A Orientação deve continuar a fazer parte do Escu(o)tismo?

A malta da seita do Baden... e a Fauna, Flora, Geologia....

A Orientação deve continuar a fazer parte do Escu(o)tismo?

Sim, com bússola, escalímetro e carta militar, exclusivamente
6
21%
Sim, com bússola, escalímetro, carta militar, GPS e outras tecnologias
23
79%
Sim, apenas com GPS ou outras tecnologias
0
Sem votos
Não, com o GPS a orientação tradicional não faz sentido
0
Sem votos
Não, nunca vi grande utilidade na orientação
0
Sem votos
Não... afinal para que servem as placas indicativas?
0
Sem votos

Total de votos : 29

Micro
Micro

Registado: domingo 25 abr 2010, 02:56

Mensagem Post: #11 a domingo 13 jun 2010, 06:35 

Re: A Orientação deve continuar a fazer parte do Escu(o)tism

Paulo S. Escreveu:Adoro fazer este tipo de orientação, e é graças a este tipo de orientação que encontro sítios extraordinários já que uma pequena passagem co os olhos por uma carta e vemos logos possiveis pontos interessantes, que depois só percisam de ser confirmados, se têm ou não potencialidade.
.

Concordo a 100% nestas palavras escritas pelo Paulo S, por vezes basta olhar para uma carta para se descobrir belos locais, eu já tive essa experiência comprovada.
[b]Peter santarem[/b]

Regular
Regular

Registado: segunda 26 abr 2010, 01:24

Mensagem Post: #12 a sexta 25 jun 2010, 02:20 

Por mim é simples: bússola, escalímetro e carta militar, exclusivamente!!!
Posso ser apelidado de antiquado ou não!
O gps é bom, mas não à nada como um bom raid de carta e bússola na mão a desbravar mato.
ImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #13 a sexta 25 jun 2010, 02:33 

Se já foste escuteiros sabes em que é que se bazeiam os jogos escutistas. Ninguem está aqui a falar de usar o gps para raides, raides esses e jogos de pistas que têm como grande parte da mistica o uso de cartas e mapas.
Mas estamos a falar para as brincadeiras, para os jogos, qual o problema de introduzir o geocaching, por exemplo, nos nossos agrupamentos, isto entre outras coisas....
Rock Hard Ride Free!

Regular
Regular

Registado: segunda 26 abr 2010, 01:24

Mensagem Post: #14 a segunda 28 jun 2010, 23:35 

Meu caro Paulo, não tenho problema nenhum com a introdução do Geocaching na escu(o)tismo!
Mas tendo em conta o titulo do tópico e a votação que nele decorre,não se trata de introduzir o Geocaching como actividade escu(o)tista.
Quando me é colocada uma questão como "A Orientação deve continuar a fazer parte do Escu(o)tismo?"
É claro que sim, mas pelos métodos antigos, que orientação uma pessoa tem de praticar com um gps na mão??? É só seguir o que ele diz!
Não estamos a debater se as brincadeiras escu(o)tistas podem ser feitas com gps.
Só falta dizerem que as tendas 2" de montagem rápida, são as melhores para os escu(o)teiros, é para os meninos não terem muito trabalho!!
Por amor de Deus!
ImagemImagemImagem

Micro
Micro

Registado: quarta 04 ago 2010, 17:27

Mensagem Post: #15 a quarta 04 ago 2010, 18:34 

Acho que deve, e à moda antiga.
Já o Geocaching pode ser introduzido, nomeadamente com postos de raid em locais de caches. GPS? Não é preciso porque as UTM vêm nas páginas das caches. Ok, pronto, talvez se possa usar, mas só mesmo ali nos metros finais, junto do posto e é cedido temporariamente pelo chefe.
Os Exploradores do 49 já fizeram parecido: mini-raid na zona da Costa, com os postos a serem junto de caches e incluindo temáticas escutistas e a procura do tesouro escondido. Mas tudo com recurso à bela da carta topográfica e o GPS só entra durante uns minutos nos postos.
Um pouco à parte, também é giro levá-los a sítios que só conhecemos graças à existência de caches. Veja-se a "Monsanto Subterrâneo", por exemplo (colocada por um ex-escuteiro:))

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #16 a quarta 04 ago 2010, 18:44 

Brigada 49 Escreveu:Os Exploradores do 49 já fizeram parecido: mini-raid na zona da Costa, com os postos a serem junto de caches e incluindo temáticas escutistas e a procura do tesouro escondido. Mas tudo com recurso à bela da carta topográfica e o GPS só entra durante uns minutos nos postos.
Um pouco à parte, também é giro levá-los a sítios que só conhecemos graças à existência de caches. Veja-se a "Monsanto Subterrâneo", por exemplo (colocada por um ex-escuteiro:))

E que grande cache. Lá dentro o GPS também não tem muita utilidade [:P] .
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: domingo 25 abr 2010, 22:35

Mensagem Post: #17 a domingo 17 jul 2011, 03:31 

Eu sou Escuteiro, tiro todo ao pe dos chefes com a carta militar e depois sozinho saco do gps coordenadas e ta a andar :lol:
Imagem Imagem
Anterior

Voltar para ESCUTISMO & NATUREZA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes