Caches em Destaque: GPS 2011

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #301 a terça 29 nov 2011, 13:10 

Re: Caches em Destaque: GPS 2011

o ano passado também havia o powertrail da Malveira, e o do Rio Poio e no final como ficaram as votações nessas caches?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #302 a terça 29 nov 2011, 14:06 

hulkman Escreveu:o ano passado também havia o powertrail da Malveira, e o do Rio Poio e no final como ficaram as votações nessas caches?

A grande diferença é que a possibilidade de ir a uma cache nomeada não era de meses mas sim de vários anos. Este ano a situação é bem diferente. As que eu votei foram praticamente caches que tinha encontrado em anos como 2009 e 2008 e algumas de 2010. A fenda da calcedónia teve a votação que teve porque existia desde 2003, ganhou fama e teve muitos geocachers influenciados pela sua fama que a tem visitado desde o início. Este ano isso não vai acontecer. Por muito boa que uma cache seja eu não posso ir a todas as que valham a pena visitar seguidas. Muitas das nomeadas só irão ser visitadas em 2012 ou 2013 porque não existe $$ para andar a viajar à toa.
Agora não tenhas dúvidas que as caches boas de Lisboa e distritos com mais caches nomeadas a nomeadas irão ter as suas caches no final do ano com mais pontos que todas as restantes, mesmo que em termos relativos de (visitas/posição escolhida nos votos) sejam inferiores a outras caches de distritos com menos caches nomeadas a nomeadas.

Um exemplo:

Uma cache muito boa em bragança tem 50 visitas premium que lhe dão todos 50 favoritos todos dizem maravilhas. O grande problema é que fica longe das grandes cidades e todos os 50 visitantes são da região e não podem andar a fazer centenas de kilómetros para irem fazer caches nomeadas para ganharem mais votos.

Esses 50 tem apenas 4 caches nomeadas encontradas que são as de mais de perto.

50 x 2 = 100

Agora uma cache em Lisboa também igualmente boa com 5 visitas que é o mínimo para entrar nas contas. Felizmente e como existem muitas caches em Lisboa e por perto nomeadas eles fizeram as 40 necessárias. Votam todos nesta cache e dá:

5 x 30 = 150

Infelizmente apesar de pensar na situação em cima. Também sou sincero que apesar de tudo não deve haver uma maneira de contornar isto de forma justa. As fórmulas são visíveis a todos. Eu concordo com as fórmulas o único ponto que talvez não esteja nos melhores moldes é a pontuação dada pelas fotos que não tem limite de valor.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #303 a terça 29 nov 2011, 14:37 

pimigas Escreveu:...
A questão é, que tal como agora está, existem distorções que podem influenciar as votações. E a duvida é: existe ou não alguma possibilidade de corrigir isso através das fórmulas?

Através das fórmulas não sei...Implicará sempre simulações e atenção a não as deformarmos até darem o que queremos...
Mantendo as fórmulas, acho que um alternativa que poderia ser válida era de aumentar o número de caches a entrar por distrito. Isso poderia ser feita de duas formas ou considerar por exemplo as primeiras 500 que teria o efeito de aumentar ainda mais o número de candidatas por Lisboa, ou então e é o que defendo aumentando as quotas por distrito, para por exemplo 10 caches no mínimo. Irão entrar caches mais fracas, mas é disso que acusam Lisboa... Não me parece grave deste que apenas seja atribuída uma badge de latão às nomeadas [:D] Acho que isso seria importante para alguma competição regional (passar das 10 para as cinco/três na primeira fase) e esbateria algum excesso de caches de Lisboa na classificação nacional. Complementarmente a isso acho que deveriam ser limitados os votos atribuíveis por Distrito (quem quiser ter todos devia de ter de ir a pelo menos 4 distritos).

Tudo isso porque acho que o eventual excesso de caches em Lisboa, não as beneficiará nem os geocachers de Lisboa que possam votar noutras o deixarão de fazer, mas poderá prejudicar a inclusão de caches de outros distritos e beneficiará os geocachers de cá na obtenção fácil dos votos disponíveis.
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #304 a terça 29 nov 2011, 15:16 

jasafara Escreveu:...Complementarmente a isso acho que deveriam ser limitados os votos atribuíveis por Distrito (quem quiser ter todos devia de ter de ir a pelo menos 4 distritos).

Uma possível solução poderá passar por aí...

Aumentar o numero de caches por distrito não é tão interessante. Eu defendo que entre 100 a 150 caches chegavam e sobravam para ser nomeadas. É claro que a cota mínima não deveria ser 5 por distrito, 3 chegavam...
ImagemImagem ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #305 a terça 29 nov 2011, 18:31 

pimigas Escreveu:
Paulo_Domingues Escreveu:Se o distrito também tem 20% das caches publicadas...

Isto seria o reconhecimento que as formulas não filtram as melhores caches e apenas reproduzem nas nomeadas a percentagem de publicadas. [;)]

Não, estou apenas a aceitar que os geocacheres lisboetas possam ser tão bons como os outros e que conseguem colocar uma percentagem de caches boas idêntica aos outros.

Não tenho uma única cache de Lisboa 2.011 feita, mas não tenho razões para acreditar que as fórmulas não estejam a apanhar as caches "melhores", se apanha essas de Lisboa é porque serão tão boas como as outras, pelo menos os indicadores de quem as visitou levam a essa conclusão.

Penso, por isso, que as fórmulas não necessitam de ajustes, porque o problema não será das fórmulas. Aqui coloco a ressalva, "a não ser que alguns valores em alguma das fórmulas seja absoluto e não médio", nesse caso a maior quantidade de visitas influencia os resultados sem influenciar a qualidade da cache.

Penso que o maior "problema" das caches do interior e outras zonas com menos geocacheres é o de não terem tempo de ser visitadas até às votações.

Como adiar as votações dois ou três anos, para dar tempo dessas caches terem visitas, não me parece que funcione. As opções já apresentadas acho que podem contribuir.

Cotas mínimas, acrescento também "cotas máximas", só se puder contabilizar "X" caches por distrito para a obtenção de pontos. Penso que o solução passará por aqui.
Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #306 a terça 29 nov 2011, 19:52 

Só uma sugestão - podem colocar um link para o bookmark ou as tabelas à medida que vão sendo actualizadas no post inicial desta thread? É que começa a ser complicado procurar em 31 páginas ;-)
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #307 a terça 29 nov 2011, 20:01 

lmpinto Escreveu:Só uma sugestão - podem colocar um link para o bookmark ou as tabelas à medida que vão sendo actualizadas no post inicial desta thread? É que começa a ser complicado procurar em 31 páginas ;-)

Poder, podemos, mas não lhe queríamos estar a dar uma solenidade que ainda não merece. Afinal são candidatas a candidatas a nomeadas, segundo umas fórmulas e um modelo que ainda vão ser moldados e limados. Contudo, se fizerem muita questão, o Jasafara poderá abrir um tópico novo com o título Candidatas a candidatas a Nomeadas, onde ele colocará as tabelas no post de abertura ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #308 a terça 29 nov 2011, 20:19 

Nem que fossem candidatas a candidatas a candidatas a nomeadas - dá sempre jeito mais uma recomendaçãozita ;-)
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #309 a terça 29 nov 2011, 20:56 

eu gostava de conseguir perceber os critérios que estão agora a ser usados para conseguir tentar ajudar.

onde está o resumo disso tudo?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #310 a terça 29 nov 2011, 21:41 

prodrive Escreveu:
lmpinto Escreveu:Só uma sugestão - podem colocar um link para o bookmark ou as tabelas à medida que vão sendo actualizadas no post inicial desta thread? É que começa a ser complicado procurar em 31 páginas ;-)

Poder, podemos, mas não lhe queríamos estar a dar uma solenidade que ainda não merece. Afinal são candidatas a candidatas a nomeadas, segundo umas fórmulas e um modelo que ainda vão ser moldados e limados. Contudo, se fizerem muita questão, o Jasafara poderá abrir um tópico novo com o título Candidatas a candidatas a Nomeadas, onde ele colocará as tabelas no post de abertura ;)

Atenção que eu não abri um novo tópico, porque o nome deste é Cache em Destaque... e não Caches Nomeadas... O meu objectivo foi automaticamente destacar 250 caches que terão o mesmo valor das que aqui foram sendo referidas de forma avulsa. Não fiz nenhum cruzamento para verificar se todas as avulsas foram apanhadas pelo processo automático, mas quero querer que sim...
Acho que não se justifica abrir um novo tópico sobre o assunto. Neste momento existe uma bookmark do Paulo e um excel meu.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes