[INICIATIVA] Geocacher da Década (Nomeados)

Espaço onde são apresentados e discutidos todos os temas relacionados com projectos geopt.org tais como mini-super liga, trackable race, projecto Geogare, GeoScouts, Floresta Viva, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive, migueis

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #31 a quinta 15 dez 2011, 02:23 

Re: [INICIATIVA] Geocacher da Década (Nomeados)

Ter palas nos olhos é um problema que afecta muita gente. Perdoem-me, mas tinha que o dizer. Vejo justificações que provavelmente só fazem sentido para quem vê as coisas de esguelha. Como já referiram, é uma eleição do geocacher da década. Nacional. É uma coisa séria. Não é uma eleição do geocacher dos últimos seis meses ali da minha zona. Lamento, mas há pessoas que não espalharam os seus horizontes no espaço e no tempo o suficiente para poder nomear seja o que for. Sabem a alegoria da caverna? Aplica-se na perfeição.

De qualquer forma, os nomeados até agora já fazem jus ao que se queria desde o princípio. Se tivesse que mandar nomes ao ar, creio que já estavam todos praticamente aqui mencionados na lista, o que é um bom sinal. E conseguiria arranjar mais dois ou três bons motivos para alguns. O que não deixa de ser bom sinal. Portanto, acho que a lista está quase boa. Quase.

Há uma excepção gritante que, no entanto, merece ser mencionada. De uma pessoa que fez muito mais (e ao longo de muito mais tempo) pelo geocaching em Portugal que muitos dos nomes mencionados. Antes do Hulkman (a quem, atenção, não estou a tirar crédito nenhum pelo seu trabalho excelente à frente do IAAN) começar a fazer geocaching, antes do geopt.org e do IAAN, as ÚNICAS estatísticas do geocaching em Portugal eram fruto do trabalho do Nuno Pedrosa (ou Rifkind), guru de perl e outras linguagens do demo. Foi graças a horas incontáveis da sua dedicação que grande parte da comunidade teve acesso, durante uns bons anos, a estatísticas e mapas e gráficos e ficheiros GPX e POI das caches portuguesas. O seu trabalho está patente no site do lado, geostats.geocaching-pt.net. E sem ele, os últimos 5 ou 6 anos de geocaching em Portugal não teriam sido o mesmo.

Falou-se (e bem) dos pioneiros, daqueles que colocaram as primeiras caches - as boas e que ainda perduram, mas ninguém falou do Pedro Regalla. O Pedro Regalla começou a colocar caches antes de todos os outros nomeados. E algumas dessas caches ainda existem hoje. Uma delas ganhou um prémio GPS, tenho-o aqui ao lado como prova. As caches que resistiram foram mantidas pela comunidade até ao ponto impossível e depois dadas para adopção para quem as pudesse manter e acarinhar. Merece estar ao lado de nomes como o Pcardoso ou os Greenshades como colocadores honorários de caches boas como tudo e que perduraram ao longo da década.

Com menos curriculum vitae quando comparado com os que povoam este post, mas sem dúvida com uma participação interessante nos últimos anos que merece menção e crédito, o MightyReek. O Filipe tem tido um trabalho impressionante a povoar Ermidas-Sado e arredores (pronto, todo o Alentejo) com caches interessantes. O Filipe é sociável, é respeitado e estimado pela, arrisco, maioria dos restantes geocachers. O Filipe tem sido incansável no processo de tradução de conteúdos do site geocaching.com para português (numa equipa onde pontuam outros nomes - aquele cujo nome não será mencionado nesta votação e eu próprio) - incluindo a primeira tradução não oficial das guidelines para português (disponível aqui: http://www.ebt.variavel.com/geocaching/ ) alguma vez efectuada. E tem dedicado grande parte do seu tempo livre a construir um tutorial para caches Wherigo aqui no tasco. Merece estar nesta lista.

E prontos, é isso.
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #32 a quinta 15 dez 2011, 02:44 

Acabaste de escolher um dos que eu ia nomear amanhã ;) Fico com mais uma possibilidade [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #33 a quinta 15 dez 2011, 11:38 

btrodrigues Escreveu:Ter palas nos olhos é um problema que afecta muita gente. Perdoem-me, mas tinha que o dizer. Vejo justificações que provavelmente só fazem sentido para quem vê as coisas de esguelha. Como já referiram, é uma eleição do geocacher da década. Nacional. É uma coisa séria. Não é uma eleição do geocacher dos últimos seis meses ali da minha zona. Lamento, mas há pessoas que não espalharam os seus horizontes no espaço e no tempo o suficiente para poder nomear seja o que for. Sabem a alegoria da caverna? Aplica-se na perfeição.

De qualquer forma, os nomeados até agora já fazem jus ao que se queria desde o princípio. Se tivesse que mandar nomes ao ar, creio que já estavam todos praticamente aqui mencionados na lista, o que é um bom sinal. E conseguiria arranjar mais dois ou três bons motivos para alguns. O que não deixa de ser bom sinal. Portanto, acho que a lista está quase boa. Quase.

Há uma excepção gritante que, no entanto, merece ser mencionada. De uma pessoa que fez muito mais (e ao longo de muito mais tempo) pelo geocaching em Portugal que muitos dos nomes mencionados. Antes do Hulkman (a quem, atenção, não estou a tirar crédito nenhum pelo seu trabalho excelente à frente do IAAN) começar a fazer geocaching, antes do geopt.org e do IAAN, as ÚNICAS estatísticas do geocaching em Portugal eram fruto do trabalho do Nuno Pedrosa (ou Rifkind), guru de perl e outras linguagens do demo. Foi graças a horas incontáveis da sua dedicação que grande parte da comunidade teve acesso, durante uns bons anos, a estatísticas e mapas e gráficos e ficheiros GPX e POI das caches portuguesas. O seu trabalho está patente no site do lado, geostats.geocaching-pt.net. E sem ele, os últimos 5 ou 6 anos de geocaching em Portugal não teriam sido o mesmo.

Falou-se (e bem) dos pioneiros, daqueles que colocaram as primeiras caches - as boas e que ainda perduram, mas ninguém falou do Pedro Regalla. O Pedro Regalla começou a colocar caches antes de todos os outros nomeados. E algumas dessas caches ainda existem hoje. Uma delas ganhou um prémio GPS, tenho-o aqui ao lado como prova. As caches que resistiram foram mantidas pela comunidade até ao ponto impossível e depois dadas para adopção para quem as pudesse manter e acarinhar. Merece estar ao lado de nomes como o Pcardoso ou os Greenshades como colocadores honorários de caches boas como tudo e que perduraram ao longo da década.

Com menos curriculum vitae quando comparado com os que povoam este post, mas sem dúvida com uma participação interessante nos últimos anos que merece menção e crédito, o MightyReek. O Filipe tem tido um trabalho impressionante a povoar Ermidas-Sado e arredores (pronto, todo o Alentejo) com caches interessantes. O Filipe é sociável, é respeitado e estimado pela, arrisco, maioria dos restantes geocachers. O Filipe tem sido incansável no processo de tradução de conteúdos do site geocaching.com para português (numa equipa onde pontuam outros nomes - aquele cujo nome não será mencionado nesta votação e eu próprio) - incluindo a primeira tradução não oficial das guidelines para português (disponível aqui: http://www.ebt.variavel.com/geocaching/ ) alguma vez efectuada. E tem dedicado grande parte do seu tempo livre a construir um tutorial para caches Wherigo aqui no tasco. Merece estar nesta lista.

E prontos, é isso.

e com isto nomeaste dois geocachers que pretendia nomear hoje... mas gostei de ler e concordo em grande parte com o que referiste!

Sendo assim, aqui seguem as minhas nomeações:
- MAntunes: por todos os motivos apresentados e mais alguns. Foi um dos pioneiros do geocaching em Portugal e sempre com uma postura que respeito!
- clcortez: por ser um dos mais respeitados owners de caches de excelência (para além de ser também pioneiro em Portugal), pelo fantástico espírito aventureiro e boa disposição!
- rifkindsss (Nuno): pelo fantástico trabalho durante anos a fio com as stats! Sem essas stats o geocaching não teria sido igual!
- Sup3rFM: apesar de não querer ir a votação (decisão que respeito), acho que faz todo o sentido a sua nomeação. Não só desde que passou a reviewer, mas desde muito antes que a sua dedicação ao geocaching e à sua evolução em Portugal é fantástica. Para além disto é um tipo cinco estrelas (apesar de ser dragão :P)!
- MightyReek: por todo o trabalho de bastidores, que apesar de a maior parte das pessoas não o reconhecer é enorme.

Haveriam mais geocachers que merecem a nomeação, mas como só posso nomear cinco... esta é a minha escolha!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #34 a quinta 15 dez 2011, 13:01 

Os meus nomeados (por ordem alfabética) são

almeidara

geochurrascada (se alguém se lembrar de um nick colectivo que simbolize melhor o geocaching@pt é só trocar)

geopt.org

Kelux

Mais logo explico as nomeações, que recordo não reflectem necessariamente as minhas escolhas preferenciais para Geocacher do Ano, mas apenas nicks singulares ou colectivos que acho que devem participar na votação e que se existisse um sistema de IA a funcionar bem e que conseguisse balancear aspectos quatitativos com qualitativos e objectivos com subjectivos, seriam nomeados.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #35 a quinta 15 dez 2011, 18:02 

Para repor os nomeados anteriores dentro das regras

Migueis enquanto representante do Geopt

rifkindsss substanciado no rifkind enquanto representante do Geocaching@pt
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #36 a quinta 15 dez 2011, 19:22 

Pensei em não participar na nomeação de geocachers para este reconhecimento, mas dado que ainda existem GRANDES nomes que merecem estar presentes nesta lista, deixo aqui 5 deles que ainda não foram referidos. Não vou justificar, porque são todos nomes que dispensam qualquer tipo de apresentação:
:arrow: Afonso Loureiro
:arrow: Corvos
:arrow: Fonsecada Portucalense
:arrow: Miguel Braga
:arrow: MitoriGeikos
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #37 a quinta 15 dez 2011, 20:06 

Confesso que até há bem pouco tempo não estava convencido acerca da validade deste projeto por considerar que o Geocaching existe pelo trabalho de cada um dos Geocachers.
Depois de uma boa maturação no assunto (quase que não ia a tempo) fez-se luz na minha cabeça. A humanidade é o que é por causa de cada um de nós (para o bem ou para o mal) mas indiscutivelmente existiram, existem e continuarão a existir pessoas que pela seus feitos merecem ser reconhecidas.

No Geocaching é exatamente o mesmo pelo reconsiderei na minha opinião e desejo fazer o meu reconhecimento público:

Sup3rFM
(peço desculpa pelo atrevimento, não desejo violar a tua vontade)
Contra tudo e contra todos este homem conseguiu corrigir diversos problemas no Geocaching nacional. Tento imaginar como seria o Geocaching em Portugal não fosse a sua intervenção – uma insuportável anarquia.
O meu sincero pedido de desculpas, estava errado! Bem hajas!

Daniel Oliveira
Sem dúvida alguma o Geocacher que mais fez pelo earthcaching em Portugal e além-fronteiras. Por sua causa descobri o lado do Geocaching que mais aprecio.

Fonsecada-Portucalense
Simplesmente extraordinários! À semelhança do Daniel, várias são as Earthcaches existentes em Portugal que foram criadas graças ao seu incansável apoio técnico.

MAntunes
Um nome de referência ao geocaching Nacional. Se existe alguém que acredite e pratique vivamente o altruísmo no geocaching esse é sem dúvida alguma este homem.

Prodrive
Este homem revolucionou por completo com as suas ideias, o geocaching de qualidade em Portugal. As caches nomeadas aos prémios GPS são hoje uma referência e sinónimo de qualidade que qualquer geocacher nacional sonha conquistar.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Large
Large

Registado: terça 13 abr 2010, 19:25

Mensagem Post: #38 a quinta 15 dez 2011, 21:02 

Como já tinha indicado anteriormente não estava muito virado para a participação nesta iniciativa por achar que a mesma poderá ser muito delicada e injusta, mas acabei por ficar convencido que realmente alguns geocachers da nossa comunidade merecem a distinção de pelo menos figurarem na lista de nomeados, para mim isso basta como reconhecimento, para mim todos são merecedores e todos ficam com o título de geocacher da década... mesmo aqueles a quem não conheço "obra".
À uns dias a minha única nomeação foi para o JeremiasGato pelos motivos apresentados na altura, e que não vale a pena voltar a referir. Mantenho essa nomeação claro está.
Após dar uma vista de olhos pela lista de nomeados, achei que não valeria a pena repetir nomes, aliás concordo com quase todos, gostaria contudo de referir alguns geocachers que apesar de estarem longe de Portugal Continental merecem figurar nesta nomeações, o Bacalhau e o JorgeBig pelo impuslso que deram nos últimos anos ao geocaching nas nossas ilhas, a saber a Madeira e os Açores. Ambos merecem figurar nas nossas escolhas!
Mantendo ainda o critério dos geocachers ausentes de Portugal, queria nomear os sempre simpáticos Golden Team presença sempre assídua nos eventos enquanto viveram em Portugal e criadores de algumas das melhores caches da Serra de Sintra e arredores, merecem esta distinção!
Para terminar, apesar de agora estarem pouco activos, queria nomear os BlueTrekkers enquanto a vida lhes permitiu foram extremamente activos e dinamizadores com caches e eventos agradáveis, uns geocachers muito organizados na elaboração das caches como na manutenção das mesmas...quanto a mim, devem figurar nestas nomeações.
Poderia ainda destacara mais 1 ou 2 geocachers que não estão nomeados e que merecem figurar nas nossas escolhas, mas deixo essa nomeação para quem ainda não nomeou!

Nomeados:
JeremiasGato
Bacalhau
JorgeBig
Golden Team
Blue Trekkers

É tudo... por agora!
Revolução é uma palavra antiga para uma ideia moderna.

Imagem

Boas cacheadas!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #39 a quinta 15 dez 2011, 21:20 

Bem para esgotar a quota nomeio também o Fernando Rei.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #40 a quinta 15 dez 2011, 23:16 

está quase a terminar o prazo... Neste momento, pelas minhas contas, há 57 nomeados!
Imagem Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PROJECTOS GEOPT

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes