Geocacher Muito Viciado
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01
GPS Mod Driver - Como domesticar o vosso PDA/GPS
A Static Navigation não é amiga do geocaching. Provavelmente, se o vosso PDA com GPS integrado é baseado na tecnologia da Qualcomm, este guia pode ser simpático e proveitoso.
Em Português, Static Navigation significa que se a velocidade a que nos deslocamos for inferior a 4km/h, o mais provável é que a nossa posição no GPS só se actualize se tivermos andado cerca de 25/50 metros. Como resultado, se andarmos ao nosso ritmo normal, temos uma actualização muito pausada da nossa posição. É precisamente esta característica que torna estes GPS, com a Static Navigation ligada, quase impraticáveis para geocaching.
Isto acontece no Bluebelt I, Bluebelt II e Silverbelt. Sei que também acontece noutros, como em alguns modelos HTC, Sony Xperia, etc.
Há uns tempos atrás, dei com esta aplicação: GPS Mod Driver - Lag Fix, GeoCaching Fix, Hardware Compass Support, Multi-Device
Basicamente, e pelo que percebi, esta aplicação altera os parâmetros de funcionamento do GPS da Qualcomm, forçando-o a actualizar-se com muito mais frequência que a configuração base. Os primeiros testes surpreenderam-me e, depois de uma afinação (sugerida pelo Bolacha) a coisa comporta-se muito bem, face ao que é normal.
Para instalarem, sigam a thread original no fórum XDA-developers. Escolham a versão que vos diz respeito:
- Versão normal para Win Mobile 6, 6.1 e 6.5(?) - GpsModDriver_XXX.CAB
- Versão para Win PPC 2003/SE - GpsModDriver_PPC2003_XXX.cab
Instalação:
NÃO INSTALEM A APLICAÇÃO NO CARTÃO DE MEMÓRIA! A aplicação é tão pequena que, para além de outras razões plausíveis, tem que ficar na memória do PDA. Posto isto, não há grande ciência. É seguir a instalação normal.
Arrancam o programa. Parece algo muito básico. Parece assustador, mas não é assim tanto, pelo menos depois de ficar tudo configurado. Em suma, o GPS Mod Driver vai ler do vosso GPS (através da porta default - no Bluebelt I - COM6) e abrir uma nova porta COM (COM2) mais vitaminada, com os parâmetros de actualização em esteróides, mesmo como nós precisamos.
Quando o arrancam - e será sempre necessário arrancá-lo para utilizarem com a vossa aplicação de Geocaching, neste caso, com o Cachebox, verão algo assim:

Carreguem em Menu, escolham a opção Walking, mudem o nome para Geocaching. Os valores que agora indico foram alterados pelo Bolacha e por mim. Achamos que são porreiros. Funcionam e ninguém se queixa.

Mudámos o seguinte:
Distance Moved: 10
Zero Speed Time: 1000
Minimum Speed: 0
Ainda na mesma secção, assinalámos as seguintes opções. Porquê? Porque nos pareceu bem!

Toca a assinalar tudo. Depois, carreguem em "SAVE". O perfil do GPS Mod Driver passará para o Geocaching. Ainda antes de arrancarem o Cachebox, por exemplo, é necessário ir à opção Menu -> System.
Assinalem a opção LOG FILE. O João "Hulkman" percebeu que só com esta opção é que o Cachebox se dá bem com o GPS Mod Driver. Por isso, assinalem. Escolhem SAVE.
ESTAS OPÇÕES SÓ SÃO EFECTUADAS A QUANDO DA CONFIGURAÇÃO INICIAL. DEPOIS DE EFECTUADAS, NÃO É PRECISO VOLTAR A CORRER O PROCEDIMENTO!
No meu Bluebelt, o GPS Mod Driver ficará a funcionar na porta COM 2, velocidade 4800. Ora, arranco o Cachebox, vou à opção MISC -> Settings -> GPS -> NMEA, Porta 2, 4800 velocidade. Start GPS! E, puf. Fez-se magia.
Quando arrumarem o PDA, não se esqueçam de desligar o Cachebox e o GPS Mod Driver. Caso contrário, ficará a trabalhar até consumir toda a energia disponível.
---
Outra coisa curiosa: O Tomtom, no Bluebelt, não funciona de "origem". Isto é, se arrancarem o Tomtom, ele não consegue apanhar o GPS interno, nem à lei da bala. Como curiosidade, depois de instalarem o GPS Mod Driver, este "escreve" no sistema a porta virtual. Se arrancarem o Tomtom e se o configurarem para a porta GPS Mod Driver, verão que o Tomtom vai passar a utilizar o GPS interno SEM SER necessário arrancar o GPS Mod Driver primeiro!
Basta para isso configurar o GPS no Tomtom para: GPS NMEA -> velocidade 4800 -> GPS Mod Driver, tal como está aqui:

O Tomtom, mesmo sem o GPS Mod Driver a ser executado, vai aproveitar o "túnel" já criado pela aplicação.
---
Como podem perceber, pela linguagem técnica, tenho as coisas suficientemente afinadas para trabalharem, sem darem dores de cabeça. Espero que vos ajude.
Se o vosso Qualcomm torrar, a culpa é vossa.
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.