, já agora quantos votaram/votam nos GPS, já que deveram ser esses os mais "interessados" na classificação de caches..

Como é que vais converter aqueles que se dão ao trabalho de escrever "TFTC" e mais recentemente a tradução "OPC", a dar mais 5/6 cliques para classificar a cache?? Quando carregar em 3/4 teclas e 1 click já cansa..

Eu gosto, uso o gcvote e favoritos, acho que ajuda alguma coisa na altura de escolher.. mas valem o que valem.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #107 a quinta 01 mar 2012, 12:47 

WOW!!!!
Parabéns Joaquim!!!

Ideia/ conceito comprado!!!

EXCELENTE Trabalho!! ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #108 a quinta 01 mar 2012, 12:51 

B_M_A Escreveu:Parece-me bem, mas..

Quantos votantes por cache precisas para ter uma classificação acertiva??

Olha que não muitos...

B_M_A Escreveu:Os 300 mais participativos aqui do forum chegam?

Como massa crítica para começar são mais do que suficientes. Acho que é uma metodologia com dinâmica suficiente para crescer rapidamente. Compreende que os owners têm todo o interesse em aderir se quiserem ter as suas caches realçadas...E cada um não tem de classificar todas as caches, pode só classificar as que considere boas embora o ideal é que todas sejam classificadas e seja desejável potenciar isso (quanto mais simples e amigável for o processo de classificação mais se conseguirá isso).
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #109 a quinta 01 mar 2012, 13:13 

jasafara Escreveu:Acho que é uma metodologia com dinâmica suficiente para crescer rapidamente. Compreende que os owners têm todo o interesse em aderir se quiserem ter as suas caches realçadas...

quanto mais simples e amigável for o processo de classificação mais se conseguirá isso

O bold é meu.
Apostem nisto!!

Simples, amigável e dinâmico!!!

Como owner (fraco) gosto de saber se ta mau ou bom.. já que não o dizem nos logs...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #110 a quinta 01 mar 2012, 13:22 

Parabéns pela Ideia.
Pela parte que me toca como ainda só fiz 13 :lol: não tenho problema em as classificar todas.
ImagemImagemImagem
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes