Unknown / Enigmas

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #1 a quarta 23 jun 2010, 12:08 

Unknown / Enigmas

(unknown-)

Já não sou o primeiro a tocar neste assunto, mas deixo aqui as minhas dúvidas...

Eu sei que é bom estimular a massa cinzenta que carregamos todos os dias, e por isso estou a tentar começar a resolver os (unknown-) , mas encontro cada coisa :shock:

- Utilizam algum método para as tentar resolver?

Se existem umas que são textos codificados, outras são simples imagens (por. ex. esta Farol e escolhi esta porque o dono frequenta este forum) o que é isto?? ainda tentei ver se era daquelas imagens que focando ou desfocando um ponto aparece outra imagem :lol:

Costumam colocar dúvidas ao dono?? ainda tentei colocar uma sondagem, mas não dá...
- Pergunto sempre
- Só quando vejo que não tenho por onde lhe pegar
- Só quando a massa cinzenta está a começar a entrar em tilt

Que tal criarmos um tópico sobre elas e dividir em
- Iniciado
- Médio
- Exigente
- Expert

Como o forum anda meio parado no seu tema (isto sim é Goecaching), espero contar com a participaçao de todos...

Abraços

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #2 a quarta 23 jun 2010, 12:20 

Re: Unknown / Enigmas

Em 98% dos enigmas o segredo é: KISS [:X]

(Keep It Simple, Stupid) [:P] :D
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #3 a quarta 23 jun 2010, 12:35 

Primeiro: a sondagem não dá ?? depois explica lá isso melhor

O tema:

Sim, já gostei bastante de enigmas e larguei uma porrada deles por ai. Também já gostei muito de os fazer... mas é como tudo... também cansa :D O último que me deu realmente prazer foi a Master of Mysteries. Agora raramente aparece algo diferente ou realmente inovador, e é mais uma quantidade enorme de rebuscadices... Destaco pelo inovador o Parque do Castelo, que é uma forma diferente de chegar ao resultado mesmo não tendo de resolver uma charada, e destaco a Hacker Skills pela rebuscadez que se não fosse melgar o owner até mais não a pedir pistas, ainda hoje não tinha lá chegado.
Método de resolução: não há... às vezes é um clique, uma ideia, um raciocínio... outras vezes é porque até já vi aquilo nalgum lado.
Agora, quando não consigo resolver: oh pah, toca a perguntar alguém. Ou ajuda ou até mesmo a coordenada final e siga. Ah e tal fizeste batota. E (lesse i)?

Relativamente ao Farol, se precisares de alguma coisa Mail me ;) Sempre que me pedem ajuda faço-o com gosto - As caches são para serem encontradas... Mas a última vez que ajudei uns geocachers ainda me responderam que era muito difícil e que não havia necessidade de dificultar a vida aos geocachers. Ainda respondi, mas como talvez não tenham gostado levei um log bem simpático como que a dizer que sou um caga à pressa... whatever. É como tudo na vida - não se gosta, deixa-se na beira do prato.

Large
Large

Registado: sexta 30 abr 2010, 13:29

Mensagem Post: #4 a quarta 23 jun 2010, 12:50 

Ora aqui está um tópico no qual vejo todo o interesse.
Os enigmas na sua maioria para mim são...um completo mistério,não sei sequer por onde lhes pegar [B)]
Mas depende,há algumas coisas que às vezes complico sem necessidade,parece que a resposta estava ali à frente do meu nariz e eu é que não a via,um dia olho para lá e vejo o que é preciso fazer.
Depois há a questão do enigma ser sobre um "tema" que conheça-ou consiga descobrir qual é-ou não...
O que normalmente faço quando vejo que não sei por onde lhe pegar é contactar o owner (ou alguém que tenha feito a cache) para me dar uma dica sobre como resolver,pois gosto de compreender as coisas,assim para a próxima que apareça algum mistério do género já sei o que fazer.
ImagemImagemImagem

Regular
Regular

Registado: domingo 16 mai 2010, 18:33

Mensagem Post: #5 a quarta 23 jun 2010, 13:00 

Um enigma é sempre um grande enigma.. quando são temas conhecidos é facil de resolver..caso contrário é sempre uma boa oportunidade de aprender algo... Em caso de já estar a fazer tilt e a transbordar teorias falhadas pelos olhos, antes de gastar o resto do ecran do PC, solicito umas dicas ao owner/alguém que tenha resolvido.. Isto porque como já alguém aqui disse e subscrevo na totalidade, as caches são para serem encontradas...

Da forma como vejo as caches enigmas não são para fazer em abundância, são para ir fazendo à medida que se vão desvendando..

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #6 a quarta 23 jun 2010, 13:01 

catials Escreveu:Depois há a questão do enigma ser sobre um "tema" que conheça-ou consiga descobrir qual é-ou não...
O que normalmente faço quando vejo que não sei por onde lhe pegar é contactar o owner (ou alguém que tenha feito a cache) para me dar uma dica sobre como resolver,pois gosto de compreender as coisas,assim para a próxima que apareça algum mistério do género já sei o que fazer.

E por vezes é uma forma lúdica de aprendemos algo, ou algum assunto, que não estamos por dentro.
Já não me lembro de qual era a cache, mas há um enigma em que precisas de saber os códigos de programação de uma máquina de tecelagem. Gostei imenso do tempo que despendi na busca da resposta. Aprendi mais ou menos como aquilo funciona. :D

Em relação ao contactar o owner, só costumo fazer em desespero de causa. E normalmente é a solução é tão "duhhh".
Faz-me lembrar uma cache em que o a coordenada estava encriptada. Andei mais de uma semana a experimentar cifras, algoritmos, etc, etc.. e nada... e no final... a solução estava nas teclas do telemóvel. :D :D lol
Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #7 a quarta 23 jun 2010, 13:08 

the_Ateam Escreveu:Primeiro: a sondagem não dá ?? depois explica lá isso melhor

Não era bem essa a palavra certa... Uma votação..

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 28 mar 2010, 20:55

Mensagem Post: #8 a quarta 23 jun 2010, 15:59 

O google também costuma ajudar :D

Depois há várias técnicas.. por exemplo.. quando aparece uma imagem, tens que ver o que há de diferente nela...

Se houver, as coordenadas estão aí.. se não, ou é o tamanho da foto, ou a compressão da imagem, etc... Quando não aparece nem imagem nem nada.. aí sim é tramado...
Mas, pedir dicas ao owner.. ou a outros também é uma boa opção.. normalmente quando peço dicas é mesmo dicas, não gosto quando me dizem logo como se resolve.
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #9 a quarta 23 jun 2010, 16:09 

Tipicamente, uso este método:

- Leio a página;
- Tento ver se o enigma tem algo familiar;
- Vejo quem é o owner e tento perceber se é algo ligado a ele (profissão, hobby, etc);
- Vejo o básico (texto escondido, código html);
- Vejo as imagens (vejo nos detalhes da mesma - dimensão, exif, etc);
- Se for um código, pespego um bocado dele no google e toca de procurar ocorrências semelhantes;
- Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error, Trial & error...

Se tudo falhar, a malta junta-se e tenta crackar aquilo. Se não conseguir e se quero mesmo tentar encontrar a cache, ponho 2 jarros de sangria no bucho dos amigos que o resolveram e depois vamos lá.

Todos estes métodos não envolvem violência. À excepção da dor de cabeça violenta no dia seguinte.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #10 a quarta 23 jun 2010, 16:19 

Como já se disse, as caches são para ser encontradas. Mas também acho que nem todas as caches são para ser encontradas por todos.

Há alguns enigmas que são simples e directos para mim, outros que são bastante rebuscados.
As do Nesquik (acho que são dele), electrónica para totós... Eu até percebo a ideia. A primeira resolvi facilmente. De vez em quando troco umas lâmpadas cá em casa e lá consegui a coisa. Agora o segundo, é um circuito que até já tenho o link para aprender do assunto, mas vou ter que estudar electrónica para saber que números saltam dali quando se carrega no botão... maybe later.
Como gosto de informática, há uns enigmas que metem código binário ao barulho, e para quem gosta disto, até se faz as contas de cabeça. Mas nem toda a gente gosta/percebe disso, logo não é um enigma para ser resolvido por todos.

Há vários tipos de enigmas, gráficos, matemáticos, geométricos, alfabéticos, musicais, estranhos, etc... nem toda a gente tem que ter talento para todos. Eles existem para quem os quer/consegue fazer.
Comparando com caches que estão nos picos de montes, ou no fundo de ravinas, no meio de oceanos, em escarpas e o diabo a 4... não são caches para fazer por qualquer um. Com as enigmas é a mesma coisa. Algumas estão num plano porreiro, fáceis de lhes chegar. Outros estão muito à frente e... ficam para quem conseguir.

Eu tanto gosto de enigmas que já tenho uma lista deles que fui resolvendo. Quando e se lá passar perto, ataco.
De alguns gostei de resolver, outros nem por isso. É questão de gostos.

O meu método de resolução... Pego no que tenho e experimento abordagens. Se não resultar à primeira, mudo de estratégia e tento outra coisa. Se não conseguir vencer a coisa, acabo por encostar (outro que o resolva).
Quando não há nada para pegar (como há alguns assim), há que procurar algo para pegar, por mínimo que seja, tem que lá estar alguma coisa. Senão o ícone não era um ponto de interrogação. ;)
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes