Caches em Destaque: GPS 2011

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #281 a segunda 28 nov 2011, 13:46 

Re: Caches em Destaque: GPS 2011

jasafara Escreveu:Não vejo vantagens em reduzir o número das nomeadas.

A vantagem será termos um lote de Nomeadas realmente boas e que não levem o pessoal ao engano ;)
jasafara Escreveu: Irá fazer aumentar o número de distritos em que só se conseguem as 5 por quotas (e se queremos um mínimo de cinco finalistas se calhar as nomeadas deveriam ser pelo menos 8 ou 10), o que fará aumentar o número de caches que sofrem de descriminação positiva em detrimento de outras que lá estariam pelas fórmulas.

Em parte concordo. Está tudo em cima da mesa, ainda :)
jasafara Escreveu:Depois dificultará bastante a possibilidade de muitos geoccachers fazerem suficientes caches nomeadas que lhes permita ter todos os votos...

Não vejo isso com um factor negativo. Vai dar aos Geocachers com maior abrangência territorial mais peso nas votações. Não me parece justo que um Geocacher que apenas fez dois ou três powertrails tenha exactamente o mesmo peso nas votações do que alguém que calcorreia Portugal e tem uma visão menos limitada do que é Geocaching de qualidade ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 01 abr 2010, 01:36

Mensagem Post: #282 a segunda 28 nov 2011, 14:23 

prodrive Escreveu:Não vejo isso com um factor negativo. Vai dar aos Geocachers com maior abrangência territorial mais peso nas votações. Não me parece justo que um Geocacher que apenas fez dois ou três powertrails tenha exactamente o mesmo peso nas votações do que alguém que calcorreia Portugal e tem uma visão menos limitada do que é Geocaching de qualidade ;)

Olha que é um factor negativo. Porque não é preciso calcorrear Portugal para se ter as 40, basta ser da zona de Lisboa. Em Lisboa faz-se as 40 em alguns dias bem planeados. Para outros distritos nem com todas feitas se chega a metade. No meu caso para ter as 40 tenho mesmo de calcorrear Portugal.

Tinha de fazer as de Braga, Porto, Aveiro (todas) e ainda dar um salto a Viana para ter as 40.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #283 a segunda 28 nov 2011, 14:44 

Kinder Escreveu:
prodrive Escreveu:Não vejo isso com um factor negativo. Vai dar aos Geocachers com maior abrangência territorial mais peso nas votações. Não me parece justo que um Geocacher que apenas fez dois ou três powertrails tenha exactamente o mesmo peso nas votações do que alguém que calcorreia Portugal e tem uma visão menos limitada do que é Geocaching de qualidade ;)

Olha que é um factor negativo. Porque não é preciso calcorrear Portugal para se ter as 40, basta ser da zona de Lisboa. Em Lisboa faz-se as 40 em alguns dias bem planeados. Para outros distritos nem com todas feitas se chega a metade. No meu caso para ter as 40 tenho mesmo de calcorrear Portugal.

Tinha de fazer as de Braga, Porto, Aveiro (todas) e ainda dar um salto a Viana para ter as 40.

Acho que estamos a dizer ambos o mesmo de formas diferentes [8D]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #284 a segunda 28 nov 2011, 14:55 

Mais uma achega para a reflexão. Se reduzíssemos as candidatas a candidatas e nomeadas a 150, as caches de Lisboa ficavam reduzidas a 38 (e os PT continuariam bem representados). Ou seja as caches de Lisboa passavam de 49 para 38 e as da "Província" de 201 para 112. Uma contas interessantes é que as de Lisboa diminuem cerca de 22,5% e as do resto do país 44,25%. Outra forma de ver as coisas é que o peso de Lisboa passa de 19,6% para 25,3%... Isto claro sem as quotas... Mas não me parece boa ideia aumentar o peso de Lisboa nas caches resultantes da fórmula.
Quanto à dificuldade de obter os votos. O que é verdade é que mesmo com as nomeadas muito reduzidas, o pessoal de Lisboa basta-lhe dar uma voltinha até Santarém ou Setúbal e consegue os 20 votos... Assim a menos que queiras alterar os critérios, para por exemplo não se poder ter mais de 5 votos ganhos em cada distrito (o que seria giro :D) nós aqui na capital somos sempre mais favorecidos ;)
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #285 a segunda 28 nov 2011, 14:59 

prodrive Escreveu:
Kinder Escreveu:

Acho que estamos a dizer ambos o mesmo de formas diferentes [8D]

Achas :?
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #286 a terça 29 nov 2011, 02:06 

Dê-se as voltas por onde der uma coisa continua a ser notória demais... Lisboa tem um peso extraordinário nas nomeadas! E isso levanta duas questões:

1ª- Porque é que isso acontece, sabendo que não é pela qualidade das caches?
2ª- O que pode ser alterado nas formulas para diminuir esse peso?
ImagemImagem ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #287 a terça 29 nov 2011, 02:14 

Em relação à primeira questão, acredito que haja muitos geocacheres lisboetas que só fazem geocaching de proximidade, por isso é lá que dão os seus favoritos e como são muitos...

Se tiver razão na primeira questão, não há nada que se possa fazer quanto à segunda. Mas, também existe a hipótese de lá haver muitas candidatas a candidatas, por lá haver, de facto, muitas caches boas.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #288 a terça 29 nov 2011, 02:19 

pimigas Escreveu:Dê-se as voltas por onde der uma coisa continua a ser notória demais... Lisboa tem um peso extraordinário nas nomeadas! E isso levanta duas questões:

1ª- Porque é que isso acontece, sabendo que não é pela qualidade das caches?
2ª- O que pode ser alterado nas formulas para diminuir esse peso?

Até 19 de Novembro tinham sido publicadas 5.179 caches (não eventos). Em Lisboa foram 923. Assim foram candidatas a candidatas a nomeadas 49 em 923 em Lisboa, contra 201 em 4.256 no resto do país. 5,30% contra 4,72%. Não se pode dizer que seja um peso extraordinário... Se somares as 23 que foram adicionadas para perfazer as quotas de 5 por distrito a percentagem de Resto do país sobe para 5,26% ou seja praticamente igual a Lisboa.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #289 a terça 29 nov 2011, 02:22 

pimigas Escreveu:2ª- O que pode ser alterado nas formulas para diminuir esse peso?

IF Distrito = "Lisboa" Classificação=Classificação*0.8 [:D] Descriminação positiva da "Província"!
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #290 a terça 29 nov 2011, 02:57 

E ter em conta que Lisboa Concelho/Cidade só tem duas caches...
A questão tem mesmo a ver é com a massa crítica de geocachers que há em Lisboa. Não acho que façam um geocaching mais de proximidade do que os dos outros distritos mas têm é muito mais por onde escolher. Para o bem e para o mal...
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante