Douro Património Mundial UNESCO em risco?

A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #31 a domingo 18 dez 2011, 02:11 

Re: Douro Património Mundial UNESCO em risco?

tmob Escreveu:http://www.faroldeideias.com/arquivo_farol/index.php?programa=Biosfera&id=1193

Só agora vi o vídeo e vale bem a pena...Percebe-se bem como se fazem negócios ruinosos em Portugal. Ajsa vê lá o filme (os primeiros 23m)
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #32 a domingo 18 dez 2011, 11:40 

Insano Escreveu:Basta leres um pouco sobre energias renováveis... agora pode é não interessar em termos de negócio.

Tens ideia do investimento necessário para tal?
Imaginas qual seria o preço da factura que iras pagar no final do mês?
E ainda assim, estarias disposto a aceitar de bom grado o renovável?

Sobre questão da barragem, estive a ler alguns artigos científicos sofre os pos & cons das barragens e contra facto não há argumentos, a balança cai estrondosamente para os pos.

Ainda te recordas do suplicio das pessoas que vivem nas zonas ribeirinhas ou vais também dizer que ninguém é obrigado a viver lá?
Diz lá se não gostas de ter fartura de água nas torneiras, ou vais também dizer que isso é um problema dos SMAS, que ninguém os obrigou a abrir este negócio, tens é que ter água.
E comidinha no supermercado, de preferência a preço baixinhos, imaginas como é produzida? Com muita água! Imagina lá de onde vêm?
Estás disposto a pagar o triplo pela fruta que comes? E já agora, estás disposto a consumir menos, muito menos?

Há mais, mas não é certamente para aqui chamado.

Há interesses nesta barragem, claro que há! E esses interesses não logo à partida nossos.
Nós, eu tu eles, é que temos um desejo voraz de energia para alimentar as televisões ligadas a trabalhar para as moscas enquanto estás no computador e com o telemóvel a carregar porque andas-te a fazer geocaching e a recepção de satélite derreteu a bateria em menos de nada. Como querias a todo o custo ver umas fotos até te esqueces-te de desligar a luz do WC tal era a pressa.

A EDP, ciente destas nossas "necessidades" vê esta barragem como um grande negócio da china e os bancos esfregam as mãos de contentes porque vão ganhar uma batelada de dinheiro com os créditos que irão fazer aos consórcios de construção que já imaginam valentes atrasos de construção para ganhar o triplo do imaginado. O governo quer fazer o bonito e faz um arranjinho com a EDP para construir o caminho de ferro e calar as populações.

A paisagem vai-se!
O povo já tem caminho de ferro!
A EDP, Construtores e Banca estão mais gordos...

...E nós estamos mais satisfeitos porque já temos mais electrões para satisfazer os nossos caprichos.

De quem é mesmo a culpa?
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #33 a domingo 18 dez 2011, 13:11 

Posso não estar a ver bem o filme, mas a produção eléctrica nacional tem sido até hoje suficiente para as nossas necessidades. Não vejo o consumo eléctrico em Portugal a aumentar nos próximos anos.

Os grandes sorvedores de energia, o nosso tecido industrial está a ser desmantelado, a REFER e o Metro estão a reduzir carreiras e a limitar horários. A população não tem aumentado nos últimos anos e o consumo doméstico tende a ser mais reduzido com o aumento da eficiência energética das habitações, dos equipamentos eléctricos, das lâmpadas economizadoras, etc. Até os Invernos tendem a ser menos rigorosos. A nossa dependência energética sempre foi e será dos combustíveis fósseis (petróleo e gás), o que nos leva a uma suposição interessante: Esta decisão de construção simultânea de 5 barragens não terá tanto a ver com produção eléctrica, mas sobretudo com outro factor estratégico muito mais importante no futuro: água.

É a razão principal porque vejo os chineses tão interessados na compra da EDP, e tiro-lhes o meu chapéu pela visão a médio prazo :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #34 a domingo 18 dez 2011, 14:40 

Tens ideia do investimento necessário para tal?
Imaginas qual seria o preço da factura que iras pagar no final do mês?
E ainda assim, estarias disposto a aceitar de bom grado o renovável?

Tudo tem que ser decido no curto prazo? O mundo vai acabar amanhã? Se calhar vai... se continuar com esta ânsia de tomar decisões em cima do joelho...

Large
Large

Registado: quarta 13 abr 2011, 13:32

Mensagem Post: #35 a domingo 18 dez 2011, 21:46 

Eu conheço bem essa zona. Em termos de população a aldeia da Tua fica abaixo de barragem e deve ter meia duzia de pessoas, uns porcos, galinhas e se calhar um cão. Açima da barragem, Bruneda vai ser afundado mas é uma quinta e adega. Mais que isso creio eu não vai haver populações deslocadas.

Agora em termos ecologícos seria uma grande perda. Como indiquei movimentação das águas é essencial para a ecosistema. A barragem vai encher o vale com água choca. Em term os de humidade a Vale de Tua produz pouco vinho, sim aumenta a Humidade Relativa mas este argumento não parou a construção das barragens no Douro onde o produção de vinha é muito maior.

Agora othread the precisar água... Bem 1º a população e industria tem de aprender minimisar perdas de água e o uso. Imagina quantos canos rotos existe no país a perder água, é um valor extraordinário. Agricultura sendo o meu pointe forte e viticultura ainda mais é mais que possivel Portugal produzir sufficiente legumes, frutas e cereias se aumenta armazenamento de água não em Barragems tipo Tua mas lagos artificiais e captura de agua no Inverno e chuva etch. O que me preocupa é que a brincadeira de Troika a águia vais ser privatisado no restante de pais (na minha zona é da Câmara Municipal) e os preços vai disperar.

Enquanto a produção de energia acho incrivel que os Escocêses estão comprar technologia Portuguesa liders em produção energética atrevês das ondas (tipo salsichas) e aqui, onde está isso? Ainda não os vir. e essa em?
Today is a good day to cache!
http://cotochris.squarespace.com

Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #36 a domingo 18 dez 2011, 22:22 

cotochris Escreveu:Enquanto a produção de energia acho incrivel que os Escocêses estão comprar technologia Portuguesa liders em produção energética atrevês das ondas (tipo salsichas) e aqui, onde está isso? Ainda não os vir. e essa em?

Estão aqui! ;)
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #37 a domingo 18 dez 2011, 22:46 

cotochris Escreveu: Bem 1º a população e industria tem de aprender minimisar perdas de água e o uso. Imagina quantos canos rotos existe no país a perder água, é um valor extraordinário. Agricultura sendo o meu pointe forte e viticultura ainda mais é mais que possivel Portugal produzir sufficiente legumes, frutas e cereias se aumenta armazenamento de água não em Barragems tipo Tua mas lagos artificiais e captura de agua no Inverno e chuva etch.

Não é assim tão linear!
Por exemplo, as necessidade hidricas da alface (média após transplante) são de 12 m3/dia/ha. Na minha região, a quantidade total média de pluviosidade é de 572 mm, +/- 1.56 mm.
Para satisfazer as necessidades hídricas desta cultura só com água da chuva seriam necessários tanques abismais a custos milionários e ainda não falamos nas percas por evaporação (mesmo cobrindo os reservatórios).
Incomportável.

Se começarmos a falar de melão, tomate, morango, pepino então produzir só com chuva é uma utopia.

Os canos rotos são uma realidade, sim é verdade!
E como resolver a questão? A que custo?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #38 a domingo 18 dez 2011, 22:52 

Esta questão das barragens tem passado pela minha unidade no âmbito da revisão dos PDM's das regiões em questão.
Não sou contra a construção das barragens e as renováveis não podem competir com as tradicionais fontes de energia em termos de potência mas o que não gosto nada mesmo é que algumas destas barragens inviabilizam alguns recursos minerais muito importantes. E epois de estarem debaixo de água não os vão lá buscar de certeza.

Um dos recursos são os pegmatitos litiníferos que depois de estarem debaixo de água não há maneira de os extrair de uma forma sustentável e economicamente viável. Neste momento os argumentos usados são os errados.
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #39 a domingo 18 dez 2011, 23:24 

danieloliveira Escreveu:Esta questão das barragens tem passado pela minha unidade no âmbito da revisão dos PDM's das regiões em questão.
Não sou contra a construção das barragens e as renováveis não podem competir com as tradicionais fontes de energia em termos de potência mas o que não gosto nada mesmo é que algumas destas barragens inviabilizam alguns recursos minerais muito importantes. E epois de estarem debaixo de água não os vão lá buscar de certeza.

Um dos recursos são os pegmatitos litiníferos que depois de estarem debaixo de água não há maneira de os extrair de uma forma sustentável e economicamente viável. Neste momento os argumentos usados são os errados.

Parece então um contra-censo.
Numa altura que se fala de automóveis eléctricos e equipamentos electrónicos portáteis com necessidades energéticas como nunca, porquê desperdiçar uma riqueza desta natureza?
Estou convicto que uma exploração deste tipo iria trazer grande benefícios para a região. Um deles seria com toda a certeza as comunicação rodoviárias para não falar na criação de postos de trabalho directos e indirectos.
Não entendo o que move o país! :?

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #40 a segunda 19 dez 2011, 00:11 

Nem sei por onde começar.

O principal problema das decisões em cima do joelho é que qualquer obra de um governo tem ter resultados rapidamente e consoante os ciclos eleitorais. E quando que digo resultados, além das óbvios resultados nas eleições, estou a falar no lucro obtido pelas várias entidades: eléctricas, câmaras municipais, empresas de construção e todos os que conseguem retirar algum para o seu lado. O elo mais fraco é sempre o do contribuinte e das populações locais. Quantas povoações é que há perto de eólicas ou barragens ainda vivem na idade média em Portugal?

Em relação ao projecto Pelamis, sim era uma empresa escocesa que faliu. A estação que controlava a "salsicha" ainda está numa praia perto da Aguçadoura e acho que a "salsicha" está num porto (Póvoa do Varzim?)

Pelo que tenho lido sobre esta barragem vai-nos custar mais caro a sua manutenção do que a receita que obtemos da produção da electricidade. Basta ver o que diz o Joanaz de Melo e ler outras opiniões. Isto só falando na parte energética. Para além de futuras estradas e caminhos de ferro a construir no local não vejo grande retorno. A mão de obra usada na construção, qualificada e não qualificada, maioritariamente não são da região. Os impostos das EDPs e afins, ou a derrama, não são pagos nos concelhos produtores.

A estradas a construir, se calhar no início são sem custos e para mostrar obra, mas depois lá aparecem umas portagens camufladas. O comboio, custa-me a acreditar quando só se vê encerramento de linhas por todo o país.
A título de curiosidade demorámos mais de 100 anos a ter uma ligação ininterrupta entre o Porto e Faro desde que foi inaugurada a linha de ferro em Portugal. Actualmente só existe uma linha minimamente decente, Porto-Lisboa, que está em obras desde uns anos antes da Expo. Há 10 vivi em Évora e quis ir de comboio a Castelo-Branco, fui ver e viagem de 10 horas com transbordo no Entroncamento.

O negócio da produção energética está bem montado para beneficiar alguns grupos interessados, desde a produção hidro-eléctrica, a produção eólica aos negócios "patrocinados" por nós da co-geração fabril.

Mas voltando ao património Mundial em risco. É sempre uma boa imagem de um país "desenvolvido" como o nosso perder esse estatuto devido a uma barragem, que estudando bem o assunto nem vai resolver sermos auto-suficientes na produção eléctrica.

Há aqui pano para mangas para discutir muita coisa.
AnteriorPróximo

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes