Definir o fácil numa "cache"

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Regular
Regular

Registado: quarta 16 nov 2011, 16:38

Mensagem Post: #1 a segunda 27 fev 2012, 16:40 

Definir o fácil numa "cache"

Boas,
Uma das coisas que EU acho mais complicadas quando "planto" uma cache é conseguir atribuir a dificuldade adequada da mesma. Revelando-se muitas vezes através de logs melhor ou pior aplicada e sempre se vem tendo uma ou outra opinião construtiva e se vai “ajustando” a dificuldade.
No entanto acho piada quando nos logs de caches avaliadas em dificuldade igual ou acima de 3 aparecem apenas e simplesmente palavras (não quero "debater" o facto de haver logs minimalistas) como muito fácil, simples, vi-a logo, não deu luta etc.

Depois desta introdução o meu objectivo é trocar opiniões e eu entender melhor como classificar as minhas caches. Portanto:

Como definimos ao nível do geocaching a palavra fácil?

O que é uma cache fácil? ou deve ser considerada fácil, mediana ou dificil....

Como actua o geocacher perante a dificuldade indicada?

Obrigado e Boas cachadas.
Imagem Imagem
Imagem
Imagem

Regular
Regular

Registado: segunda 22 ago 2011, 15:18

Mensagem Post: #2 a segunda 27 fev 2012, 20:08 

Re: Definir o fácil numa "cache"

Bem, eu pessoalmente considero uma cache fácil quando chego ao local e vejo um amontoado de pedras/ramos a um canto. Acho que não há mais fácil que isso!
Ainda não coloquei nenhuma cache (estou à espera da oportunidade certa) mas na minha opinião qualquer lugar que não tenha um esconderijo óbvio (ex: um único buraco, uma árvore no meio do nada..) deverá ser classificado como dificuldade >1 ou 1,5.

Por exemplo, não concordo que uma cache colocada no meio de rochas junto ao mar tenha classificação menor ou igual que 1,5 (salvo raras excepções) pelo simples facto de haver milhentos lugares possíveis para a cache estar escondida, particularmente quando a recepção GPS não é a melhor. Se bem que por vezes é uma questão de sorte, se calhar até damos com ela logo no primeiro sítio onde procuramos. Ou podemos estar à vontade 20min à procura..

Confesso, estas caches nas rochas dão-me cabo do juízo! [xx(]
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #3 a segunda 27 fev 2012, 20:21 

Ainda mais complicado do que definir o Terreno da cache, é a sua Dificuldade :)

É muito subjectivo e tem muito a ver com experiências anteriores, sobretudo quando estamos a falar de containers um pouco mais engenhosos.

A primeira cache que encontrei escondida numa caixa de derivação eléctrica valeu-me 6 DNF's. Até então nunca julguei que fosse possível esconder lá uma cache. Se eu pudesse classificá-la na altura, diria que a dificuldade nunca estaria abaixo de (*4) .

Desde esse dia, esse esconderijo passou logo a ser uma das minhas primeiras opções pelo que qualquer coisa acima de (*2) me parece sobre-avaliado. Acho que é tudo muito relativo, e o que para uns é óbvio, para outros parece ficção-científica. Não creio que possa haver uma forma objectiva de classificar a dificuldade de uma cache :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: segunda 22 ago 2011, 15:18

Mensagem Post: #4 a segunda 27 fev 2012, 20:24 

prodrive Escreveu:Ainda mais complicado do que definir o Terreno da cache, é a sua Dificuldade :)

É muito subjectivo e tem muito a ver com experiências anteriores, sobretudo quando estamos a falar de containers um pouco mais engenhosos.

A primeira cache que encontrei escondida numa caixa de derivação eléctrica valeu-me 6 DNF's. Até então nunca julguei que fosse possível esconder lá uma cache. Se eu pudesse classificá-la na altura, diria que a dificuldade nunca estaria abaixo de (*4) .

Desde esse dia, esse esconderijo passou logo a ser uma das minhas primeiras opções pelo que qualquer coisa acima de (*2) me parece sobre-avaliado. Acho que é tudo muito relativo, e o que para uns é óbvio, para outros parece ficção-científica. Não creio que possa haver uma forma objectiva de classificar a dificuldade de uma cache :)

Ehehe também "violo" todas essas caixinhas que aparecem perto do GZ.. Sem vandalismos, claro!
Imagem

Large
Large

Registado: quarta 29 dez 2010, 21:18

Mensagem Post: #5 a segunda 27 fev 2012, 23:45 

Outra condicionante quanto à "facilidade" de encontrar com uma cache, tem a ver com os logs que se vão construindo ao longo da história da cache... Quantas vezes uma cache, que deve ter sido muito dificil para os primeiros geocachers que a encontraram, se vai tornando mais fácil, quando muitas "dicas" se vão acumulando nos logs que se seguem?

Quem não lê os logs anteriores, quando na procura de uma cache esta se faz difícil, à procura de uma pista ?

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 19 fev 2011, 16:38

Mensagem Post: #6 a terça 28 fev 2012, 00:38 

Apenas conheço Uma cache fácil. Ou talvez não.
Parece-me que à medida que se visita mais e mais caches, cada um define um sistema de dificuldade pessoal, que naturalmente varia de pessoa para pessoa, mas que o tempo e a experiência acabam por aproximar entre si. Importa aqui estar atento às opiniões e fazer comparações. Mas é um facto que existem divergências um pouco inusitadas. Como por exemplo caches de dificuldade 5 que toda a gente encontra ou caches com a dificuldade de terreno inflacionada só porque é preciso sair um pouco da estrada.

Micro
Micro

Registado: terça 13 set 2011, 11:59

Mensagem Post: #7 a terça 28 fev 2012, 12:58 

Lá está, é um tema que daria imenso que falar... E eu acho que o grau de dificuldade é sempre dependente da percepção do owner... Por exemplo, eu não concordo que uma cache que não tenha hint seja classificada com (*1) só, no entanto, já não é a primeira que vejo nesses termos de dificuldade. Provavelmente, eu estou errado e a cache até vale mesmo esse valor de dificuldade... Mas se formos pensar que quem inicia o geocaching, vai procurar caches mais fáceis e que todas as ajudas são poucas, uma cache que não tenha hint nem nada...

Cumprimentos,

Empirebb @ Team Smile
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #8 a terça 28 fev 2012, 15:16 

EMPIRE Escreveu:Lá está, é um tema que daria imenso que falar... E eu acho que o grau de dificuldade é sempre dependente da percepção do owner... Por exemplo, eu não concordo que uma cache que não tenha hint seja classificada com (*1) só, no entanto, já não é a primeira que vejo nesses termos de dificuldade. Provavelmente, eu estou errado e a cache até vale mesmo esse valor de dificuldade... Mas se formos pensar que quem inicia o geocaching, vai procurar caches mais fáceis e que todas as ajudas são poucas, uma cache que não tenha hint nem nada...

Cumprimentos,

Empirebb @ Team Smile

Eu tenho uma opinião muito distinta desta. Eu acho que a dificuldade de encontrar a cache deve ser avaliada sem ligar à hint. Ou seja, até podias ter uma hint que revelasse sem qualquer dúvida a localização da cache, mas mesmo assim ser uma cache de dificuldade 5 com um container que passa completamente despercebido em relação ao meio envolvente.

Micro
Micro

Registado: terça 13 set 2011, 11:59

Mensagem Post: #9 a terça 28 fev 2012, 16:26 

Sim, posto as coisas nesses termos, concordo. Nesse caso estamos a falar de um desafio alto, mas quando falamos numa cache (*1) de dificuldade, deveria mesmo ser essa dificuldade, e sem Hint torna-se sempre um pouco mais moroso avaliar para um novato que não tenha gpsr, que ainda está a fazer uma triagem nos seus gostos relativos à "modalidade". ;)
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 20 nov 2010, 12:40

Mensagem Post: #10 a terça 28 fev 2012, 16:51 

é claro que sem GPS a dificuldade aumenta e bastante. Por norma as caches são avaliadas conforme a experiência de quem as coloca, não querendo isso dizer que estão correctas. Mas quem é novato e que considera hoje uma cache com dificuldade ira alterar a sua perspectiva da mesma cache depois da encontrar.

Cumps.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
«Devido às quedas de bancos, queda nas bolsas, cortes no orçamento, à crise
nos combustíveis e pelo racionamento mundial de energia, informamos que a
famosa "luz ao fundo do túnel", está temporariamente desligada».
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes