migueis Escreveu:Como já foi aqui abordado, estamos a preparar um método de avaliação D/T usando como base os métodos existentes e acrescentando alguns factores que considerem importantes.
Assim, gostaria de ouvir a comunidade relativamente às mudanças e adaptações ao actual modelo:
Parece-me uma boa sugestão adaptar o actual modelo para a nossa língua e realidade.
migueis Escreveu:Será necessário passar a noite?
Será que ir, encontrar a cache e regressar demora mais de um dia? 
Não

Sim
Como já foi comentado esta questão seria desnecessária em Portugal, não vejo nenhum local que não se consiga alcançar (ida e volta) num único dia.
migueis Escreveu:Para aceder à cache é necessário recorrer a material especializado? 
Não

Sim
Esta é uma questão mais complicada, devíamos ter uma definição de material especializado.
Ex: uma cache que só se possa retirar do esconderijo com uma pinça conta como material especializado? Ou uma que necessite de uma lanterna UV?
Na minha opinião este tipo de material especializado não devia contar, e adicionalmente a inclusão do mesmo pode inflacionar artificialmente o nível de terreno. O material especializado devia estar relacionado com material específico de progressão como manobras de cordas, equipamento de montanhismo (escalada, progressão em gelo, ...), ou ainda equipamento de mergulho e embarcações.
Em relação a barcos como classificar uma cache em que existe transporte regular?
Ficam também os exemplos:
1) Na ilha do Pessegueiro existem duas caches com terreno próximo de 5. No entanto existe em parte do ano uma deslocação regular para a ilha com o preço de 8 euros.
2) Nas Berlengas existem meia dúzia de caches, na sua maioria o terreno varia entre 2 e 3, existem também barcos que efectuam a deslocação regular entre a ilha e o continente.
Serão assim tão diferentes estas duas ilhas? Será que caches deste tipo deviam ter terreno 5?
migueis Escreveu:Como é o trilho?
Como é a parte mais difícil da cache? Se a cache está a poucos metros do caminho, não se preocupe com os últimos metros. 
Via pavimentada
Asfalto, cimento ou calçada.

Bem marcado / compactado
Terra batida. Você poderia andar de bicicleta ou empurrar um carrinho de criança por este trilho sem muito esforço.

Outros tipos de caminho
Pode ser cascalho, lama, areia, etc. Pode ser um trilho de animais. Se for usada uma bicicleta, é melhor que seja uma bicicleta de montanha.

Caminho? Qual caminho?
Não há um caminho real. Usar rodas está fora de questão. Pode ser preciso seguir o leito de um rio ou vencer terreno rochoso.
Em relação a esta questão o problema que encontro é mesmo na pergunta que é feita, a questão de "Se a cache está a poucos metros do caminho, não se preocupe com os últimos metros." é um pouco delicada. Se o acesso fosse por estrada alcatroada, em boas condições, mas os últimos 10 metros fossem a subir uma encosta de terreno 4 a cache devia ser classificada como de terreno 1 ou terreno 4?
migueis Escreveu:A cache é fácil de encontrar?
Por favor, considere a visibilidade, acessibilidade e potência de sinal devido a cobertura de árvores ou outros obstáculos ao responder a esta pergunta. 
Cache está à vista ou a localização é bastante óbvia.

Cache pode estar em um de vários locais. O geocacher pode ter que procurar algum tempo.

Cache pode estar muito bem escondida, podem ser multi, ou podem ser necessárias pistas para a encontrar.

A cache provavelmente requer técnicas especiais, conhecimento técnico ou preparação prévia. Pode exigir vários dias ou viagens para a encontrar.

Encontrar esta cache requer conhecimentos, técnicas ou equipamentos especializados. Este é um sério desafio mental ou físico.
Na minha opinião a dificuldade deve ser medida como sendo a mais elevada das seguintes:
1) Facilidade de encontrar a cache
2) Facilidade de resolução do enigma
A última resposta que fala de equipamentos especializados talvez não devesse existir pois voltamos à mesma situação. Uma cache em que fosse necessária uma pinça ou uma lanterna UV passava automaticamente para dificuldade 5.
Vi alguma discussão relativamente a dificuldade psicológica ou fobias e esses são casos que na minha opinião não deviam ser incluídos. Basta ver que se eu tiver aracnofobia, para mim seria dificuldade 5 uma qualquer cache metida num buraco de uma árvore que tivesse uma teia à frente.