Geocacher Viciado
Registado: terça 27 abr 2010, 20:30
Equipamento fotográfico
Já há um tópico sobre Qual a melhor máquina para fazer geocaching?, aqui gostaria que os mais entendidos dessem umas dicas para quando não nos importamos de ir carregados
Aproveito e vou aqui "roubar" dicas sobre tripés:
MakoShark2 Escreveu:Claro que dou uma ajuda, ou pelo menos a minha opinião.
Em termos de tripé a escolha é variada, em qualidade e claro, preço.
Há marcas que são referências, e com as quais geralmente não ficarás insatisfeito, como é o caso da Manfrotto e Gitzo (ambas marcas italianas).
Não são propriamente baratos, mas a longo prazo a diferença de preço justifica-se, quer em qualidade, quer em funcionalidades.
Tens outras mais acessíveis, como a Hama (alemã) e Giotto (chinesa). Esta última apesar de ser "made in china", ao longo do tempo têm conseguido melhorar os seus produtos e ganhar bom mercado.
E depois tens outras top, de nível profissional, que para o comum mortal, creio que não se justifica.
Eu como tripé principal, tenho um Manfrotto, é isto que te recomendaria. Mas claro está, depende do valor que estás a pensar investir.
Em termos de material, o que recomendo é no mínimo ser de alumínio, mas convém teres atenção ao peso, dado que isso está intimamente relacionado com a portabilidade do objecto. Se estiveres à vontade em verbas, então podes espreitar os de carbono, mas claro os preços disparam em flecha.
Outro a questão a teres em atenção para um tripé principal, é a altura. Desejavelmente vais querer algo com uma altura próxima dos teus olhos, preferencialmente sem expandires a coluna. Isto porque regra geral, expandir a coluna do tripé insere sempre mais instabilidade na máquina.
Outras funcionalidades interessantes que podes verificar são, a distância mínima ao chão que o tripé permite e se é possível inverter a coluna (fundamental para foto macro), fechos rápidos, se tem ganchos ou não (dão um jeito para pendurares facilmente um peso e tornar o tripé mais estável).
Para compra, recomendo espreitares na amazon.co.uk, as diferenças de preços para cá são significativas, tenta certificar-te no entanto que estás a fazer a compra de um item "Eligible for Free Delivery", para não acrescer portes.
E continua para intervalómetros:
MakoShark2 Escreveu:Para o intervalómetro, há essencialmente dois tipos. Com e sem fio.
A versão com fio é geralmente igual para todas as marcas que por aí encontras. Ou seja o hardware do aparelho é sempre o mesmo, o que muda é caixa.
Só tens de certificar-te que é compatível com a tua máquina (por causa da ficha do cabo) e que tem mesmo funções de intervalómetro e não apenas de disparo remoto. Encontras estes intervalómetros por 15 a 30€ na amazon.co.uk e ebay.co.uk
Para a versão sem fio, não tens tanta oferta. O que utilizo é desse tipo (um Giga T Pro 2) e é de uma marca irlandesa relativamente conhecida, Hanhel.
É composto por duas partes, uma que se fixa no horseshoe da máquina e outra que serve de comando. Não é uma solução barata, mas funciona maravilhosamente e é extremamente cómodo.
Em traços gerais, acho que é isto... Espero ter ajudado.
Então mas, e quem me ajuda a mim?
Sugestões para outro local, que desse imagens tão ou mais bonitas que as de São Domingos?
Cumps!
Ah, e já agora, conhecem locais onde se possa ir aprender mais qualquer coisinha?