Geocaching com TomTom

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 20 out 2011, 00:04

Mensagem Post: #1 a sábado 15 out 2011, 04:11 

Geocaching com TomTom

Olá a todos, fica aqui disponível a macro que fiz para quem usa TomTom.

http://dl.dropbox.com/u/14040081/TomTom ... %202.0.gsk

Apresentacão (imagem) http://dl.dropbox.com/u/14040081/screen.jpg

Com esta macro podem criar os POIs das caches que pretenderem e carregar para o GPS TomTom.

Para correr esta macro vão precisar obrigatoriamente de utilizar o GSAK. Têm a possibilidade de utilizar 4 databases, pelo menos eu uso, uma para todas as caches activas/inactivas, uma para os vossos founds (inclui arquivados), uma para caches arquivadas (todas) e uma para as caches que já tenham corrigido as coordenadas dos mistérios. Claro que para quem tem "tudo ao molhe e fé em Deus" também funciona, é só escolher a mesma database para todas as opções.

Esta macro cria POIs de todos os tipos de caches (imagens e os respectivos ficheiros .ov2), para cada tipo de cache é possível também exportar como: inactivas, não disponível 24/7, e "oldies" caches antigas (dando ao utilizador a possibilidade de definir a data para ser considerada "oldie").

Outras opções também disponíveis são:

Top Favoritos (caches mais "favoritadas" que o utilizador tenha na sua database)

Prémios GPS as 250 caches

Lusitanis

Nomeadas 2011

Combinações Dificuldade/Terreno em falta

OBS: todas estas opções anteriores quando exportadas excluem as já encontradas.

Existem mais opções disponíveis, é instalar a macro e dar uma vista de olhos.

Espero que gostem.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 20 nov 2010, 12:40

Mensagem Post: #2 a sábado 15 out 2011, 10:05 

Re: Geocaching com TomTom

Ja usava uma Macro disponível para GSAK, mas esta parecee estar bem mais completa e tem mais opções de escolha. vou testar para ver se passou a usar.

Obrigado pela partilha.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
«Devido às quedas de bancos, queda nas bolsas, cortes no orçamento, à crise
nos combustíveis e pelo racionamento mundial de energia, informamos que a
famosa "luz ao fundo do túnel", está temporariamente desligada».

Large
Large

Registado: quarta 28 abr 2010, 01:13

Mensagem Post: #3 a segunda 17 out 2011, 17:39 

Parabéns ao autor pela iniciativa. A macro está bastante completa, mas talvez até demais :)
Explicando...
Já usava outra macro para o tomtom (http://gsak.net/board/index.php?s=a0f4d ... ntry122019), onde basta definir onde quero colocar os ficheiros e ela copia para lá, substituindo os pois que já lá estejam.
Como os poi's têm que estar na pasta do mapa, é para lá que mando os ficheiros.
Foi o que fiz nesta também, só que....
Nesta do ABside, é dada uma opção para apagar o conteúdo da pasta para onde vamos fazer a exportação (em cima, à dta. "delete folder content before").
Ora, está-se mesmo a ver que fiquei sem mapa, sem pontos de interesse, sem nada a não ser os novos poi's e icons...e navegar, que é bom, 'tá quieto.
Ó ABside, consegues alterar essa definição, de forma que a macro só remova/substitua os ficheiros com o mesmo nome dos que vai criar, ou, remova apenas os que tenha criado na última execução?

Large
Large

Registado: quarta 28 abr 2010, 01:13

Mensagem Post: #4 a segunda 17 out 2011, 17:46 

Acrescento uma sugestão: que em vez de alterar o nome de cada ficheiro que vai ser gerado, possa usar um prefixo à minha escolha que será aplicado a todos os ficheiros. Gosto de colocar uma " @ " e assim as caches aparecem em primeiro nas listas, em vez do "GC_" que tens na macro.

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #5 a terça 18 out 2011, 11:52 

:( Alieri... Desculpa a parte do delete all files... Como uso sempre uma pasta própria e só depois descarrego para o TomTom nem nunca me tinha passado pela cabeça se escolher a directoria do TomTom, e o resultado obviamente ser esse... :( , mas entrando por essa parte tens a seguinte solução, uma vez que após alterares os nomes dos ficheiros que queres criar esses nomes ficam gravados e são sempre os mesmos, NÂO selecciones a opção de delete previous files, e ele quando guardar na directoria que escolheste simplesmente sobrepõe aos antigos, ou seja, na pratica se estiveres sempre a utilizar sempre a mesma directoria e criares sempre os mesmos POIs nem faz muito sentido apagar nada previamente.

Para a sugestão criada devo dizer que até chegar à versão 2.0 recebi várias sugestões, uns a pedir para usar prefixo, outros a pedir para alterar o nome à media, e muitas outras sugestões, a minha opção foi deixar completamente ao critério do utilizador alterar o nome dos POIs. Sei que é um pouco aborrecido para quem não gosta da minha sugestão, mas, após alterar tudo a 1ª vez a macro guarda todas as alterações para as próximas utilizações.

Já agora não me apresentei aqui no forum, sou António Bento membro da Wimm Team.

Obrigado pelo feedback e pela sugestão, se for caso disso na próxima versão sai a utilização do prefixo nos nomes. ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #6 a terça 18 out 2011, 12:13 

Bem-vindo ao fórum António! Obrigado pela partilha dessa óptima macro ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #7 a terça 18 out 2011, 12:29 

:) Obrigado Gustavo

Já agora aproveito para explicar que esta macro terá pelo menos uma actualização por mês, isto porque uma das opções da macro é as caches nomeadas 2011, uma vez que esta lista está em constante actualização, também a macro estará, e em principio a opção do Name prefix também aparecerá ;) (não custa nada)

Geocoin
Geocoin

Mensagem Post: #8 a terça 18 out 2011, 15:33 

Quero também explicar que a macro não é só da minha autoria e faz-se em conjunto, muito quero agradecer à Magda (MA-rte) também da Wimm Team que bastante programou especialmente a parte gráfica (a miuda tem jeito para as artes :)) e muito "aturou" enquanto eu passava muito tempo agarrado à programação. A macro é de nós os dois. ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #9 a terça 18 out 2011, 16:15 

Boa ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #10 a terça 18 out 2011, 16:29