D/T - Como classificar?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #31 a sábado 31 dez 2011, 15:41 

Re: D/T - Como classificar?

SUp3rFM Escreveu:Concordo com o Filipe.

Há uns anos atrás, o 9key construíu um site que era utilizado para fornecer código html de mais atributos que o geocaching.com dispunha. Está disponível aqui: http://www.9key.com/selector.asp

Esse código era colocado nas páginas das caches. Chegámos a utilizar em algumas em 2005/06.

Se o objectivo é construir um mecanismo complementar, para figurar apenas nas páginas das caches, acho interessante.

Alterar a forma como o sistema actual é visto, utilizado e entendido por todos, à excepção dos casos mais aberrantes (e não comuns!), é que me parece errado.

Concordo! Apesar de por vezes usado erradamente, o sistema actual é facilmente perceptível no Mundo inteiro. Arranjar uma classificação só para Portugal, iria confundir mais do que ajudar.

Um sistema complementar, parece-me o ideal :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #32 a sábado 31 dez 2011, 16:50 

Concordo com o Hugo, e também com o Filipe.

Penso que o sistema que existe de 9 níveis (não esquecer que pode ser 'e meio') é adequado, mas deve ser complementado pelos atributos.

Se colocarmos os atributos correctos nas caches, já conseguimos ajudar em muito a detalhar o porquê de determinada cache ter determinada classificação de D/T.

Os atributos que o Hugo se refere e que foram muito usados no período referido eram um excelente complemento, mas também podem sempre ser substituídos por uma descrição no listing mais detalhada. Por exemplo, referir se é necessário uma caminhada longa ou não, ou se as estrelas de terreno são referentes ao perigo de queda de pedras.

Portanto, detalhar o melhor possível com as ferramentas disponíveis actualmente parece-me suficiente. O problema é que os geocachers muitas vezes as ignoram, para além de não ligarem aos passos para atribuir as estrelas de D/T não colocam atributos, não escrevem nada no texto da cache, entre outros.
Na minha opinião, a GS devia de ser mais rigorosa nas suas guidelines neste e noutros aspectos. Permitir que uma cache seja publicada só por ter um container com uma folha de papel dentro em branco, e no listing ter apenas as coordenadas parece-me ser facilitar demasiado a propagação da actividade sem critérios exigentes.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #33 a sábado 31 dez 2011, 19:44 

jasafara Escreveu:Só uma nota de que acho que deste tópico poderá sair um questionário muito mais válido do que o 'oficial'

O que não é nada dificil. Uma criança de 12 anos podia fazê-lo, sendo o pessoal que é, então nem preciso de ler para confiar que vai ser muito melhor. Ainda ontem, já nem sei porquê, pensava nesta questão. Quer dizer... pensava mais nos processos e mecanismos que levam o pessoal a classificar mal as caches, e quão pouco subjectivo é algo que parece muito subjectivo, mesmo sem se seguir um guião de atribuição das estrelas.

Mas pronto, os Velhos do Restelo mudam com os tempos e com as circunstâncias, há que dar a vez.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #34 a terça 10 jan 2012, 04:01 

D/T - Como classificar?

MightyReek Escreveu:Na minha opinião, para estar a alterar um sistema que mede o Terreno de 1 a 5 por outro que faz a mesma coisa, mais vale estar sossegado, ainda que se modifiquem os critérios todos e mais alguns. Nunca vamos saber se o Terreno é de nível 4 porque tem uma subida íngreme que é preciso escalar, ou se é porque é preciso andar 10km por um trilho, ou se é porque tem um silvado que é preciso atravessar, ou se está no topo de um poste com 2,5mts de altura no meio de uma avenida...
A proporcionar uma alternativa/complemento da classificação teria que ser um sistema que não misturasse todos os factores num só número.

Se procurarmos nos infames Livros da Sabedoria [B)] (agora Centro de Ajuda) encontramos explicações muito simples e nada complicadas acerca dos níveis de Terreno e Dificuldade.
Pessoalmente não abdicaria desta análise, mas no terreno dava-me muito jeito ter mais informações.

Se olharmos para o Sistema de Classificação de Geocaches conseguimos retirar 4 perguntas relacionadas com a classificação de Terreno (removendo aquela de pernoitar...) e dividem-se em 4 factores: Distância, Tipo de Piso, Vegetação e Declive.
Cada uma das perguntas tem 4 respostas possíveis, desde um nível 1 até 4 se olharmos com atenção e fizermos alguns testes.

E com esta trapalhada toda onde é que quero chegar?
Precisamente aqui:
Dá-me muito mais jeito saber que o Terreno é 2312 do que saber que o Terreno é 3...
Assim saberia que ia ter que andar Cerca de 1 Km a 3 Km, iria encontrar um piso que Pode ser gravilha, areia, lama, etc. Pode ser o trilho de um animal. Se usar uma bicicleta, é melhor que seja uma de todo-o-terreno., praticamente sem vegetação e que As inclinações são ligeiras. Ainda é possível subir a encosta montado numa bicicleta...
E agora poderia incluir várias combinações que resultem igualmente em Terreno 3 mas bastante diferentes desta que dei, mas não o vou fazer porque tenho que ir ali recolocar uma cache...

Acho que seria um bom complemento de informação para a página de uma cache, como um que inventei para classificar o tipo de estrada até ao estacionamento...
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #35 a terça 14 fev 2012, 12:49 

migueis Escreveu:Como já foi aqui abordado, estamos a preparar um método de avaliação D/T usando como base os métodos existentes e acrescentando alguns factores que considerem importantes.
Assim, gostaria de ouvir a comunidade relativamente às mudanças e adaptações ao actual modelo:

Parece-me uma boa sugestão adaptar o actual modelo para a nossa língua e realidade.

migueis Escreveu:Será necessário passar a noite?
Será que ir, encontrar a cache e regressar demora mais de um dia?

:arrow: Não
:arrow: Sim

Como já foi comentado esta questão seria desnecessária em Portugal, não vejo nenhum local que não se consiga alcançar (ida e volta) num único dia.

migueis Escreveu:Para aceder à cache é necessário recorrer a material especializado?

:arrow: Não
:arrow: Sim

Esta é uma questão mais complicada, devíamos ter uma definição de material especializado.
Ex: uma cache que só se possa retirar do esconderijo com uma pinça conta como material especializado? Ou uma que necessite de uma lanterna UV?
Na minha opinião este tipo de material especializado não devia contar, e adicionalmente a inclusão do mesmo pode inflacionar artificialmente o nível de terreno. O material especializado devia estar relacionado com material específico de progressão como manobras de cordas, equipamento de montanhismo (escalada, progressão em gelo, ...), ou ainda equipamento de mergulho e embarcações.
Em relação a barcos como classificar uma cache em que existe transporte regular?
Ficam também os exemplos:
1) Na ilha do Pessegueiro existem duas caches com terreno próximo de 5. No entanto existe em parte do ano uma deslocação regular para a ilha com o preço de 8 euros.
2) Nas Berlengas existem meia dúzia de caches, na sua maioria o terreno varia entre 2 e 3, existem também barcos que efectuam a deslocação regular entre a ilha e o continente.
Serão assim tão diferentes estas duas ilhas? Será que caches deste tipo deviam ter terreno 5?

migueis Escreveu:Como é o trilho?
Como é a parte mais difícil da cache? Se a cache está a poucos metros do caminho, não se preocupe com os últimos metros.

:arrow: Via pavimentada
Asfalto, cimento ou calçada.

:arrow: Bem marcado / compactado
Terra batida. Você poderia andar de bicicleta ou empurrar um carrinho de criança por este trilho sem muito esforço.

:arrow: Outros tipos de caminho
Pode ser cascalho, lama, areia, etc. Pode ser um trilho de animais. Se for usada uma bicicleta, é melhor que seja uma bicicleta de montanha.

:arrow: Caminho? Qual caminho?
Não há um caminho real. Usar rodas está fora de questão. Pode ser preciso seguir o leito de um rio ou vencer terreno rochoso.

Em relação a esta questão o problema que encontro é mesmo na pergunta que é feita, a questão de "Se a cache está a poucos metros do caminho, não se preocupe com os últimos metros." é um pouco delicada. Se o acesso fosse por estrada alcatroada, em boas condições, mas os últimos 10 metros fossem a subir uma encosta de terreno 4 a cache devia ser classificada como de terreno 1 ou terreno 4?

migueis Escreveu:A cache é fácil de encontrar?
Por favor, considere a visibilidade, acessibilidade e potência de sinal devido a cobertura de árvores ou outros obstáculos ao responder a esta pergunta.

:arrow: Cache está à vista ou a localização é bastante óbvia.

:arrow: Cache pode estar em um de vários locais. O geocacher pode ter que procurar algum tempo.

:arrow: Cache pode estar muito bem escondida, podem ser multi, ou podem ser necessárias pistas para a encontrar.

:arrow: A cache provavelmente requer técnicas especiais, conhecimento técnico ou preparação prévia. Pode exigir vários dias ou viagens para a encontrar.

:arrow: Encontrar esta cache requer conhecimentos, técnicas ou equipamentos especializados. Este é um sério desafio mental ou físico.

Na minha opinião a dificuldade deve ser medida como sendo a mais elevada das seguintes:
1) Facilidade de encontrar a cache
2) Facilidade de resolução do enigma

A última resposta que fala de equipamentos especializados talvez não devesse existir pois voltamos à mesma situação. Uma cache em que fosse necessária uma pinça ou uma lanterna UV passava automaticamente para dificuldade 5.

Vi alguma discussão relativamente a dificuldade psicológica ou fobias e esses são casos que na minha opinião não deviam ser incluídos. Basta ver que se eu tiver aracnofobia, para mim seria dificuldade 5 uma qualquer cache metida num buraco de uma árvore que tivesse uma teia à frente.
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes