[AJUDA] Software para "maçaricos"

Ferramentas, utilitários e outro tipo de software de apoio à prática do geocaching e outras actividades de ar livre.

Moderadores: hulkman, migueis

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #1 a terça 25 mai 2010, 14:25 

[AJUDA] Software para "maçaricos"

Eu sou novo no Geocaching, quando vi um fórum novo, pensei "vai começar tudo de novo, o que é óptimo para mim". Só que, o fórum é novo, mas o pessoal já anda no Geocaching há muito tempo ;)

Eu, pensava que já estava muito avançado na tecnologia, porque tinha descoberto o c:geo para Android ;) Agora, por aqui ouço falar de Gsak, Cachebox, Spoilersync, MacCaching e muitos outros.

Penso que não serei o único maçarico por aqui. E, sei que existe aqui informação de todo o software, incluindo manuais. Mas, também sei que é impossível conhece-los e testá-los todos, pelo menos a curto prazo. E, apercebo-me do que ando a "perder" [:(!]

O que eu gostava, era que indicassem que softwares usam, a sua interligação e as funções essenciais, para podermos começar sem ter que ler exaustivamente todos os manuais. Já agora com umas dicas para utilizadores Mac ;)
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a terça 25 mai 2010, 14:57 

Re: [Ajuda] Software para "maçaricos"

Eu serei o maior dos maçaricos!
Faço copy/paste das coordenadas da cache e das hints para uma folha de papel e depois introduzo à mão todas as coordenadas no GPS.

Vantagens:
Obriga-me a abrir manualmente todas as páginas de caches que quero visitar e ler as descrições e alguns logs das mais apelativas e interessantes. Quando vou para o terreno já tenho uma ideia mais ou menos concreta daquilo que me espera.
A ligação a cada uma das caches é muito mais pessoal e próxima. Dá-me prazer fazer as coisas à moda antiga!

Desvantagens:
Por vezes em viagens mais longas, faço desvios nas rotas porque surgiu um programa diferente ou mudámos de ideias, e acabo por passar ao lado de muitas caches que não as procuro, porque pura e simplesmente porque não copiei as coordenadas para o papel.
Às vezes vou parar a sítios estranhos, só porque me enganei na introdução de um dígito (nem sempre é necessariamente mau).

Tenho feito algumas caçadas com o João do Team Hulkman usando o Cachebox, e de facto aquilo é o State of Art dos programas para Geocaching. É muito User Friendly e está lá tudo o que precisas para encontrar uma cache. Só lá falta um botão vermelho para fazer a cache saltar do esconderijo.
Estou tentado a comprar um PDA para correr este programa. Sei que vai mudar radicalmente a forma de encarar o Geocaching, mas vou tentar não perder a ligação à forma tradicional com que o pratiquei até aqui.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 20:30

Mensagem Post: #3 a quinta 27 mai 2010, 19:19 

Eu, normalmente, no computador abro os mapas das zonas para onde vou, abro as páginas das caches que penso fazer e envio as coordenadas directamente para o GPS, depois "clico" para passar à vista de impressão com os últimos 10 log's e faço imprimir para pdf, ponho esses pdf's no télélé (que lê pdf's). E, por vezes imprimo o mapa e escrevo o nome das caches, para fazer uma route manual. No local, se tenho dúvidas e pretendo ler mais log's, activo o c:geo no télélé. Activo-o também quando vou a algum lado que não estava previsto, para ver se há caches e eventualmente procura-las. Só que, isso leva-me à falência em tráfego de net [:O]

Mas, pelo que tenho aqui visto, há muitos programas que nos "facilitam a vida". Tenho agora o meu novo télélé WM com o Cachebox a importar PQ's, o Cachebox parece-me idêntico ao c:geo, em termos de informação. Mas, com a grande vantagem de não consumir net.

Ninguém diz nada?!

Que programas e configurações usam?
Imagem Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: segunda 31 mai 2010, 15:06

Mensagem Post: #4 a segunda 31 mai 2010, 22:48 

Eu estou a usar o OpenGPX para Android onde carrego os .gpx das caches que pretendo visitar, ficando assim com *toda* a info offline, sem precisar de internet (hints, logs, tudo ...).

Ocasionalmente uso também o c:geo, estou a testar uma versão beta que já permite guardar as caches offline, mas ainda está pouco configurável, e só pode mesmo ser usada com wifi, senão é uma desgraça.

Estou em fase de ver como funciona o GSAK e como me pode ajudar :-)
Imagem

Nano
Nano

Registado: sexta 15 abr 2011, 20:24

Mensagem Post: #5 a sexta 15 abr 2011, 21:11 

Uso o GPS do meu telemovel (nokia 5800) algum sabe que programa utilizar?? ainda nao encontrei um compativel que nao fosse pago. Ainda nao comecei a busca das geocachas mas estou mortinha para tal

Regular
Regular

Registado: domingo 25 abr 2010, 02:15

Mensagem Post: #6 a sexta 15 abr 2011, 23:23 

O OpenGPX funciona no teu telemóvel.
Não sei até que ponte é funcional no terreno, mas apesar de nunca o ter usado no terreno tenho-o instalado no meu telemóvel e parece funcionar minimamente.
É de borla, não custa nada experimentares =)

Large
Large

Registado: quarta 08 dez 2010, 16:59

Mensagem Post: #7 a sexta 15 abr 2011, 23:28 

Também tenho um 5800, no inicio usava o OpenGPX, é muito porreiro e funciona bem, mas com o tempo fartei-me de andar a seleccionar as caches que queria fazer...

Agora uso o Geocaching Live, é pago, mas mesmo pelas poucas vezes, que pratico Geocaching, vale bem a pena, em qualquer lugar, é só fazer o download das caches e tá a bombar....muito bom.
Imagem Imagem Imagem

Nano
Nano

Registado: sexta 15 abr 2011, 20:24

Mensagem Post: #8 a sábado 16 abr 2011, 17:25 

ja fiz download do openGPX aqui do forum acontece que quando vou instalar aparece a seguinta mensagem "Ficheiro Jar não é valido" tanto um ficheiro como no outro. o que estou a fazer mal?

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #9 a terça 19 abr 2011, 15:01 

É efectivamente uma dúvida que me assola: "que software utilizar".

Neste momento, o equipamento que uso para cachar é o iPhone. Mas em caçadas planeadas e com outras pessoas, usamos um Oregon 400 (dos Reixão). Talvez por este motivo, e pelo facto de ser premium member, ainda não senti necessidade... mas provavelmente, quando tiver o meu equipamento dedicado (em principio o oregon 450 ou o GPSmap 62s, que dúvida!!!! :D ) vou necessitar...
... fala-se muito do GSAK e do cachebox... e agora????

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #10 a terça 19 abr 2011, 15:09 

bom é simples... o cachebox é para PDAs com Windows Mobile, logo estará excluído para os GPSs que referes. O gsak é para PC e poderá ajudar-te na gestão de waypoints e envio para o gps...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Voltar para UTILITÁRIOS/OUTROS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes