Então vamos lá:
Todas fotografias de idas a caches e no formato "normal".
1ºcaso:

a cache é esta
Minas das sombrasO que queria mostrar, que é para mim o principal: as condições de caminhada e algumas pessoas para dar dimensão mas não serem reconhecidas obrigatoriamente.
Nestas condições uso o modo programa, mas altero os valores de abertura e velocidade como quero.
Os valores usados foram:
Distância Focal: 32.0mm
Abertura: f/5.0
Tempo de Exposição: 0.020 s (1/50)
Equivalência do ISO: 100
Aqui como ia tudo em movimento tentei usar a máxima velocidade correspondentemente a profundidade de campo (a área que esta focada antes e depois do motivo focado) é menor. Como a pessoa de verde é o motivo focado quem vai lá para trás já não esta nítido. Aqui o ideal era usar uma menor abertura, para maior profundidade de campo, f/8 ou menor, mas não queria aumentar o ISO. E assim dá uma ideia do que aquilo que quero transmitir.
Se tivesse usado um flash apareciam os flocos de neve.
2ºcaso: e também na mesma caminhada

a cache é esta
Marco - Minas dos CarrisO queria mostrar: as condições que estavam para chegar ao marco, o contraste da cor da malta e a sua pequenez face à paisagem, a lagoa gelada e a aproveitei a direcção para Pitões das Júnias.
Os valores usados foram:
Distância Focal: 17.0mm
Abertura: f/14.0
Tempo de Exposição: 0.0025 s (1/400)
Equivalência do ISO: 400
Aqui usei uma abertura menor para tentar obter a máxima profundidade de campo, mesmo que haja nuvens e seja difícil ficar nítido. Tive que aumentar o ISO e a velocidade ficou 1/400 para garantir que nada ficava tremido. O vento não ajudava muito. Uma das dificuldades com a neve é tentar que ela fique branca e não cinzenta na fotografia. O ponto de focagem é a pessoa de encarnado que aponta. Neste caso podia ter baixado o ISO para 200 o que me dava uma velocidade menor, mas às vezes o tecnicamente perfeito é o essencial.
Tenho que arranjar outras diferentes e se possível tiradas com uma máquina automática.