Re: [INICIATIVA] Geocacher da Década (Nomeados)
De qualquer forma, os nomeados até agora já fazem jus ao que se queria desde o princípio. Se tivesse que mandar nomes ao ar, creio que já estavam todos praticamente aqui mencionados na lista, o que é um bom sinal. E conseguiria arranjar mais dois ou três bons motivos para alguns. O que não deixa de ser bom sinal. Portanto, acho que a lista está quase boa. Quase.
Há uma excepção gritante que, no entanto, merece ser mencionada. De uma pessoa que fez muito mais (e ao longo de muito mais tempo) pelo geocaching em Portugal que muitos dos nomes mencionados. Antes do Hulkman (a quem, atenção, não estou a tirar crédito nenhum pelo seu trabalho excelente à frente do IAAN) começar a fazer geocaching, antes do geopt.org e do IAAN, as ÚNICAS estatísticas do geocaching em Portugal eram fruto do trabalho do Nuno Pedrosa (ou Rifkind), guru de perl e outras linguagens do demo. Foi graças a horas incontáveis da sua dedicação que grande parte da comunidade teve acesso, durante uns bons anos, a estatísticas e mapas e gráficos e ficheiros GPX e POI das caches portuguesas. O seu trabalho está patente no site do lado, geostats.geocaching-pt.net. E sem ele, os últimos 5 ou 6 anos de geocaching em Portugal não teriam sido o mesmo.
Falou-se (e bem) dos pioneiros, daqueles que colocaram as primeiras caches - as boas e que ainda perduram, mas ninguém falou do Pedro Regalla. O Pedro Regalla começou a colocar caches antes de todos os outros nomeados. E algumas dessas caches ainda existem hoje. Uma delas ganhou um prémio GPS, tenho-o aqui ao lado como prova. As caches que resistiram foram mantidas pela comunidade até ao ponto impossível e depois dadas para adopção para quem as pudesse manter e acarinhar. Merece estar ao lado de nomes como o Pcardoso ou os Greenshades como colocadores honorários de caches boas como tudo e que perduraram ao longo da década.
Com menos curriculum vitae quando comparado com os que povoam este post, mas sem dúvida com uma participação interessante nos últimos anos que merece menção e crédito, o MightyReek. O Filipe tem tido um trabalho impressionante a povoar Ermidas-Sado e arredores (pronto, todo o Alentejo) com caches interessantes. O Filipe é sociável, é respeitado e estimado pela, arrisco, maioria dos restantes geocachers. O Filipe tem sido incansável no processo de tradução de conteúdos do site geocaching.com para português (numa equipa onde pontuam outros nomes - aquele cujo nome não será mencionado nesta votação e eu próprio) - incluindo a primeira tradução não oficial das guidelines para português (disponível aqui: http://www.ebt.variavel.com/geocaching/ ) alguma vez efectuada. E tem dedicado grande parte do seu tempo livre a construir um tutorial para caches Wherigo aqui no tasco. Merece estar nesta lista.
E prontos, é isso.
BR