Elevado valor de arquivadas

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:03

Mensagem Post: #1 a quinta 17 nov 2011, 15:51 

Elevado valor de arquivadas

Um dado curioso:

Das poucas caches que temos encontrado, 24,9% já foram entretanto arquivadas.
Tendo em conta que desses quase 25% 39 são eventos (cito + event + mega) e 8 são caches fora do nosso país, restam 302 caches de Portugal (baixando a estatística para 21,59%).
Tendencialmente, são as tradicionais que mais desaparecem, representando um bolo de 18,63% dos 21,59% portugueses, sobrando apenas 41 caches arquivadas nas restantes variantes (desde 2007), com as Virtual, Wherigo e Webcam a zeros.

Sei que é um ciclo natural, onde tudo o que nasce há-de "morrer" um dia mas... pessoalmente acho um valor elevado. Ainda ontem foram arquivadas 77 caches em todo o país das quais 9 estão inseridas nos valores acima mencionados. O que acham? É muito? É pouco? Fazemos más escolhas? :D
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Dezl 760
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a quinta 17 nov 2011, 16:00 

Re: Elevado valor de arquivadas

O meu sentimento (e não é baseado em nenhum dado estatístico), é que ultimamente, muitos dos owners mais recentes olham para as suas caches como uma coisa descartável.

Escondem-nas por impulso, no primeiro local que lhes ocorre (na maior parte dos casos na rua em que moram, ou no jardim mais próximo), os primeiros logs não são encorajadores e no primeiro episódio de desaparecimento, não são recolocadas e o listing fica moribundo à espera da varridela dos Almeidas (leia-se Revisores).

Não é uma regra geral, mas tenho assistido a muitos casos que vão de encontro a este pensamento.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #3 a quinta 17 nov 2011, 16:13 

Acredito que, como tudo, o Geocaching esteja a viver o seu momento de explosão. Não tarda virá a estabilidade e a selecção natural fará o resto.

Recordo-me há uns anos, quando começaram a surgir os primeiros PC, abrirem empresas ligadas ao ramo que procuraram obter algum know how e estabilidade. Logo a seguir surge uma explosão tal que tudo parecia querer ser técnico de hardware e vender equipamentos.
Depois desta explosão, algumas das primeiras empresas mantiveram-se e reforçaram a sua posição no mercado e da explosão apenas uma muito pequena imnoria conseguíu ter garras para andar. Hoje o mercado está mais ou menos estável e a euforia é mesmo coisa do passado.

Julgo que esteja a passar algo semelhante com o Geocaching e que mais tarde ou mais cedo a paixão explosiva irá esmorecer e a actividade seguirá com mais tranquilidade.
No entanto, e estando eu incluído neste grupo, acredito que alguns Geocachers atingiram alguma maturidade e estejam a arquivar aquelas caches que julguem não terem sido feitas da melhor forma com vista a novos projectos melhor estruturados.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:04

Mensagem Post: #4 a quinta 17 nov 2011, 16:42 

Eu acho pouco! Muito pouco!
Se fosse 60% ou 70% delas arquivadas não se perdia nada! :D

Imagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Kingman GPS KM11 / Navigon 3310 max / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / Iphone 3GS

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #5 a quinta 17 nov 2011, 16:45 

[^] [:P] [:D] É o meu sentimento em relação a isso!
Finalmente, foi o que disse quando li o primeiro post!
Estava na hora!
Quando vejo mais um post nas "caches interessantes arquivadas" fico triste mas neste caso... é mesmo um big smile!
Muitas das caches que vejo a "nascer", são de owners com meia duzia de founds e que colocam caches do mesmo género... tenho escrito uns logs ou notes bem "maldosos", tipo a note que deixei na 1ª do novo PT da Expo.
Não fico nada triste que sejam arquivadas... se arquivarem tradicionais boas, podemos sempre repô-las. As multi ou letter ou Mistério pode ser mais díficil... mas, regra geral são as tradicionais de tanga que são arquivadas...

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #6 a quinta 17 nov 2011, 16:54 

Peço desculpa por fazer um doble post mas... :)
Três Vivas para os revisores!!!!
VIVA!!!
VIVA!!!
VIVA!!!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #7 a quinta 17 nov 2011, 18:32 

Não existem logs maldosos. Logs maldosos são os logs minimalistas (TFTC, mais uma, etc) e generalistas (que escapam à vista desarmada porque ocupam três linhas mas que na realidade nada dizem sobre a cache). Coisas do estilo:

Há muito tempo que estava para vir para a zona do Parque das Nações para procurar umas caches. Esta foi uma das caches encontradas durante a tarde, na companhia dos meus dois irmãos Joaquim, Pedro e Paulo.

Raid nocturno no Parque das Nações. A cache apareceu com naturalidade.

A polícia dos logs minimalistas não se preocupa com estes logs, mas eles nada dizem em relação à cache.

Há muita gente a falar mal das caches do powertrail novo no Parque das Nações. Alguns deles sem lá ter ido.

Dos que lá foram, vi poucos logs que falassem da cache nos termos que eu acharia apropriados: "A localização podia ser alterada, visto que a 50 metros há um jardim lindíssimo" ou "As coordenadas davam um bocado ao lado, encontrámos a cache em N40 34.234 W9 23.456" ou "Acho que o container devia ser à prova de água porque ali está sujeito a muita humidade" ou "Ali ao lado existe uma estátua da Maria Cachucha que foi premiada com um prémio Valmor, penso que o texto da cache podia fazer menção a isso" ou "numa zona com tanto turista, se calhar era conveniente ter alguma parte da descrição em inglês".

Se conseguíssemos que os logs passassem a incluir informação útil para os owners, garanto que as suas caches seguintes passariam a ser muito melhores.

Podemos ser mais construtivos? Podemos.

Bora?
--
BR

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #8 a quinta 17 nov 2011, 18:34 

Estive a fazer a análise das minhas e, em 1036 que estavam na última pq dos founds, tenho 76 arquivadas (9 eventos + 1 cito) - assim, são 66 arquivadas. Dessas, consigo-me lembrar de algumas por boas ou más notícias - mas a grande parte passou-me ao lado e tenho de fazer algum esforço para me lembrar delas - o que significa que se calhar a perda também não foi grande...

Das que me saltam assim mais à vista:
Pego do Inferno - sítio brutal, percebe-se o arquivamento.
Jump of the Water - feita já arquivada, por acaso, ao tropeçar no logbook. Local fantástico.
Ribeira's Turtle - sítio fantástico. Nunca vi nenhuma tartaruga.
Gulbenkian - jardim fabuloso.
Casa da música - curti o enigma, local interessante.
Roger! Copy! Over & Out!- primeira ammo can que vi (talvez por isso tenha sido arquivada - arranjar outro container igual não é fácil nem barato. Traz-me más recordações porque apanhei lá carraças :-P

De resto, a maior parte das que estão na lista das arquivadas foram caches banais...

E noto que grande parte das caches foram arquivadas à primeira dificuldade ou ao primeiro desaparecimento... Mas que se lixe, cumpriram a sua função, que foi apenas dar mais um número ao owner e a quem lá foi.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:03

Mensagem Post: #9 a quinta 17 nov 2011, 18:47 

Comentei no chat que quase metade das 77 que foram ontem arquivadas têm datas de publicação entre 2007 e 2009.
Não estamos a falar de caches muito recentes, apenas 10 delas (contando com um evento) são de 2011.

Deduzo que grande parte vá de encontro a

lmpinto Escreveu:E noto que grande parte das caches foram arquivadas à primeira dificuldade ou ao primeiro desaparecimento... Mas que se lixe, cumpriram a sua função, que foi apenas dar mais um número ao owner e a quem lá foi.

mas caches de 2007/2008 ?
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Dezl 760
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.wordpress.com

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #10 a quinta 17 nov 2011, 20:29 

RavenMaster Escreveu:Comentei no chat que quase metade das 77 que foram ontem arquivadas têm datas de publicação entre 2007 e 2009.
Não estamos a falar de caches muito recentes, apenas 10 delas (contando com um evento) são de 2011.

Deduzo que grande parte vá de encontro a

lmpinto Escreveu:E noto que grande parte das caches foram arquivadas à primeira dificuldade ou ao primeiro desaparecimento... Mas que se lixe, cumpriram a sua função, que foi apenas dar mais um número ao owner e a quem lá foi.

mas caches de 2007/2008 ?

Pois, não tinha visto essa parte. Mas o que noto é que há dois tipos de geocachers que desistem do geocaching - aqueles que dão as suas caches para adopção, aqueles que as arquivam simplesmente, e aqueles que desaparecem e nunca mais dão sinais de vida, deixando as caches ao deus-dará até serem arquivadas pelos revisores... E é o que se calhar acontece às de 2007/2008...
Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes